Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
23/09/2019 às 15h13min - Atualizada em 23/09/2019 às 15h13min

A leitura como terapia para vida e a mente na construção do intelecto

Com uma ideia podemos mudar o mundo, com percepção podemos ser capazes de compreender as coisas e com intelecto podemos ser capazes de pensar e agir.

Vitor Silva Lima - Editado por Socorro Moura
https://livrarianobel.com.br/index.php/quais-sao-os-paises-mais-leitores-do-mundo/
http://www.osmais.com/index.php?ver=MTQ2ODk=

A leitura é uma das melhores fontes de conhecimento e sabedoria que podemos ter. Saber falar, escrever, pensar... Tudo isso graças ao acesso de materiais riquíssimos para nossa mente. Quando lemos um livro, uma notícia ou uma frase estamos nos comprometendo a dar atenção as palavras, ao que elas querem nos dizer. Firmamos um contrato de atenção e aprendizado para aquilo que nos dedicamos a aprender.

O dia a dia é marcado pela correria dos afazeres. Muitas vezes nem acabamos arranjando um tempinho para nós mesmos, mas uma boa leitura nas horas vagas pode nos transportar para um mundo novo, viajamos para lugares que nunca imaginamos que pudessem ser reais. O melhor de tudo é que na maioria das vezes, ou melhor, das aventuras, não precisamos gastar nada. A própria leitura já nos proporciona uma obra única, com personagens, acontecimentos, lugares, e claro, uma maravilhosa trama de deixar qualquer um de boca aberta.

Quando somos crianças, é normal que passemos a frequentar a escola. É lá onde aprendemos a ler, e é aí que a mágica acontece: o mundo vira frases, palavras criadas para que nós possamos entender e nos deslumbrar com as maravilhas que elas podem nos proporcionar. O fato de nos expressarmos bem, ter uma boa oralidade, ótima criatividade não se deve a outra coisa na maioria das vezes, senão a leitura.

Funciona como uma poupança, quanto mais você lê mais é depositado em sua mente novas descobertas. Palavras que antes você nem sabia que existiam viram parte do seu vocabulário; pensamentos criativos surgem como um turbilhão de sensações e cores. Temos que admitir que as palavras mudam a vida. Damos voz a frases até então sem nenhum timbre de som... Dá mesma forma como temos capacidade de criar contos, pensar em personagens, lugares. Tudo graças a um bom e vasto exercício mental, a leitura.

Como todo bom leitor e sedento por novas descobertas, temos logo a frente o reflexo de uma boa ação. Em consequência disso, o país vira exemplo por ter uma cultura bem intelectual e admirável. Pois, quando lemos, estamos firmando uma relação com aquilo que queremos saber. Se tratando de países que são exemplo de dedicação a leitura, a Market Research World divulgou uma lista com os maiores países líderes em leitura no mundo. Está em primeiro lugar a Índia; sua população dedica nada mais nada menos do que dez horas de sua rotina semanal só para a prática de aprendizagem.

Logo atrás da Índia no Ranking, ficam os países da Ásia, como a Tailândia, China e Filipinas. Já quando nos referimos a América Latina, o país mais leitor é a Venezuela, ocupando a posição mundial de número 14°. Já se tratando do Brasil, possui infelizmente um dos piores desempenhos, ocupando a posição de número 27°.

Mas felizmente, a leitura é um hábito que só tem a somar em nossas vidas. Reduz o Stress, estimula reflexões, senso crítico, vocabulário, conhecimentos gerais e várias outras vantagens. Voltando a falar do Brasil, já é sabido que possuímos um dos  piores índices de leitura do mundo, só para se ter uma ideia, a média de leitura do brasileiro é de um livro por ano, isso mesmo, o que é bem abaixo do que a Índia lê. 

Felizmente, existem várias formas de incentivo a leitura, como: criar cômodos em casa só para leitura. Feito isso, o morador fica ciente de que quando se concentrar nesse cômodo estará reservado só ao exercício de ler. Fazer debates sobre leitura também é algo de extrema importância, pois estimula a mente na criação das repostas e permite um olhar mais amplo sobre o ponto de vista de cada pessoa sobre a leitura discutida. Explorar um Livro é outra forma de grande contribuição ao intelecto, pois pode-se querer saber mais sobre os detalhes e coisas que são abordadas na obra. 

Realmente ler é algo libertador, acrescenta vários aprendizados em nossas vidas e nos torna seres humanos melhores. Então, da próxima vez que passar por alguma placa contendo alguma frase, ou ler um livro que goste, lembre - se de algo bem importante: ler muda a vida, a mente e o coração. Então por tudo isso, não permita que a leitura seja algo em vão.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »