Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
03/11/2023 às 02h15min - Atualizada em 02/11/2023 às 23h53min

4 Livros sobre romance de época e sua evolução ao longo do tempo

Veja 4 títulos da categoria "romance de época" e entenda como o espaço de tempo de diferença na escrita das obras, influenciou no estilo do gênero.

Agatha Coutinho - revisado por Anna Sá
(Foto Reprodução: Divulgação e Google / Edição: Agatha Coutinho)

Os livros de romance de época, de tempos em tempos, sempre voltam à moda! E com o passar dos anos sua escrita vai se tornando diferente, se aprimorando e trazendo novos elementos para as histórias ficcionais que, por mais que muitas vezes ocorrem na mesma época, com diferença de poucos anos entre o tempo em que as histórias se passam, é possível notar as mudanças estruturais desses contos, por conta da diferença das épocas em que foram escritos.

Pensando nisso, separei aqui 4 opções de livros de romance de época, para os diferentes gostos de escrita, que irei apresentar em ordem cronológica (de publicação).

 

Orgulho e Preconceito (1847)

 

É impossível se falar sobre romances de época e não citar este clássico literário. Pride and Prejudice (Orgulho e Preconceito) se passa em 1797, e conta a história de Elizabeth Bennet, uma jovem de classe baixa que vive junto com seus pais e suas irmãs nos campos do interior da Inglaterra. Por ser a segunda mais velha entre suas irmãs, Elizabeth tem a constante pressão de sua mãe para se casar, o que para ela não era algo com que se importasse, até conhecer o Sr. Darcy, um homem rico e aparentemente esnobe. E por mais que seja nítido para ambos a química existente entre eles, problemas relacionados às suas diferentes classes sociais, suas suspeitas intencionais e seus encontros e desencontros, fazem com que ambos ajam com orgulho e preconceito.



O Livro e sua adaptação:
 

A escrita do livro é bem leve, simples e romântica, retratando bem o recato da época e mostrando que mesmo histórias com pouco ou quase nenhum contato físico, podem vir carregadas de amor ardente. A obra de Jane Austen foi adaptada para as telas de hollywood em 2005, criando um dos filmes mais famosos até a atualidade, com o elenco incrível composto por Keira Knightley como Elizabeth, Matthew Macfadyen como Sr.Darcy, Carey Mulligan como Catherine Bennet, Rosamund Pike como Jane Bennet, Jena Malone como Lydia Bennet, e muitos mais, e está disponível para assistir na Lionsgate+ e Globoplay.


Teaser conceitual de "Orgulho e Preconceito". (Reprodução: Universal Studios/YouTube)


 


O Morro dos Ventos Uivantes (1847)

 

E indo para mais um clássico, O morro dos ventos uivantes é um dos livros mais famosos no meio literário do romance de época, por mais que muitos não o considerem um romance. A história de amor dos “protagonistas” Heathcliff e Catherine é colocada em pauta em muitos momentos do livro, mas no geral o livro põe em foco vários personagens e a trama no geral, ao invés de uma história de amor, gira em torno de uma história de vingança! Fazendo o leitor ficar viciado, indignado e apaixonado por toda a história. 


 

O livro e sua adaptação:

O enredo dessa estranha e triste história de amor escrita por Emily Brontë, traz uma narrativa completamente caótica e muito bem escrita passada nos anos de 1801, início do século XVIII. Onde você terá uma relação de amor e ódio com todos os personagens dessa trama.

Adaptado em 1992, O morro dos ventos uivantes ganhou um filme em sua homenagem, contando com o elenco composto por atores de renome, entre eles Ralph Fiennes como Heathcliff, Juliette Binoche como Catherine e Janet McTeer como Nelly Dean, disponível para assistir no Prime Video.


Teaser conceitual de "O Morro dos Ventos Uivantes". (Reprodução: Paramount Pictures/YouTube)


 


Outlander (1991)

 

A história: Indo agora para contos mais modernos, Outlander gira em torno da protagonista Claire, uma enfermeira que vive em 1945, no final da segunda guerra mundial, que após ficar anos afastada de seu marido, um soldado da guerra, sai em uma segunda lua de mel para a escócia, onde ao explorar melhor o lugar, ela encontra uma pedra que ao tocá-la, a transporta para 1743, onde após muitas reviravoltas de sequestros e salvamentos, ela encontra com Jamie, um jovem guerreiro das terras altas por quem se apaixona perdidamente, e se divide em um dilema entre sua vida em 1945 e em 1743.




O livro e sua adaptação:

Outlander é uma série de 8 livros escritos por Diana Gabaldon, e por mais que tenha em foco o romance dos protagonistas, existe muita aventura e história de plano de fundo. E diferente dos outros títulos citados anteriormente, esse não se trata de um romance recatado, tendo várias cenas hots, tanto nos livros quanto em sua adaptação para a série, que está sendo exibida na Netflix e na Star Plus, e em seu elenco conta com a presença de Sam Heughan como Jamie, Caitriona Balfe como Claire, Richard Rankin como Roger Wakefield e Sophie Skelton como Brianna Fraser. 


Tease conceitual de "Outlander". (Reprodução: Sony Pictures Television/ YouTube).



Os Bridgertons (2000 - 2013)

A história: E indo para mais uma série de livros que está em alta no momento, Bridgerton é uma coleção de 9 livros que conta em cada edição, a história de amor de cada um dos irmãos Bridgerton separadamente. Nascidos em londres no século XVIII, os irmãos Bridgertons tem o desafio de encontrar na alta temporada, um casamento entre outras famílias nobres da alta sociedade, enquanto lutam para que essa união seja, preferencialmente, feita por amor, e não crie boatos de má conduta, sob as rígidas regras de etiqueta da época, evitando sujar o nome da família, ao mesmo tempo que tentam agradar a rainha com seus implacáveis gostos e sua escolha pelo diamante da temporada. Enquanto cada irmão Bridgerton, passa por suas próprias adversidades, a família luta para realizar bons casamentos e sobreviver a rede de fofocas da elite londrina, e da misteriosa escritora Lady Whistledown.


O livro e sua adaptação:

Bridgerton é uma série de romances facilmente viciante entre os leitores, com uma escrita leve e simples. As histórias dos 9 irmãos escrita por Julia Quinn, te prendem do início ao fim, tendo também muitos personagens secundários bem escritos e tramas secundárias eletrizantes. E se o último título tinha cenas hots, Bridgerton é uma obra de erotismo explícito, que retrata muito bem como a escrita de romances de época foi mudando conforme o passar dos anos. Adaptado para o formato de série e evoluindo os romances de época em sua composição por adicionar personagens negros no elenco protagonista, e abordar pautas sobre racismo e homofobía, Bridgerton está disponível na Netflix e é composto por Regé-Jean Page como Simon Basset - Duque de Hastings, Phoebe Dynevor como Daphne Bridgerton, Jonathan Bailey como Anthony Bridgerton, Simone Ashley como Kate Sharma, Nicola Coughlan como Penélope Featherington e muito mais.


Teaser oficial da série "Bridgerton". (Reprodução: Netflix/YouTube).

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »