18/09/2019 às 19h39min - Atualizada em 18/09/2019 às 19h39min

Baseado em Casos Reais

A vida dos grandes artistas retratada nas telas do cinema

Júlia Victória - Editado por Bárbara Miranda
As cinebiografias são filmes que contam a história e a vida de artistas importantes e influentes. Eles geralmente têm uma “fórmula” em comum: contar a juventude, a evolução da carreira, a decadência e o renascimento. Mas nem todos seguem o mesmo caminho e resolvem transmitir a biografia de formas diferentes.
 
Esse estilo de filme se tornou uma febre desde o lançamento de Bohemian Rhapsody ( sobre a banda Queen ) e alavancou o gênero que foi abastecido por Rocketman ( sobre o músico Elton John) e deve receber mais obras como as cinebiografias de Boy George , David Bowie , da banda Lynyrd Skynyrd , Amy Winehouse , Elvis Presley e até da Madonna.
 
Confira as melhores cinebiografias musicais que você não pode deixar de ver:

1 - Amadeus (1984)
FONTE: AdoroCinema.
 
É um dos símbolos do gênero e tem como personagem principal o gênio da música erudita Wolfang Amadeus Mozart.A história é contada através de flashbacks e narrada por Antonio Salieri, o grande rival e que descreve a trajetória de Mozart de dentro de um asilo.

O diretor Milos Forman e foi indicado a 11 Oscars (incluindo dois atores na mesma categoria) e saiu com oito estatuetas.

2- Ray (2004)

FONTE: Band.
 
Cinebiografia do cantor norte-americano Ray Charles. Também conta com a presença de flashbacks e todas as fases da carreira do cantor: desde o nascimento, a infância, a perda da visão, o sucesso e a decadência.Jamie Foxx é o responsável por interpretar o músico e impressiona a semelhança com Charles através da caracterização e gesticulação.
 
Foi indicado a seis Oscar e ganhou dois incluindo o de Melhor Ator.

3 – Johnny & June (2005)

FONTE: Telecine.
 
Johnny Cash foi um dos maiores representantes da música country norte-americana e um dos maiores músicos de todos os tempos. Em 2005 ele ganhou sua cinebiografia e foi interpretado pelo ator Joaquin Phoenix.
 
O filme mostra a escalada de Cash, desde sua juventude em uma fazenda no Arkansas até sucesso, junto a Elvis Presley, Carl Perkins, Jerry Lee Lewis e a sua companheira de palco e, mais tarde sua esposa, June Carter (interpretada por Reese Witherspoon).
 
 
Joaquin Phoenix incorpora Cash nos maneirismos e também no vocal, pois é o próprio ator que canta no filme.Indicado a cinco Oscars, incluindo o de Melhor Ator, mas faturou apenas um prêmio: o de Melhor Atriz para Reese.

4 - Não Estou Lá (2007)

FONTE: Twitter.
 
 
Bob Dylan, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 2016, foi representado nos cinemas em 2007 por seis atores em um mesmo filme.
 
A proposta era mostrar os vários estágios da vida do cantor e mostrar as características de cada ator ao interpretar Dylan, Christian Bale,Cate Blanchett, Richard Gere, Heath Ledger, Ben Whishaw, Christian Bale e Marcus Carl Franklin foram os seis Bob em fases diferentes.
 
Cate Blanchett foi indicada ao Oscar na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante.

5 - Piaf, Um Hino Ao Amor (2007)

FONTE: Omelete.
 
 
Do diretor Olivier Dahan, narra a história da cantora francesa Edith Piaf. Recheada de flashbacks, mas sem uma ordem cronológica fixa, retrata a difícil infância da artista até a sua morte. Marion Cotillard interpreta Piaf e saiu vencedora do Oscar de Melhor Atriz em 2008.

6 – Bohemian Rhapsody (2018)

FONTE: IMDb.
 
 
Uma leve polêmica porque há quem ame e há quem odeie.
 
Começou as filmagens com a direção de Bryan Singer, que foi afastado após polêmicas com acusações de abusos sexuais, e terminado por Dexter Fletcher.
 
Conta a história da banda de rock Queen e foca na trajetória de Freddie Mercury. Muitos fãs reclamaram que a sexualidade de Freddie foi abordada de uma forma desnecessária e que muitos acontecimentos do filme não batem com os eventos reais.Vale lembrar que Brian May e Roger Taylor (guitarrista e baterista dos Queen respectivamente) participaram da produção executiva e de todo o processo gravação. Com isso, os episódios do filme tiveram aval dos membros originais.
 
Bohemian Rhapsody foi indicado a quatro Oscars (incluindo Melhor Filme), saiu como o maior premiado da noite e Rami Malek que interpretou Freddie levou a estatueta de Melhor Ator.

7 – Rocketman (2019)

FONTE: AdoroCinema.
 
 
Elton John também ganhou sua cinebiografia que foi dirigida por Dexter Fletcher, o mesmo de Bohemian.Com uma temática muito mais musical e que conta a vida de Elton através das letras d suas próprias músicas. É um filme que segue a “fórmula”: conta a infância de Elton renegado pelos pais, o nascimento do artista, o processo de assumir a sua sexualidade, os vícios e no final a sua redenção.
 
Taron Egerton (de Kingsman) interpreta o cantor e também assume os vocais já que nenhuma das músicas do filme são cantadas por ele.
 
Teremos que esperar o Oscar de 2020 para saber se será indicado a alguma categoria.


REFERÊNCIAS
 
RAFAEL, Lucas. 10 MELHORES CINEBIOGRAFIAS DE MÚSICOS! Disponível em: <https://legiaodosherois.uol.com.br/lista/10-melhores-cinebiografias-de-musicos.html#list-item-10>. Acesso em 18 de setembro de 2019.
 
PORTILHO, Osmar. Por que as cinebiografias musicais vão virar tendência em Hollywood. Disponível em: <https://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2019/06/15/por-que-cinebiografias-musicais-serao-tendencia-depois-debohemianrhapsody.htm>.Acesso em 18 de setembro de 2019.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »