Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
18/11/2023 às 23h48min - Atualizada em 18/11/2023 às 22h12min

Beatles lançam “Now And Then” última música da banda

Gravação original de John Lennon foi recuperada por meio de tecnologia

Judith Rodrigues - Revisado por Joyce Oliveira
'Now And Then, a última música dos Beatles'. (Foto: Reprodução/ O TEMPO)

Em 02 de Novembro, os Beatles surpreenderam os fãs com o lançamento de “Now And Then”, a mais nova e última música da banda. A faixa foi escrita e gravada inicialmente por John Lennon em 1979, em sua casa na cidade de Nova York. Alguns anos após sua morte, Yoko Ono, viúva do cantor, entregou a gravação em uma fita cassete para os outros membros da banda britânica. Em 1995, George, Paul e Ringo se reuniram para finalizar a música, mas a limitação tecnológica da época impossibilitava separar a voz de John Lennon do alto som do piano que a cobria em vários momentos da gravação.
 

Até que em 2022, “Now And Then” ganhou uma nova oportunidade. A restauração do áudio original gravado por Lennon foi finalmente possível por meio de uma tecnologia utilizada pelo diretor Peter Jackson no documentário Get Back. E foi aí que tudo aconteceu. A última música dos Beatles conta com a voz nítida e original de John, recuperada na gravação, alguns acordes de baixo feitos por Paul, o som da bateria de Ringo e um solo de guitarra de George Harrison (gravado ainda em 1995). Paul McCartney e Ringo Starr também completaram a canção com novas gravações de backing vocals no estúdio.
 

Foi produzido também um documentário de 12 minutos sobre todo o processo de finalização de “Now And Then” até o seu lançamento. Confira:

 

Documentário sobre 'a última música dos Beatles'. (Reprodução: The Beatles - YouTube).


Os Números

Em apenas uma semana, o single já acumulava mais de 15 milhões de plays no Spotify e se tornava a segunda faixa mais reproduzida dos Beatles na plataforma, além de entrar no Top100 global. “Now And Then” também alcançou o topo das paradas do Reino Unido, 60 anos depois de “From Me to You”, a primeira música da banda a também conseguir o feito. Com isso, os Beatles detêm agora a impressionante marca de banda com maior distância entre o primeiro e o último hit na liderança das paradas.

 

A canção também ganhou um videoclipe que já acumula mais de 29 milhões de visualizações no YouTube. Com a utilização de Inteligência Artificial, todos os membros do quarteto aparecem juntos novamente no vídeo. A produção junta imagens de arquivo de John e George, já falecidos, e Paul e Ringo nos estúdios de gravação em uma perfeita sincronia entre o passado e o presente.
 

Videoclipe de 'Now And Then'. (Reprodução: The Beatles - YouTube).


De Liverpool para o mundo

Entre 1960 e 1970 o mundo viu e ouviu o estrondoso sucesso dos Beatles. O quarteto formado em Liverpool, colecionou recordes e se estabeleceu como a banda mais famosa do mundo. Eles conquistaram milhões de fãs que os idolatravam e eram fanáticos a ponto de fazer de tudo para chamar a atenção dos ídolos. Nos shows lotados, pessoas choravam, gritavam e chegavam até a desmaiar. A chamada “Beatlemania” logo se espalhou pelo mundo, e consolidou a enorme influência dos quatro garotos na juventude da época. As canções inesquecíveis como “Yesterday”, “Here Comes the Sun” e “Hey Jude” marcam gerações e ganham novos admiradores até hoje, e o sucesso de "Now And Then" mostra que o legado dos Beatles sempre seguirá vivo no coração dos fãs.

Leia também: 
De Liverpool para o mundo: Como os Beatles mudaram a história da música para sempre


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »