Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
11/02/2024 às 19h27min - Atualizada em 11/02/2024 às 18h06min

Fazendo Meu Filme | Obra da Paula Pimenta ganha adaptação cinematográfica

Mais um longa-metragem de uma história de Paula Pimenta está chegando, mas quais são as expectativas para a produção?

Taís Wölfert - Editado por Letícia Nunes
Fonte: Galeria Distribuidora / Reprodução: Cinema10


Fazendo Meu Filme é uma série de livros escrita por Paula Pimenta. A série conta, atualmente, com quatro livros principais e mais alguns derivados como as histórias em quadrinhos. Em 2020, foi anunciado um filme, que seria a adaptação do primeiro livro da série na visão da Fani (protagonista). Mas, essa não é a primeira vez que um livro de Paula Pimenta ganha uma adaptação para as telinhas.

Em 2019, a adaptação de Cinderela Pop chegava aos cinemas brasileiros. A história é uma nova versão do conto de fadas da Cinderela. Porém, dessa vez, ela está no século XXI e é uma DJ às escondidas. O filme tinha tudo para dar certo, porque o livro é bom e conta com vários nuances. Só que colocar atores que não se parecem com o personagem e nem passam a essência deles, não foi uma boa escolha.

Maísa é uma ótima atriz, mas foi bem difícil enxergá-la como Cíntia na adaptação, diferente do que acontece com a atriz na série De Volta aos 15, também baseada em um livro, só que da autora Bruna Vieira, onde é possível vê-la como Anita, mesmo com as diferenças com o livro. E falando em diferenças da história original, Cinderela Pop sofre com isso. Claro que é normal ter mudanças, mas quando elas vêm para melhorar, está tudo bem. Agora, quando é sem necessidade, daí fica difícil defender. O filme acabou por tirar partes que seriam legais de se assistir e acabou por ser um drama pouco envolvente.

A outra adaptação de uma história de Paula Pimenta é Um Ano Inesquecível: Inverno, que estreou no Prime Video em 2023. Enquanto as outras histórias do mesmo livro tiveram uma adaptação que variou entre o ok e o bom, o filme de inverno pode ser considerado um fiasco. Aqui os atores novamente são bons, mas também não se parecem com os personagens. O que não é problema se a história é bem feita. E esse não é o caso.


Um Ano Inesquecível - Inverno: veja sinopse, elenco e trailer do filme

Um Ano Inesquecível - Inverno: veja sinopse, elenco e trailer do filme

Fonte: Panorâmica Filmes / Reprodução: TechTudo


Algumas coisas totalmente novas são adicionadas na história: novas reflexões, assuntos importantes para serem mostrados; o que é muito legal de se colocar, mas quando é feito de maneira correta. A diversidade parece ser colocada apenas para panfletar que “hello, temos gente de todos os tipos e amamos todos”. E todo o resto está lá apenas por estar. A química entre o casal principal é zero e o desenvolvimento deles é muito fraco. A protagonista tem mais química com poucos segundos de interação com um outro personagem do que com o próprio par romântico.

E chegamos à adaptação de Fazendo Meu Filme. Quem é fã dos livros há mais tempo deve se lembrar que Paula Pimenta sempre afirmou que caso rolasse um filme da história iria querer atores novos para a produção, mas adivinhem: isso não rolou. A desculpa que a autora deu foi a de que “não tava para colocar atores novos para fazer um filme que iria para o cinema, tinham que ser atores que já tivessem habituados”. Pasmem: o filme não vai para o cinema. E outra coisa, isso é uma desculpa sim, porque esses atores que não são “novos” no audiovisual, um dia já foram, e assim você não dá chance para ninguém. Mas, tudo bem, vamos esperar que façam um ótimo trabalho.

Então vamos ao tópico expectativa: Fazendo Meu Filme vai estrear na Prime Video em 14 de fevereiro. Dado as outras duas adaptações de livros da autora é bom deixar a expectativa mais baixa. Mas, pelo vídeo-trailer é possível acreditar que podemos ficar um pouco mais tranquilos com relação a esse filme. Os atores parecem se encaixar melhor com os devidos personagens e parece ter uma fidelidade maior.



Só não podemos ignorar certos aspectos por termos um carinho “nostálgico” pela história. Afinal, convenhamos FMF tem alguns pontos bem polêmicos que envelheceram extremamente mal com o passar dos anos e esperamos que esses aspectos sejam melhorados agora na adaptação.

E quem ainda está perdido sobre o que é a história de FMF, aqui vai uma sinopse de alguém que entrou na leitura nova e um dos livros foram esses: Fani é uma jovem tímida que está no segundo ano do ensino médio e é apaixonada por um professor. Sua vida começa a mudar quando ela se inscreve para um intercâmbio e é aprovada; além de começar a perceber sentimentos diferentes pelo melhor amigo.

É uma história adolescente bem clichê com diversos momentos engraçados. Mas, quem é fã desse tipo de história adora. Resta agora esperar se o filme vai ser assim ou se vai ir para o caminho das duas outras adaptações. E se der certo, tomara que as sequências venham aí também.


 

REFERÊNCIAS :

GATZ, BEATRIZ. Fazendo meu Filme: adaptação de livro chega em fevereiro na Amazon Prime. Rádio Mix FM. Disponível em: https://radiomixfm.com.br/fazendo-meu-filme-adaptacao-de-livro-chega-em-fevereiro-na-amazon-prime/ > Acesso em: 06 de fev. de 2024.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »