Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
30/08/2019 às 14h23min - Atualizada em 30/08/2019 às 14h23min

Quem já ocupou essa cadeira?

Preparamos um quiz com alguns escritores que já foram membros da Academia Brasileira de Letras

Talyta Brito - Editado por Socorro Moura

Criada em 1987 a Academia Brasileira de Letras tem por finalidade “o cultivo da língua portuguesa e da literatura brasileira.” A organização é composta por 40 membros efetivos e 20 sócios estrangeiros. A escolha dos membros se dá através de votação secreta. Elaboramos um teste com alguns dos grandes nomes da literatura nacional que já passaram pela Academia ao longo dos seus 32 anos de existência. Conta pra gente nos comentários quantos escritores você conseguiu acertar!

Cadeira n° 23 - Fez parte da segunda geração do Modernismo. Teve boa parte de sua obra adaptada para a TV. Consagrou - se com o escritor de literatura mais vendido no mundo...Sim! Jorge Amado, autor de clássicos como "Gabriela Cravo" e "Canela e Dona Flor e seus dois maridos", foi eleito para a academia brasileira de Letras em abril de 1961.

Cadeira n° 5 - Tradutora, romancista, dramaturga cearense. Foi a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras. Em 1993 recebeu o Prêmio Camões. Sua obra mais famosa,"O quinze", retrata um problema social recorrente no Nordeste do país: a seca...Exatamente! Raquel de Queiroz se juntou ao grupo de acadêmicos em 4 de agosto de 1977.

Cadeira n° 34 - Considerado um dos maiores escritores latino- americano. Recebeu o Prêmio Jabuti revelação pelo livro "Sargento Getúlio". Nasceu em Itaparica em 1941. Formou - se em Direito pela Universidade Federal da Bahia...Isso! João Ubaldo Ribeiro foi escolhido em 7 de outubro de 1993.


Cadeira n° 1 - Jornalista, pintora e escritora carioca. Atuou em veículos como Correio da Manhã, Jornal do Brasil, Revista Elle.  Vencedora de três prêmios Jabutis. Entre suas obras mais famosas destacam - se: "Menina bonita do laço de fita" e "Bisa Bia, Bisa Bel"..Resposta: Ana Maria Machado presidiu a Academia Brasileira de Letras nos anos de 2012 e 2013.

 

Cadeira n° 23 -  Presidiu a Academia por mais de dez anos. Nunca frequentou a Universidade, mas é considerado um dos grandes nomes da literatura do país. Precursor do Realismo no Brasil. Autor de Dom Casmurro e outros clássicos. Em seu discurso de posse declarou: "O vosso desejo é conservar, no meio da federação política, a unidade literária"...Quem será?

 
 
 
 
 

 

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »