Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
05/12/2023 às 21h45min - Atualizada em 05/12/2023 às 19h18min

Em situações opostas, Cruzeiro e Palmeiras disputam última rodada do Brasileirão

Verdão entra em campo para confirmar o bicampeonato, enquanto a Raposa busca uma vaga na Sul-Americana; um empate garante o objetivo de ambos os times

Julia Mota - labdicasjornalismo.com
Partida entre Cruzeiro e Palmeiras válida pelo primeiro turno do Brasilerão 2023. (Reprodução/Staff Images/Cruzeiro)
Cruzeiro e Palmeiras realizam duelo válido pela última rodada do Brasileirão nesta quarta-feira (6), às 21h30, no Mineirão. Com o empate por 0x0 contra o Botafogo e a derrota do Bahia para o América-MG, a Raposa escapou do rebaixamento e não corre riscos de repetir o cenário de 2019, quando enfrentou o Verdão na 38º rodada precisando vencer para não cair. O time paulista por sua vez, que já teve chances mínimas de título ao longo do campeonato, entra em campo com chances reais de faturar o 12º triunfo. A partida será transmitida pela Globo para 14 estados e o Distrito Federal, SporTV e Premiere

CRUZEIRO

Sem ganhar do Palmeiras desde 2018 e sem grandes desfalques, o técnico Paulo Autuori deve levar a campo a mesma escalação da penúltima rodada. Após ser absolvido pelo STJD pela confusão na partida contra o Coritiba, a Raposa poderá contar com a torcida celeste na partida. Ocupando a 14ª posição com 46 pontos, o Cruzeiro chega aliviado e precisando apenas de um empate para garantir a vaga na Sul-Americana 2024, já que possui três pontos a mais que o Santos, que tem 43 pontos e em 15º.

Paulo Autuori já definiu que não seguirá como treinador da equipe em 2024 e, com a permanência na Série A conquistada, o Cruzeiro já começou a busca por um comandante para a próxima temporada. O próximo técnico deve ser estrangeiro e os argentinos Fernando Gago e Gabriel Milito são cogitados. D'Alessandro também decidiu não permanecer no cargo de coordenador de futebol para 2024 e deixa o clube por questões familiares. 

Provável Cruzeiro: Rafael Cabral; William, Neris, Luciano Castán e Marlon; Ian Luccas, Lucas Silva e Japa; Matheus Pereira, Arthur Gomes e Bruno Rodrigues. 

PALMEIRAS

Dudu, Rony e Gabriel Menino, que se recuperam de cirurgias, não estão à disposição do técnico Abel Ferreira para a partida que vale o bicampeonato para a equipe paulista. Piquerez, que saiu com dores do jogo contra o Fluminense, viajou para Belo Horizonte mas ainda é dúvida na escalação.

Líder com 69 pontos o Verdão pode conquistar o 12º título até em caso de derrota, já que Atlético-MG e Flamengo precisariam tirar saldo de oito e 16 gols, respectivamente, para conquistarem a tão sonhada taça. 

Em caso de título, o lateral Mayke somará cinco taças da competição na carreira, já que venceu em 2013 e 2014 com o Cruzeiro, e, em 2018 e 2022, com o Alviverde. Além disso, seria a nona conquista de Abel Ferreira no comando do Palmeiras. O treinador português ainda tem futuro incerto na equipe paulista para 2024 e após a partida contra o Fluminense não revelou detalhes sobre possíveis propostas na entrevista coletiva: "Não vou comentar especulações, vocês sabem como é o futebol brasileiro. Já falei ao longo do ano, tem várias especulações, é normal. O mais importante é o jogo mais importante do ano, queremos carimbar este título, porque neste momento não somos campeões e queremos muito ser. Não defini, vocês sabem. Sabem o que passa comigo, que eu tenho contrato. Isso é especulação", completou Abel. 


Provável Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha (Luan), Gustavo Gómez e Murilo; Mayke, Zé Rafael, Richard Rios, Raphael Veiga e Piquerez (Vanderlan); Breno Lopes e Endrick. 

HISTÓRICO DE CONFRONTOS


Cruzeiro e Palmeiras já se enfrentaram em 93 partidas, com 33 vitórias cruzeirenses, 28 empates e 32 vitórias alviverdes. 

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »