Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
03/12/2023 às 21h05min - Atualizada em 03/12/2023 às 20h47min

Flamengo vence o Cuiabá e segue firme na luta pelo G4

Time comandado por Tite depende apenas de si para conquistar uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores 2024

Daniel Godoy - labdicasjornalismo.com
Rodrigo Caio e Filipe Luís se despediram dos jogadores e torcida (Foto; Gilvan de Souza/Flamengo)
O título é praticamente impossível, mas o Flamengo venceu o Cuiabá por 2x1 e segue firme na luta por uma direta na fase de grupos da Libertadores de 2024. Os cariocas abriram 2x0 com gols de Luís Araújo e Pedro. No segundo tempo, de pênalti, Clayson diminuiu para os visitantes.  Com este resultado, o Mengão está em terceiro lugar, agora com 66 pontos. Já os Dourados permanecem em 12° com 48, sem chances de rebaixamento e com a vaga na Copa Sul-Americana já garantida.

Este jogo marcou a despedida do lateral Filipe Luís e do zagueiro Rodrigo Caio. Ambos chegaram no Flamengo em 2019. Juntos conquistaram duas Libertadores (2019 e 2022), Campeonatos Brasileiro (2019 e 2020), Supercopas do Brasil (2020 e 2021), Campeonatos Carioca (2020 e 2021), a Copa do Brasil em 2022 e a Recopa Sul-Americana em 2020.

Ao todo, o ex-jogador do Atlético de Madrid e da Seleção Brasileira disputou 175 partidas e marcou quatro gols. Já o camisa três esteve presente em 151 jogos e colocou seis bolas na rede pelo clube da Gávea. O lateral-esquerdo pendurou as chuteiras. Já o zagueiro está em busca de um novo time. Após o apito final, jogadores e torcedores presentes no Maracanã ovacionaram os atletas.


O principal foco do Flamengo para a última rodada é vencer o São Paulo para garantir a vaga no G4 sem depender de um tropeço do Botafogo. Ainda existem remotas chances do título, porém é quase impossível. Para que isso aconteça, precisa golear o Tricolor paulista por 17x0, torcer para o Palmeiras perder para o Cruzeiro de goleada e para o Atlético-MG perder do Bahia -- que luta contra o rebaixamento. Portanto, caso a vaga na fase de grupos da Libertadores esteja confirmada, o técnico Tite terá cumprido o seu papel. Além da vaga direta na maior competição de clubes da América do Sul, quem estiver pelo menos em quarto lugar receberá uma quantia de R$ 38 milhões. 

1° TEMPO

Por meio do esquema 4-3-3, o técnico Tite fez mudanças no sistema ofensivo rubro-negro em relação a derrota de 3x0 para o Atlético-MG, colocando Luís Araújo na vaga de Bruno Henrique. Logo no primeiro lance, o atacante tabelou com o meia Gerson e abriu o placar a favor dos donos da casa. Aos oito, após ótima troca de passe, Pedro finalizou para fora. O domínio dos mandantes era total. Do outro lado, os visitantes não passavam do meio de campo.

A partir da segunda metade da etapa inicial, o técnico Antônio Oliveira ajustou a defesa e deixou o Flamengo com dificuldades para furar o sistema defensivo do Cuiabá. Aos poucos ficavam mais presentes no ataque, mas sem muito incômodo para o Mengo. Os cariocas até finalizavam, porém não havia capricho nos chutes. Éverton Cebolinha arriscou e o goleiro João Carlos defendeu. Já nos acréscimos, após bela jogada trabalhada, Pedro, de cabeça, ampliou a vantagem para 2x0.


2° TEMPO

Mesmo com a vitória praticamente garantida, o Flamengo foi para cima. Arrascaeta cruzou, a defesa cortou mal e Luís Araújo finalizou para fora. No lance seguinte, Gerson deu um ótimo passe para Cebolinha, que mandou por cima da meta defendida pelo goleiro Walter. Na sequência, Pulgar derrubou o meia Raniele e o árbitro marcou pênalti a favor do Cuiabá. Entretanto, depois de consulta no VAR, a marcação foi anulada. Aos 30, o lateral Varela derrubou o atacante Clayson, e o juiz marcou pênalti.

Na cobrança, o camisa 29 diminuiu a vantagem para 2x1. Aos 36, o lateral-esquerdo multicampeão, Filipe Luís se despediu dos gramados. Dez minutos depois, o zagueiro Rodrigo Caio também entrou para fazer seu último jogo com a camisa rubro-negra. Durante os instantes finais, o Flamengo tirou o pé e a equipe do Cuiabá não deu mais trabalho para o goleiro Rossi.



PRÓXIMOS JOGOS
O último compromisso de ambas as equipes acontece na próxima quarta-feira (6), às 21h30. O Flamengo enfrenta o São Paulo, no Morumbi, para garantir uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores. Sem muitas pretensões no campeonato, o Cuiabá recebe o Athletico-PR, na Arena Pantanal

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »