Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
30/08/2019 às 22h49min - Atualizada em 30/08/2019 às 22h49min

Biografia de José de Nacimento de Moraes

Adriana de Sousa - Editado por Socorro Moura
A producão da invisibilidade intelectual do professor negro Nascimento de Moraes na historia literaria maranhense no inicio do seculo XX (letras.ufmg.br)
letras.ufmg.br
O autor José Nascimento de Moraes nasceu em São Luís – MA no dia 19 de marco de 1882. Descendente de escravos, era filho de Manoel Nascimento Pereira com Catharina Maria Victória. Foi professor de Geografia da tradicional escola Liceu Maranhense, onde lecionou para Ferreira Gullar e José Sarney (ex presidente do Brasil), também foi cronista, poeta, romancista, ensaísta, jornalista e presidente da Academia Maranhense de Letras.

Sua colaboração para a classe negra foi por meio de artigos jornalísticos publicados com pseudônimos para contar as injustiças sociais e o preconceito racial na sociedade, após a abolição da escravidão. Sua maior obra de destaque foi Vencidos e degenerados, publicada em 1915, uma crítica ao preconceito racial, com linguagem popular e personagens representativos voltados para a sociedade daquela época, final do século XIX.

João Olivier, o personagem central da trama, é um respeitado jornalista que tem como fonte de sustento as crônicas que escreve para um órgão local. Mestiço, e a favor dos cativos, é através de seu olhar que as críticas vão sendo tecidas por todo o livro em relação à imprensa e à sociedade maranhense. No trecho abaixo, nota-se a visão do personagem principal do livro sobre a abolição:

 
  "A liberdade dos negros vem contribuir para o desenvolvimento desta terra infeliz, e dar-lhes novas forças, novos elementos, novos aspectos... Esta fidalguia barata virá caindo aos poucos e o princípio de confraternidade virá acabar com supostas e falsas superioridades do ser, que tem sido um dos mais vis preconceitos da nossa existência política." (MORAES, 2000, p. 67).

Há dois tipos de personagens na história: os livres e os cativos, os ricos e os pobres, famílias tradicionais e famílias sem importância social, homens de alto nível e homens simples, mulheres festeiras e mulheres de família etc. Dando enfoque aos cativos e ao sofrimento que passam pelas mãos dos brancos.

Nascimento de Moraes também foi autor de Puxos e Repuxos, Neurose do medo, Contos de Valerio Santiago. Teve sete filhos e faleceu em 22 de fevereiro de 1958, aos 76 anos. Em sua homenagem, possui um busto junto a outros de escritores maranhenses na Praça do Pantheon em São LuisLuís - Ma.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »