Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
01/03/2024 às 19h12min - Atualizada em 19/02/2024 às 22h06min

Mocidade Alegre é bicampeã no carnaval de São Paulo

A “Brasiléia Desvairada: A Busca de Mário de Andrade Por um País” encantou o público e os jurados

Victória Christyne - revisado por Malu Figueiredo
Foto: Agência Brasil
 

A Mocidade Alegre foi coroada como a grande campeã do Carnaval de São Paulo em 2024, superando as escolas Dragões da Real e Acadêmicos do Tatuapé. Enquanto isso, as escolas Tom Maior e Independente Tricolor foram rebaixadas para o grupo de acesso I, permitindo que Estrela do Terceiro Milênio e Colorado do Brás retornassem ao Grupo Especial em 2025. Com esta vitória, a Mocidade Alegre acumula 12 títulos no campeonato, sendo a segunda escola com mais premiações, atrás apenas do Vai-Vai, que possui 15.

 

Durante o desfile, a Mocidade Alegre prestou uma homenagem ao Brasil imaginado por Mário de Andrade. Um dos destaques foi a ala das baianas, que impressionou com fantasias que simulavam a pedra-sabão, material utilizado pelo famoso escultor Aleijadinho em suas obras barrocas em Minas Gerais. Todas as peças do traje das baianas foram meticulosamente pintadas para imitar a pedra, desde a renda até os cílios. O responsável pelas fantasias realizou uma pesquisa minuciosa para criar uma tinta que reproduzisse o efeito desejado, pintando 48 baianas em uma semana. A bateria da Mocidade Alegre, comandada há 30 anos pelo Mestre Sombra, trouxe toques de frevo e maracatu para enriquecer a viagem pelos ritmos do país durante o desfile.




 

A morada do samba
 

 

 

Com mais de 50 anos de tradição, as cores verde e vermelha da Mocidade Alegre encantam os amantes do samba. Seu pavilhão carrega significados profundos: "Mocidade" representa a energia e vitalidade transmitidas pelo casal jovem através do ritmo e da dança, enquanto "Alegre" expressa a felicidade dos sambistas ao tocar instrumentos e dançar no "terreiro". O círculo vermelho ao fundo simboliza o sol, representando a vida e sendo a estrela principal do universo. Esses elementos fazem da Mocidade Alegre uma das mais marcantes e queridas escolas de samba do Carnaval de São Paulo.

 

Embora tenha sido oficialmente fundada em 24 de setembro de 1967, sua história remonta quase 20 anos antes dessa data. Ao longo de seis décadas, a escola foi marcada principalmente pelos fortes laços familiares entre seus integrantes e pelo reconhecimento, respeito e carinho dos sambistas de São Paulo e de outras cidades.

 


 

Durante esses anos, a escola teve diversas lideranças, e Solange Bichara está à frente há mais de duas décadas, assumindo a presidência após a morte de sua irmã, Elaine Cristina Cruz Bichara, em 2003. Sob sua gestão, a Mocidade Alegre conquistou oito títulos no desfile de São Paulo. O carnavalesco atual da Mocidade Alegre é Jorge Silveira, responsável pelos dois últimos desfiles campeões da escola. Em 2025, ele também assumirá o carnaval no Rio de Janeiro como carnavalesco do Salgueiro. O mestre da bateria "Ritmo Puro" é o Mestre Sombra, que além de vice-presidente da escola, lidera a bateria com maestria. Aline Oliveira, cria da escola, exibe sua elegância e beleza à frente da bateria, após passar por diferentes setores, incluindo a comissão de frente e a própria bateria.


 
 
 
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
"_self" id="publicidade12" > Lab Dicas Jornalismo Publicidade 300x70