Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
03/02/2020 às 13h53min - Atualizada em 03/02/2020 às 13h53min

The book of books: um repositório para a memória

O diário de leituras é uma excelente ferramenta para acompanhar a evolução do leitor

Talyta Brito - Editado por Bruna Araújo
Robert Thalf
Você já percebeu que com o passar do tempo alguns detalhes das histórias que lemos vão se esvaindo da mente? Qual era mesmo o nome do pai de Capitu? Nosso amigo Rubião, do livro Quincas Borba, era natural de onde? Narizinho é princesa do reino das ....?  Moriad ou Moriarty é o maior inimigo de Sherlock Holmes? João de quê era dono do famoso cortiço de Aloísio de Azevedo?

Pois é, às vezes a nossa memória deixa a desejar. Inúmeras pesquisas foram realizadas para saber como se dá o processo de armazenagem de informações. Sabe-se que há dois tipos de memória, a de curto e longo prazo, várias áreas trabalham em conjunto e o hipocampo desempenha um papel importante.

Tentando sanar esse déficit da comunidade leitora foi criado o The book of books (livro dos livros). O caderno serve como arquivo de leituras. Nele é possível fazer check list dos livros lidos ao longo dos anos, anotar as impressões sobre as obras, bem como, a TBR (lista das próximas leituras).

Outra alternativa para quem não quer comprar a versão comercial do produto é personalizar um caderno convencional. Você pode dividir as páginas por gênero literário, criar uma sessão de livros favoritos, elaborar lista de obras que pretende ler, anotar a data de início e fim de cada leitura.

Sempre que possível elabore uma ficha técnica respondendo perguntas como: em que contexto se passa a história? Qual a principal problemática/clímax da narrativa? Quem são os personagens chaves do enredo? Assim, sempre que tiver alguma dúvida você pode reler as anotações. No rodapé da página faça a avaliação da obra: like, deslike ou amei? Utilize adesivos coloridos para isso!

Para os leitores hiperconectados que dispensam o uso do papel e da caneta, a solução é elaborar o seu livro dos livros em aplicativos de anotação como: evernote, colornote notepad notes, catch notes, ak notepad ou note everything. Como o celular está sempre próximo a nós é possível anotar os pontos principais durante a leitura.

Mas lembre-se, o importante não é a quantidade de livros lidos durante o ano e sim as reflexões, indagações e mudança de perspectiva que eles nos proporcionam. Infelizmente, a "Síndrome da Comparação" tende a acompanhar o ser humano. Entretanto, devemos nos esforçar para se livrar dela.

Preencha o caderno em seu tempo, não se martirize, mais importante que a chegada é a viagem. 




 

https://www.roberthalf.com.br/blog/curriculo/melhor-maneira-de-descrever-os-idiomas-no-curriculo
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »