Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
29/01/2020 às 10h22min - Atualizada em 29/01/2020 às 10h22min

Você já pensou em conhecer a Antártida?

Gabriela Bittencourt - Editado por Jéssica Belo
Imagem retirada da página do Facebook da IAATO

Considerada o paraíso ecológico da terra, o continente mais frio, isolado, seco e o que mais venta no planeta, a Antártida começou a entrar em rotas turísticas no final da década de 50. Sendo um continente selvagem, quase intocado de vida silvestre, com incomparáveis montanhas, neve e gelo tem 13 milhões km² cobertos por gelo em torno do Polo Sul, uma população não permanente de cerca de mil pessoas e temperaturas que costumam variar entre -10°C e -40°C. Os longos dias do verão, entre novembro e fevereiro são os meses em que as agências disponibilizam pacotes de viagens, pelo clima estar mais ameno e pelas maiores chances de encontrar as colônias de pinguins, observar baleias, ver centenas de focas descansando sobre o gelo, e as espetaculares formas, tamanhos e cores dos icebergs. 

                                                       Imagem retirada da página do Facebook da IAATO

É possível chegar à Antártida em pequenos aviões ou então em embarcações. As excursões de barco geralmente saem do sul da Patagônia, em cidades como Ushuaia (Argentina) e Punta Arenas (Chile). Em apenas alguns dias os navios atravessam a Passagem de Drake (uma das zonas que conhecem as piores condições meteorológicas marítimas do mundo), com paradas nas Ilhas Shetland (parte da divisão entre o Oceano Atlântico a oeste e o Mar do Norte a leste) e seguindo para a Península Antártica, onde se concentram as bases de pesquisa.

Ver de perto as terras antárticas fica em torno de US$ 5 mil até US$ 19 mil dólares por pessoa, sem incluir o aéreo para uma das cidades de embarque. Dependendo da quantidade de dias da viagem. Por outro lado, fazem parte do pacote três refeições ao dia, tudo sempre a bordo do navio, que serve também de hotel.  

                                                   Imagem retirada da página do Facebook da IAATO

Para a preservação da natureza local, que infelizmente já sente os efeitos do aquecimento global, o turismo é regulado pela Associação Internacional das Operadoras de Turismo da Antártida (IAATO), com o objetivo de promover um turismo responsável. No site da IAATO, podemos já ter noção de algumas dicas importantes que farão diferença em uma melhor experiência na viagem sem prejudicar o meio ambiente. Para se assegurar de que tudo esteja muito limpo, como capinhas de câmera, sapatos e roupas, para evitar de levar sementes, plantas ou outros organismos que poderiam prejudicar o ambiente antártico. Manter sempre à distância de cinco metro da vida selvagem. Ter a paciência e noção de se mexer o mais devagar e com cuidado para não causar transtornos aos animais.Estar sempre atento ao que está acontecendo ao seu redor. E o uso de drones é apenas permitido para cientistas ou profissionais com autorização. 

Agências especializadas:

Venturas e Aventuras (www.venturas.com.br

Adventure Club (www.adventureclub.com.br

Veleiro holandês Europa (www.barkeuropa.com). 

Vale lembrar que o território é uma reserva natural e é dedicado a pesquisas e exploração científica, sendo que o turismo uma das poucas atividades permitidas. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »