Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
15/03/2024 às 18h45min - Atualizada em 15/03/2024 às 16h40min

Oscar: Conheça as categorias excluídas da grande premiação do cinema

Jaqueline Brasil - Editado por Letícia Nunes
Foto e Reprodução: Richard Harbaugh / ©A.M.P.A.S.


Esse ano o Oscar chega aos 96 anos. O evento é responsável por premiar as grandes celebridades e as produções hollywoodianas em várias categorias, que passam pela fotografia chegando até a edição. O prêmio é realizado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, e atualmente possui 24 categorias.

No entanto, como mencionado anteriormente, o evento tem 96 anos, e ao longo de sua jornada, tiveram categorias novas, e aquelas que chegaram ao fim. Confira a seguir, categorias que acabaram sendo extintas pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas

MELHOR ENTRETITULAGEM (1929)

Essa categoria esteve presente somente na primeira cerimônia do Oscar em 1929, e o único vencedor foi Joseph Farnham, fundador da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Ele não ganhou por um filme específico, mas, foi considerado o conjunto de sua carreira nesse segmento. Essa categoria, premiava os textos que apareciam entre as cenas em filmes mudos, que ajudavam o público a entender as ações e diálogos produzidos na trama. Entretanto, com o aparecimento do cinema falado, esses entretítulos acabaram perdendo a utilidade.  

MELHOR DIREÇÃO DE DANÇA (1935 A 1937) 

Com a chegada do cinema sonoro, as produções musicais acabaram uma febre em Hollywood. Com isso, a Academia criou a categoria de Melhor Direção de Dança, que tinha a missão de honrar os profissionais envolvidos nas coreografias das cenas músicas nos filmes, e somente três produções foram contempladas com a premiação nessa categoria.

Os grandes vencedores foram Dave Gould, por Melodia da Broadway de 1936; Seymour Felix, por Ziegfeld: O Criador de Estrelas; e Hermes Pan, por Cativa e Cativante. E infelizmente, o prêmio acabou sendo excluído devido ao Sindicato dos Diretores, que discordava com a utilização do termo “direção” sendo usado em outras categorias. 

MELHOR MUSICAL OU COMÉDIA ORIGINAL (1935-1985) 

Devido a grande diversidade de gêneros nos cinemas, a categoria fez parte do Oscar durante décadas. Mas, a Academia optou por extinguir da premiação essa categoria, que atualmente faz parte do Globo de Ouro. A última produção a receber a estatueta foi o longa Purple Rain, de 1984, que era protagonizado pelo cantor Prince

MELHOR HISTÓRIA ORIGINAL (1927/1928 a 1956)  

Uma das categorias que causa confusão entre os fãs da cerimônia. Essa categoria apareceu na primeira edição do Oscar e premiava os responsáveis pelos argumentos; um processo inicial dos roteiros que eram em formato de prosa sem os diálogos e ações definidas no texto usado pela produção.

Essa categoria foi responsável por premiar filmes como Com os Braços Abertos, A Princesa e o Plebeu, Invasão de Bárbaros, O Bom Pastor, De Ilusão Também se Vive e Ama-me ou Esquece-me. Atualmente, a categoria está incluída na premiação de Melhor Roteiro Original e Melhor Roteiro Adaptado, junto aos roteiristas dos longas. 

OSCAR JUVENIL (1934-1960) 

Os atores jovens concorriam na categoria de Oscar Juvenil 
 destinado aos menores de 18 anos , sendo definidos os critérios de acordo com o Conselho de Governadores da Academia. Essa premiação sobreviveu por 26 anos na cerimônia e teve como premiada Shirley Temple, como a primeira vencedora, tendo apenas 6 anos de idade.  

REFERÊNCIAS: 
CORDEIRO, A. Oscar: Confira 7 categorias da cerimônia que deixaram de existir. C
ineBuzz, 2022. Disponível em: < 
cinebuzz.uol.com.br/amp/noticias/curiosidades/oscar-confira-7-categorias-da-cerimonia-que-deixaram-de-existir.phtml >. Acesso em: 15 mar. 2024. 

FIAUX, G. 10 categorias do Oscar que não existem mais e os motivos por trás disso. Legião dos Hérois, 2024. Disponível em: < 
https://www.legiaodosherois.com.br/lista/categorias-oscar-nao-existem-mais-motivos.html#list-item-1  >. Acesso em: 15 mar. 2024.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »