Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
04/03/2024 às 17h28min - Atualizada em 04/03/2024 às 12h22min

Filmes e séries de conforto para superar dias ruins

Sabemos que a vida não é só feita de bons momentos, mas que tal espantar a tristeza e se distrair com uma boa dose de entretenimento?

Gabrielly Leopold - Revisado por Danielle Carvalho
Listamos 10 produções que certamente irão te encantar. (Foto: Reprodução/SCVI Charter School)


Em alguns momentos da vida, tudo o que precisamos é de uma distração para a confusão que preenche os nossos pensamentos e é nessas horas que o entretenimento pode te ajudar, seja depois de um dia frustrante no trabalho, para superar o fim de um relacionamento ou após uma discussão que te consumiu mais do que devia. Pensando nisso, aqui você vai encontrar 5 filmes e 5 séries que já me ajudaram a enfrentar essas tempestades e, sem dúvidas, podem te ajudar também.
 

Gilmore Girls

Começando pelas séries, Gilmore Girls é sinônimo de conforto. São 7 temporadas e mais um spin off pra você espantar a tristeza e dar boas risadas com os personagens carismáticos da peculiar cidadezinha chamada Stars Hollow. 

Rory e Lorelai Gilmore são mãe e filha, melhores amigas, encontros de alma mesmo, daquelas pessoas que são um complemento pra vida uma da outra. Lorelai, mãe solteira e filha de pais um pouco controversos, sempre fez de tudo para que a filha tivesse a melhor criação possível e a enxergasse como o seu porto seguro. Vez ou outra, os papéis se invertem, porque Rory cuida tanto da mãe quanto o contrário também acontece.

A dinâmica das duas é perfeita, cada cena delas juntas é um carinho no coração. E, é claro, sempre ficamos ansiosos pra saber qual vai ser o próximo passo na vida das duas, já que observamos Rory crescer e Lorelai aos poucos ir em busca das suas realizações enquanto adulta.

Todas as temporadas e o spin off estão disponíveis na Netflix.
 

The Good Place

Você já assistiu algo tão impactante, que te marcou de tantas formas, que seu maior desejo era esquecer todo o enredo só pra poder ver novamente e ter a mesma sensação? Isso acontece quando assistimos The Good Place. Se você busca uma série pra esquecer do caos, essa é a opção perfeita.

Com um enredo inusitado, a série traz reflexões sobre a vida após a morte da forma mais bem humorada possível. Céu ou inferno? Pra onde vamos quando isso tudo aqui na Terra acabar? Eleanor Shellstrop tem certeza que o “Bom Lugar” não é pra ela e, de fato, quando acompanhamos a sua trajetória reconhecemos que seria um pouco complexo mesmo, mas… O que nos torna bons ou ruins o suficiente para determinar esse tipo de coisa? 


Ciente de seu comportamento moralmente polêmico, Eleanor entra num dilema ético quando, após a sua morte, é informada que está no “Bom Lugar”. Ela tem certeza que foi enviada por engano, afinal, ninguém ali tem um terço sequer de suas atitudes. Mas o quão grave poderia ser esse erro para não está lá por acaso? Pensando nisso, a protagonista deve se esforçar para esquecer seu passado e tentar evoluir para pertencer.

A série completa está disponível na Netflix.
 

Mãe só tem duas

Humor, romance e uma pitada de novela mexicana: essa série é o combo perfeito para te fazer esquecer dos problemas e se apaixonar por uma relação que se inicia de uma forma inusitada, mas que tem potencial para se tornar a família perfeita. Além de tudo, é uma série curta: 3 temporadas que não passam de 10 episódios, com cerca de 35 a 40 minutos cada.

Original Netflix, a série mexicana conta a história das personagens com realidades bem distintas. Ana e Mariana deram a luz no mesmo dia, no entanto, meses após o nascimento das crianças, ambas descobrem que elas foram acidentalmente trocadas na maternidade: Ana está com a bebê de Mariana e vice-versa. Apesar de terem a oportunidade de apenas destrocarem as bebês, as duas estão extremamente apegadas às crianças e a alternativa encontrada é formar uma família.

Mas é óbvio que esse processo não vai ser simples, Mariana se muda para a casa de Ana, que já tem uma família formada, e não demora muito tempo até que as diferenças culturais, socioeconômicas, bem como as personalidades, comecem a gerar conflitos. Criar as bebês em uma única família pode dar mais trabalho para as mães do que elas poderiam imaginar, mas também gera aprendizados imensos e muito amor. 

É impossível assistir a essa série e não se apaixonar pela família que Ana e Mariana constroem, especialmente por todas as imperfeições dessa relação, que a tornam ainda mais real. 
 

As Five

Que o audiovisual brasileiro é rico e vem se destacando em diferentes gêneros é inegável, mas, ainda assim, produções que conversem com os jovens, principalmente da geração Z, não são muitas. Na TV aberta, o sucesso de diferentes temporadas de Malhação era o que dialogava com a nossa juventude e um dos exemplos mais bem feitos disso foi “Malhação Viva a Diferença”, a temporada de 2017 que gerou o spin off “As Five” para o Globoplay.

Apesar de ser um constante lembrete do quanto a vida adulta não é um conto de fadas, a amizade das cinco protagonistas permite que o telespectador consiga se enxergar em suas vivências e deixar os seus problemas de lado. É uma série que se esforça constantemente para que seu público se sinta representado: seja através da sexualidade, com pautas raciais ou com os dramas e descobertas que a chegada da vida adulta traz.

A série acompanha a trajetória das cinco protagonistas anos após o término da novela. Na primeira temporada, elas se reencontram no velório de Mitsuko, mãe da personagem Tina, 6 anos após o fim do Ensino Médio. Benê tenta se estabilizar na carreira como pianista, ao lado do namorado Guto, mas seu relacionamento na verdade está bem próximo do fim. Keyla, recém demitida, luta para conseguir criar o filho sem deixar todos os sonhos da adolescência para trás. Já Tina, lidando com o luto da mãe, vê sua carreira como DJ decolar, enquanto o relacionamento com o Anderson faz o oposto. Ellen estava no exterior fazendo mestrado no MIT, quando volta ao Brasil se vê em dúvidas sobre o futuro que havia planejado com o namorado. E Lica, perdida na vida após o término com Samantha, precisa encontrar um jeito de amadurecer e colocar a vida nos eixos para além de seus privilégios.

As meninas encontram a força que precisam para lidar com seus problemas, juntas, na potência que a amizade das cinco ainda tem e no conforto que uma pode trazer para a outra.
 

The Bold Type

Ainda falando sobre amizade, esse trio encantador vai te fazer devorar todas as temporadas disponíveis no Prime Video. Esse é o clichê perfeito para se entreter: as três trabalham na revista “Scarlet” em Nova York, cada uma ocupa um cargo diferente mas todas estão em busca do sucesso, não só na carreira, mas em outros aspectos da vida adulta também.

Jane finalmente conseguiu o cargo de redatora lifestyle e faz o possível para trazer pautas cada vez mais relevantes e provar seu valor dentro da revista, Kat é a diretora de mídias sociais da “Scarlet”, a mais ousada e destemida das amigas, passa pelo processo de descoberta enquanto uma mulher bissexual. Já Sutton tem o cargo de assistente, vivendo as consequências do machismo dentro do ambiente de trabalho, seu esforço é sempre dobrado. As meninas trabalham com Jaqueline, a editora chefe da revista, que equilibra perfeitamente a doçura e a imponência, mostrando cuidado com o trio.

Esse é o tipo de série que trata de pautas importantes com um roteiro leve, provocando críticas sociais na medida certa. Você sempre quer saber mais sobre a vida das personagens e vibra por cada conquista delas, como se fizesse parte do grupo também.
 

Os Delírios de Consumo de Becky Bloom

Pra começar a falar sobre filmes que me fazem esquecer da realidade caótica, nada como um clássico dos anos 2000 em que a protagonista é uma jornalista. Um dos vários frutos do audiovisual que despertou o sonho de trabalhar com a comunicação nas garotas dessa geração.

Becky Bloom é a personificação do ditado: “Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”, ela é uma jornalista de economia que vive endividada e tentada pela vontade de comprar mais bolsas, sapatos, roupas e afins. Seu sonho mesmo é ser jornalista de moda em Nova York, mas o que acaba rendendo um enorme sucesso é a coluna que escreve para uma revista financeira.

Quando ela está perto de realizar uma das maiores ambições de sua carreira, precisa repensar seus hábitos de consumo e colocar a vida nos eixos.
 

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

Esse é o tipo de filme que provoca tantos sentimentos bons, que é até difícil explicar, mas com certeza conforto está incluso nessa lista. O longa francês nos apresenta uma protagonista simples, com questões muitas vezes já enfrentadas por cada um de nós. É praticamente impossível não se identificar, ao menos um pouco, com Amélie Poulain.

A protagonista cresceu isolada das demais crianças porque seus pais achavam que ela tinha uma doença no coração, mas na verdade, ele batia “muito mais rápido do que o normal” apenas porque não se sentia confortável em ter contato físico com o pai. Amélie foi alfabetizada em casa pela mãe e tem sua visão de mundo completamente alterada pela forma como cresceu, distante das outras pessoas.

Quando Amélie se torna maior de idade, ela passa a morar em um bairro parisiense e vira garçonete. Seu fabuloso destino muda completamente quando ela encontra uma caixinha de brinquedos e figurinhas no apartamento onde mora, pertencente ao antigo morador do local. Determinada a devolver o objeto para o dono, Amélie se impressiona com a alegria do homem ao ter a caixinha em mãos novamente. 

Daquele dia em diante, Amélie se compromete com pequenos gestos que façam a vida das pessoas mais felizes.
 

A Escolha Perfeita

Para quem gosta de musicais e não dispensa uma boa comédia jovem, esses três filmes fazem jus ao título quando se trata de esquecer das adversidades da vida e apenas dar boas risadas com atrizes carismáticas e um roteiro divertido.

A história começa com Beca, uma jovem rebelde que se vê obrigada a estudar na faculdade em que o pai é professor, mas o que realmente deseja é conseguir sucesso como DJ. Ela não tinha motivação alguma para essa nova fase da vida até descobrir as “Barden Bellas” um grupo de garotas que participa de campeonatos musicais regionais, mas sempre perde para os rivais da mesma universidade.

No início, Beca acha uma grande bobagem, mas quando se junta ao grupo e aprofunda seu talento com a música, ela entra na competição disposta a fazer as Bellas ganharem, além de formar laços únicos com as integrantes.
 

Simplesmente Acontece

Às vezes, o conforto que a gente precisa está no clássico “friends to lovers”, aquele trope tão querido dos filmes de romance em que sempre fica claro o quanto aqueles dois definitivamente não são apenas amigos. Aos que não dispensam histórias assim, “Simplesmente Acontece” é atemporal.

Rosie e Alex cresceram juntos e, desde a infância, compartilham os amores e dissabores que a vida pode proporcionar, sempre recorrendo ao apoio um do outro quando as coisas ficam difíceis demais. Secretamente, um sempre foi apaixonado pelo outro, mas nenhum estava disposto a revelar isso e prejudicar uma amizade de tanto tempo.

Eles acabam ficando mais distantes conforme a vida adulta se aproxima e Rosie se muda para cursar hotelaria em Boston. Apesar das transformações na vida de ambos, quando têm a oportunidade de se reencontrar é nítido que o sentimento ainda estava ali, mas o tempo passou e as coisas já não são mais tão simples quanto na juventude.
 

O Perfume da Memória

Para encerrar essa lista, é impossível não falar de um dos romances entre duas mulheres mais leves e bem feitos do audiovisual. Ah, e vale lembrar: esse é um filme nacional, com trilha sonora original feita por Oswaldo Montenegro e está gratuitamente disponível no Youtube!

A história de Ana e Laura se passa em uma noite, mas é tão completa e cheia de nuances que é como se estivessem juntas a vida inteira. Apesar de serem bem diferentes uma da outra, elas se conectam num momento de fragilidade de Laura e é como se o destino não pudesse escolher um momento melhor.

Seus diálogos revelam a visão tão diferente de cada uma sobre a vida e o amor. Ana é uma mulher livre, apaixonada pela arte e pelas belezas que o mundo tem a oferecer, Laura é uma romântica incurável, que estava passando seu aniversário sozinha depois de sair de um casamento falido, isso, até Ana bater em sua porta e as concepções de ambas se alterarem por completo.

Além de estarem totalmente dispostas a conhecer uma à outra, esse encontro traz muitas doses de autoconhecimento para as duas.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »