Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
22/01/2024 às 00h20min - Atualizada em 21/01/2024 às 22h44min

Seis exposições em São Paulo que cabem no seu bolso

Para os paulistas que adoram apreciar arte boa e acessível, opções não vão faltar no primeiro semestre de 2024.

Gabrielly Leopold - Revisado por Danielle Carvalho
Exposição de arte. (Foto: Reprodução/Pinterest).

Se você colocou em suas metas para 2024 frequentar mais museus, exposições e ter contato com a arte em geral, São Paulo é a cidade perfeita para isso. No primeiro semestre desse ano, a cidade abriga exposições incríveis que agradam diferentes faixas etárias e têm algo em comum: são financeiramente acessíveis, com ingressos de preços simbólicos e até mesmo gratuitos. Confira 6 opções para se entreter!
 

“Sempre Fui Forte”: 60 anos da Mônica na Casa das Rosas

Uma das personagens mais amadas do Brasil comemora os seus 60 anos de vida, estamos falando da Mônica, a garotinha icônica e determinada criada por Maurício de Sousa. Para celebrar, a Casa das Rosas, em parceria com a Maurício de Sousa Produções, inaugurou a exposição “Sempre fui forte” contando a história da tão querida personagem.

São 12 salas temáticas que compartilham com o público a trajetória marcante de Mônica desde a sua estreia nas tirinhas em 1963. Para os amantes da personagem, a exposição traz detalhes como a primeira tira publicada na Folha de São Paulo, objetos históricos como o coelhinho Sansão, detalhes do processo de criação das capas dos gibis e até uma área dedicada aos Live-Actions da turma.

A exposição é gratuita, mediante agendamento prévio pelo site do museu Casa das Rosas. A visita pode ser feita de terça à domingo, das 10h às 17h30, até o dia 20 de fevereiro.
 

“Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira”: obras produzidas por 61 artistas negros no CCBB

A exposição “Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira” reúne obras de 61 artistas negros, de diferentes regiões, produzidas nos dois últimos séculos no Brasil. Mesclando pinturas, fotografias, esculturas, instalações, vídeos e documentos espalhados pelos andares do Centro Cultural Banco do Brasil, somos transportados para dentro da rica variedade da arte afro-brasileira.

Esse é um desdobramento do “Projeto Afro”, lançado em 2020 pelo CCBB e que conta com mais de 300 artistas catalogados. Com o intuito de trazer visibilidade à presença e a arte negra, apagadas pela história, são nomes desde o século 19 até os mais contemporâneos contemplados no projeto.


Você pode visitar a exposição gratuitamente todos os dias, exceto às terças-feiras, reservando o seu ingresso para a data desejada no site do Centro Cultural Banco do Brasil. Com van gratuita ida e volta saindo da rua Consolação, 228, “Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira” está aberta ao público até 18 de março.

 

“Convivendo com Robôs”: conhecendo aspectos particulares sobre os robôs na Japan House

Mais uma exposição gratuita para toda a família, “Convivendo com Robôs” mostra ao público brasileiro como pode haver uma convivência amigável entre os seres humanos e essa tecnologia. Chamados de “robôs amigos”, eles foram projetados para nos auxiliar nas tarefas do dia a dia e já são muito comuns no japão.

A mostra apresenta 11 robôs em 4 categorias: colegas de trabalho, companheiros, comunicativos e os que ajudam os humanos. Com ênfase naqueles que servem como companhia, inclusive apresentando função de expressão emocional, “Convivendo com Robôs” mostra um lado dessa tecnologia que compreende e responde às necessidades humanas de maneira intuitiva.

Disponível na Japan House gratuitamente até 31 de março, você pode agendar a visita pelo site para evitar filas, mas não é obrigatório, basta comparecer de terça à sexta das 10h às 18h ou aos sábados, domingos e feriados das 10h às 19h. “Convivendo com Robôs” conta com recursos de audiodescrição e libras.
 

“Montez Magno: Algúria”: conjunto de obras que prometem mexer com o imaginário na Pinacoteca Luz

Com mais de 80 trabalhos do artista plástico Montez Magno, a exposição pretende encantar os visitantes com a ficção cotidiana característica de seus projetos, através de materiais como sabão em barra, bolas de isopor, dados e outros objetos que fazem parte do nosso dia a dia. Magno buscava ressignificar cada um deles.

A imaginação característica de seu trabalho, representada na exposição, se espalha por diversos campos, desde o urbanismo até a música. Na série “Cidades Imaginárias”, o artista se conecta com práticas de anti-arte e apresenta arquiteturas de cidades e museus usando materiais como canos, dobradiças e tubos de papelão.

“Montez Magno: Algúria” ficará na Pinacoteca Luz até o dia 3 de março e você pode conferir de quarta a segunda, das 10h às 18h, nas quintas-feiras o horário é estendido até as 20h, sendo gratuita a visitação no período entre 18h e 20h neste dia. Os ingressos custam a partir de 15 reais (meia-entrada) e podem ser adquiridos pelo site da Pinacoteca. Aos sábados, também é possível visitar a exposição de forma gratuita.
 

“NIHONCHA: introdução ao chá japonês”: mergulhe nesse elemento emblemático da cultura japonesa

Mais uma opção gratuita na Japan House, além de ser uma oportunidade e tanto para conhecer um pouco mais da cultura japonesa. Essa exposição traz um panorama sobre a produção do chá japonês, também conhecido como “NIHONCHA”.

A mostra apresenta utensílios tradicionais e contemporâneos desenhados por designers nipônicos, variedades do chá verde e as diferenças entre elas, introdução ao cha no yu, ritual japonês, além de uma casa de chá projetada por um artista contemporâneo. É uma exposição que pretende trazer algo que o Japão faz muito bem: mesclar tradição e inovação.

Você pode conferir a exposição até 7 de abril, de forma gratuita. É possível realizar o agendamento pelo site da Japan House, para evitar filas, mas não é obrigatório. “NIHONCHA: introdução ao chá japonês” conta com audiodescrição, libras e bancada com elementos táteis como recursos de acessibilidade.
 

“Futebol de Brinquedo”: exposição do Museu do Futebol mexe com a memória afetiva

Brinquedos analógicos como Aquaplay, Pregobol, Super Trunfo, bonecos e bonecas, mascotes das Copas do Mundo FIFA e times de futebol de botão fazem parte da curadoria de Marcelo Duarte, com a equipe do Museu do Futebol.

Mesclando brinquedos clássicos e contemporâneos, o objetivo da exposição é resgatar as memórias afetivas e provar que o futebol une gerações, segundo o curador. Personagens icônicos como Betty Boop, Smurfette, Mickey Mouse, Snoopy e Fofolete vestidos com a camisa da Seleção Brasileira são algumas das figuras que encontrará na mostra. O ícone da Mattel, Barbie, também não fica de fora. Alguns itens são raros e outros têm mais de 60 anos.

Aberta para visitação de terça a domingo, das 9h às 18h, até abril, “Futebol de Brinquedo” tem ingressos gratuitos que devem ser retirados na bilheteria do museu.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »