Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
23/08/2019 às 17h24min - Atualizada em 23/08/2019 às 17h24min

Geração wattpad

Talyta Brito - Editado por Socorro Moura

Charles Darwin, biólogo britânico, baseado em seus estudos sobre seleção natural declarou que: “ Não é o mais forte que sobrevive. Nem o mais inteligente. Mas o que melhor se adapta às mudanças.” Dentro desse contexto, é importante destacar as inúmeras transformações que a sociedade vigente sofreu decorrente aos avanços tecnológicos. Com a leitura não foi diferente, foi preciso adaptar-se a uma geração hiperconectada. Sendo assim, surgiram as plataformas digitais como o Wattpad. Criado em 2006 o aplicativo tem por finalidade o compartilhamento de histórias. Qualquer usuário  pode publicar seus textos e classificá-los por gênero literário. 

A ideia se popularizou e alguns nomes ganharam destaque no meio whatpadiano, foram o caso de Felipe Sali e Clara Savelli. O elevado número de visualizações na obra de ambos despertou o interesse das editoras e consequentemente o convite para a publicação do livro físico. Com mais de 16 mil seguidores e 10 obras publicadas no Wattpad a carioca Clara Savelli acaba de lançar o livro “As férias de minha vida” pela editora Intrínseca. A obra narra a viagem de Isis, adolescente de 17 anos, à República Dominicana em comemoração ao seu aniversário.

Felipe Sali ultrapassou a marca de um milhão de leituras e recebeu o título de embaixador do Wattpad do Brasil. Sua obra mais famosa, Mais leve que o ar, publicada em 2015 coleciona 450 mil leituras. 
Em  2019 o Wattpad anunciou a opção premium - paga - o que gerou certo desconforto nos usuários. Todavia, as histórias continuarão sendo lidas gratuitamente. Quem aderir a forma premium  poderá alterar as cores do seu perfil e não terá anuncios publicitários na sua timeline.

 
 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »