Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
27/10/2023 às 19h43min - Atualizada em 27/10/2023 às 19h14min

Victor Timely: a variante de Kang apresentada em Loki

Introduzido no 3° episódio da série, o inventor é uma das múltiplas versões de Kang, o Conquistador

João Victor Menezes - Editado por Marcela Câmara
A segunda temporada de Loki já está entre nós e com ela, novos personagens foram apresentados. Um deles é Victor Timely, que imediatamente chamou atenção dos fãs da série e do Universo Marvel. O personagem, introduzido no terceiro episódio, é uma das variantes de Kang, anteriormente apresentado na cena pós-créditos de “Homem Formiga e a Vespa: Quantumania”. Porém, muitos ainda se questionam quem é este personagem e qual a sua importância dentro do vasto Universo Cinematográfico da Marvel.
 
O personagem é uma das muitas versões de Kang nos quadrinhos, mas no universo dos filmes, e principalmente na série, desempenha um papel totalmente diferente. Para entendermos melhor como o personagem será utilizado no UCM, vamos conhecer sua história nas páginas das HQ e ver como ele difere da versão interpretada por Jonathan Majors - intérprete de Kang e Aquele que Permanece.
 
Victor Timely dentro das páginas
 
O Victor Timely dos quadrinhos é um disfarce de Kang, um bilionário industrialista, assim como Tony Stark, Lex Luthor, entre outros. Vindo do futuro, ele decidiu viver no século XX, construindo no estado de Wisconsin uma cidade para ser a base de operações de sua empresa, a Timely Industries. A empresa, devido ao conhecimento futurista de seu dono, foi responsável por diversas novas tecnologias que se mostraram de grande ajuda para grupos como Quarteto Fantástico e os Vingadores durante o decorrer do tempo e que competiu com inventores do início do século passado. O personagem é um paradoxo temporal, pois sua decisão de vir para o passado implicou diretamente em eventos futuros dos super-heróis da Marvel, bem como na tecnologia que é usada pela versão mais ameaçadora de si mesmo, Kang.


Victor Timely dentro das telas
 
A versão cinematográfica do personagem traz algumas diferenças em relação aos quadrinhos. Em Loki, o personagem não é um simples disfarce, mas sim uma variante de consciência própria criada após a morte d’Aquele que Permanece ao final da primeira temporada da série. Quando criança, recebeu um livro com todas as instruções para criar o Tear Temporal, pela influência de Ravonna Renslayer e Miss Minutes. A máquina é o condutor que transforma o tempo em sua forma abstrata, na Linha do Tempo Sagrada do UCM.
 

O ponto que difere as duas versões é a falta de conhecimento do Timely do UCM sobre variantes e de como recebeu o conhecimento para criar suas invenções, como o Tear Temporal, algo que pode ser de grande ajuda para Loki e Mobius e sua tentativa de salvar o multiverso e a AVT (Autoridade de Variação Temporal).

O desenrolar da história deste Victor Timely ainda é incerto, já que ele não é o mesmo vilão presente nos quadrinhos, mas suas ações podem reverberar na luta entre os heróis e Kang. Essa mudança se mostra interessante, uma vez que tira do personagem o peso de ser o vilão com conhecimento futuro e que possui a habilidade de viajar pelo tempo como é visto nas páginas. Além de levantar uma dúvida do porquê essa variante não é vista no Conselho dos Kangs, visto também em Quantumania. Talvez ele seja a peça-chave da Saga do Multiverso do UCM, mas isso só iremos descobrir com o desenrolar dos próximos filmes desse universo, com Vingadores: Dinastia Kang e Guerras Secretas.

Até lá, podemos ver o personagem na segunda temporada de Loki, disponível no Disney Plus, com novos episódios lançados toda quinta-feira, às 22h aqui no Brasil.
 
 
REFERÊNCIAS
 
MELLO, André. Loki: Quem é Victor Timely, a estranha variante de Kang que estreia no MCU. CanalTech, 2023. Disponível em < https://canaltech.com.br/series/loki-quem-e-victor-timely-uma-das-variantes-de-kang-267195/ > Acesso em Out, 2023
 
GARÓFALO, Nico. Loki: Quem é Victor Timely, variante de Kang que aparece na 2° temporada de Loki. Omelete, 2023. Disponível em < https://www.omelete.com.br/marvel-cinema/loki-victor-timely-quem-e > Acesso em Out, 2023
 
ERDMANN, Kevin. Loki Season 2 Villain: Victor Timely Powers & Comic History Explained. ScreenRant, 2023. Disponível em < https://screenrant.com/loki-season-2-villain-victor-timely-powers-comics-explained/ >Acesso em Out, 2023.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »