Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
31/08/2019 às 23h02min - Atualizada em 31/08/2019 às 23h02min

Em direção a culinária do Sudeste; viagem gastronômica

O quarto destino dessa viagem gastronômica pelas regiões do Brasil

Érica Aquino - Diego Araujo
Foto: Reprodução
Considerada popularmente como uma das mais ricas e populosas regiões do Brasil, possui culinária misturada e variada. É formada por São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e o Espírito Santo.

Nessa Região, São Paulo e Rio de Janeiro são as cidades com mais opções gastronômicas devido a grande população e movimentação de turistas por serem os destinos mais procurados por eles.

Um prato muito popular em todo o Brasil é a Feijoada.


Foto: Reprodução

É um cozido principalmente característico do Rio de Janeiro feito com feijão preto e pedaços de porco, servido com rodelas de laranja, arroz, torresmo, farofa e couve. Essa é a forma tradicional mais conhecida, porém, pode-se adicionar ou tirar algo.

Comidas vindas de heranças, de gerações, são bem mais comuns e populares do que as novas criações, pois fazem parte da história do povo, Na região Sudeste não é diferente, como por exemplo, o Bacalhau de São Paulo.


Foto: Reprodução
 
Herança dos portugueses, esse é um dos pratos mais populares em São Paulo. Geralmente é preparado como petisco, o bolinho de bacalhau, muito popular nos botecos como tira gosto.  
 
Outro prato que surgiu no período colonial é o Feijão Tropeiro, o nome foi dado em homenagem aos homens chamados tropeiros que transportavam mercadorias. É uma mistura saborosa de feijão, torresmo, farinha de mandioca, ovos, linguiça, alho, cebola e temperos.


Foto: Reprodução
 
O Sudeste também tem pratos tradicionais com frutos do Mar, como é o caso da Moqueca Capixaba que é um cozido de frutos do mar ou peixe, com vegetais e temperos.
 
E pratos mais simples e rápido de fazer como o Cuscuz à Paulista que é recheado com ingredientes como camarão, sardinha, cebola, azeitona, pimentão e outros, misturados à farinha de milho ou de mandioca em formato de bolo.


Foto: Reprodução
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »