Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
09/03/2024 às 15h03min - Atualizada em 09/03/2024 às 12h54min

Filmes baseados em livros que modificaram as obras originais

Jaqueline Brasil - Editado por Letícia Nunes
Fonte e Reprodução: Imagens de Divulgação | Montagem: Jaqueline Brasil


Os livros são constantemente atualizados como fontes de adaptações para a indústria do entretenimento mundial. Entretanto, os roteiros produzidos através de tramas tiradas de livros, mangás e HQ 's acabam em muitas ocasiões decepcionando os fãs das obras originais.

As mudanças de personagens, enredos, motivações e cenários são algumas das queixas desse público. Isso ocorre graças à famosa licença poética, que garante aos profissionais empenhados nessas adaptações colocarem suas visões e tramas, e, alguns casos a semelhança está apenas no título, utilizado como artifício para chamar o público e na prática a história é completamente diferente.  

Separamos quatro filmes baseados em livros que alteraram completamente o estipulado na obra original. 

Eu, Robô 


O livro usado como base do filme, foi escrito por Isaac Asimov, recebendo o mesmo nome. Eu, Robô teve como ator principal Will Smith. No livro, não temos essa definição de personagem principal, alguém que rouba a história para si.  

Na obra, não encontramos uma história linear, com início, meio e fim, pelo contrário o livro traz uma série de contos e conseguimos observar a perspectiva de vários personagens sobre os avanços na área da tecnologia e a utilização de inteligência artificial. No longa-metragem, a história fica focada no Detetive Del Spooner e na possível utilização de uma máquina para matar um ser humano.   

Guerra dos Mundos 


Um dos livros mais adaptados ao longo dos anos, escrito por H.G Wells, em 1898; a releitura que chamou mais atenção foi a protagonizada pelo astro hollywoodiano, Tom Cruise.  

O filme é dirigido pelo gigante do cinema americano, Steven Spielberg. A grande diferença com a obra original é o personagem, o foco é marcada pela determinação de um homem buscando regressar a sua casa, além da construção de um pai tentando salvar seu filho dos perigos que são expostos, de uma forma heroica e marcante criando uma figura paterna perfeita. Além disso, algumas modificações na invasão estão diferentes do livro.  

Guerra Mundial Z 


Sendo escrito por Max Brooks, o original se distancia bastante do filme, que trouxe Brad Pitt como protagonista da história. O grande herói responsável por descobrir a cura e salvar a humanidade. No livro, não temos uma jornada do herói em busca da cura. É o contrário, a história é trabalhada como um quebra cabeça, que é relatada através de relatos de outras pessoas explicando o que acabou acontecendo com o aparecimento do vírus zumbi.  

Minority Report 


Outra obra estrelada por Tom Cruise, que acabou ganhando uma adaptação completamente diferente do original, é Minority Report. Temos novamente um longa dirigido por Steven Spielberg. A história é baseada na obra de Phillips K. Dick., onde o personagem deveria ser um homem gordo, velho e careca, mas, recebemos Tom Cruise, alto, galã e com porte atlético.   

REFERÊNCIA:
SENNA, J. 10 filmes baseados em livros que não se parecem nada com o material original. Legião dos Hérois, 2024. Disponível em: < 
https://www.legiaodosherois.com.br/lista/filmes-baseados-livros-nao-parecem-original.html >. Acesso em: 9 mar. 2024.  
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »