Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
06/12/2023 às 19h22min - Atualizada em 09/12/2023 às 20h45min

​Resenha | Última Chamada para Istambul: o novo romance turco da Netflix

Novo filme da plataforma mistura drama com romance e fala sobre encontro inusitado entre duas pessoas casadas

Júlia Gonçalves - Revisado por Nildi Morais
'Última Chamada para Istambul' é o novo romance turco da Neflix. (Foto: Divulgação/Netflix)

O filme Última Chamada para Istambul é uma nova produção de longa-metragem da Netflix. A obra turca foi lançada no dia 24 de novembro e traz um romance com tons de drama, contando a história de um encontro casual entre duas pessoas casadas no meio de uma viagem para Nova York. O longa tem direção de Gonenc Uyanik e é estrelado Beren Saat (Amor Proibido) e Kivanç Tatlitug (Encurralados).

Desde a estreia, o filme subiu posições entre os mais assistidos da plataforma de streaming e alcançou a segunda colocação logo na primeira semana. Apesar de ter se destacado no Top 10 da Netflix, a produção conta com média 5,4 entre as notas de usuários no site IMDB, que já soma mais de 6 mil avaliações. Já no Rotten Tomatoes, que agrega críticas profissionais, não há pontuação divulgada para o longa-metragem. Por outro lado, no mesmo site, 72% do público aprova a produção. Entre os elogios há opiniões que destacam a emoção da história, a reviravolta que a trama apresenta e a leveza que o filme mostra no desenvolver do romance entre os protagonistas.


 
Enredo de Última Chamada para Istambul

No filme, Mehmet e Serin viajam de Istambul, Turquia, para Nova York, nos Estados Unidos. A dupla se conhece no aeroporto e logo se envolvem em um “romance de viagem proibido” – afinal, os personagens são casados com outras pessoas. Ainda assim, eles entram de cabeça para viver momentos inesquecíveis e intensos em uma das cidades mais famosas do mundo.

Após se esbarrarem no aeroporto, os dois saem pelas noites de Nova York, experimentam a culinária local e vivem os momentos mais intensos. Os dois, porém, entram em um acordo: é apenas durante a viagem. Depois dali, nunca mais se encontrarão novamente e o encontro deverá ser mantido em segredo para todo o sempre.

Após uma série de eventos, Samantha e Ryan, mais tarde revelados como Mehmet e Serin, se encontram em uma encruzilhada em seu casamento. Apesar das afirmações iniciais de Ryan sobre fidelidade à sua esposa, a noite se desenrola com uma química inegável entre os dois. A revelação de seus nomes reais marca um ponto de virada, expondo as rachaduras em seu casamento que foram disfarçadas por uma noite de fuga da realidade.

Trailer oficial de 'Última Chamada para Istambul'. (Reprodução: Netflix - YouTube)


 

O que esperar da trama?

[ESTE TÓPICO PODE CONTER SPOILERS]

O filme começa com um completo clichês, dois desconhecidos se encontram e se interessam um pelo outro logo no primeiro minuto. Os dois são casados, mas logo fica evidente como há uma faísca de paixão começando já nessa chegada à cidade de Nova York. A partir dali eles não se desgrudam. A receita perfeita para uma boa comédia romântica turca, certo? Nada disso. Não há comédia, mas sim um romance açucarado, com ares proibidos, dos dois protagonistas se conhecendo enquanto possuem vínculos com outras pessoas. Até que, lá pela metade da história, Última Chamada para Istambul muda de rumo novamente. De uma hora para outra, vira um drama de ares pesados, bem distinto.

A história de amor de Mehmet e Serin começou na faculdade, evoluindo para um casamento construído em sonhos e aspirações compartilhadas. No entanto, à medida que os anos passavam, as diferenças deles se tornavam insuperáveis. O arrependimento de Serin por sacrificar algumas oportunidades, aliado aos sacrifícios e inseguranças de Mehmet, levou a uma quebra na comunicação. Para aqueles que estão acostumados com romances genéricos e feitos de qualquer maneira, é interessante ver uma ideia que vai além dos sorrisos e suspiros usuais que encontramos em filmes de romance. Há complexidade nesta produção turca, deixando tudo mais interessante.



“Última Chamada para Istambul” conclui com uma resolução um tanto clichê, apresentando uma reunião esperançosa entre Mehmet e Serin. Embora nem todas as histórias de amor precisem de um final de conto de fadas, o filme sugere que, apesar dos desafios, os personagens escolhem um ao outro mais uma vez. A simbólica perda de bagagem no aeroporto, aliada ao riso compartilhado, adiciona um toque de realismo ao final, que, de outra forma, seria idealista.

No contexto mais amplo dos dramas românticos, o filme levanta questões sobre a necessidade de um final feliz. Desafia a narrativa convencional, mostrando que os relacionamentos são complexos, exigindo frequentemente esforço e compromisso. A decisão de dar à história de Mehmet e Serin uma segunda chance pode ser vista como uma abordagem otimista do amor, enfatizando a natureza duradoura de sua conexão.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »