Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
09/02/2020 às 05h15min - Atualizada em 09/02/2020 às 05h15min

Última batalha: Brasil decide presença nas Olimpíadas contra a Argentina

Para garantir vaga em Tóquio, Seleção precisa derrotar os argentinos

João Felipe Carvalho - Editado por Paulo Octávio
Matheus Cunha e Paulinho: duas esperanças de gol da equipe de André Jardine para conquistar uma das duas vagas para os Jogos Olímpicos (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

O confronto entre Argentina x Brasil, neste domingo (9), às 22h30, pela última rodada do Pré-Olímpico de Futebol Sub-23, colocará duas seleções em busca de objetivos diferentes na competição. Enquanto os hermanos, com 100% de aproveitamento, estão confirmados nas Olimpíadas de Tóquio, em Julho, a Seleção Brasileira vai a campo com a corda no pescoço. Com dois empates nas duas partidas do quadrangular final, a equipe precisa de uma vitória no Estádio Alfonso López para se classificar. Em caso de empate, dependerá do resultado de Colômbia x Uruguai, que acontecerá às 20h, no mesmo estádio. Uma derrota deixa o Brasil fora de Tóquio-2020. Globo e SporTV transmitem a decisão.

ARGENTINA

Com seis vitórias nos seis jogos que disputou no Pré-Olímpico, a Argentina confirmou a presença em Tóquio-2020 após a vitória por 2 x 1 sobre a Colômbia, na quinta-feira. Além disso, os argentinos conquistaram a primeira colocação do quadrangular e o troféu inédito de campeão do Pré-Olímpico. Para o confronto contra o Brasil, está em jogo a chance de eliminar seu maior rival dos Jogos Olímpicos. Para buscar a “cereja do bolo”, expressão usada pelo jornal Olé para um possível triunfo dos argentinos, a equipe de Fernando Batista terá três desfalques: o atacante Agustín Urzi foi expulso contra a Colômbia, enquanto o meia Nícolas Capaldo e o atacante Adolfo Gaich estão fora pelo acúmulo de cartões amarelos. Por outro lado, o meia Alexis Mac Allister, que jogou a última temporada emprestado pelo Brighton-ING ao Boca Juniors-ARG e detém a artilharia da competição, com quatro gols, está confirmado.


Troféu será entregue pela primeira vez ao campeão do Pré-Olímpico (Foto: Reprodução/Conmebol)

 
 

Em entrevista coletiva, o lateral Hernán de La Fuente ressaltou a vontade dos argentinos em terminar o Pré-Olímpico com 100% de aproveitamento:

"Vamos jogar para ganhar, para fazer história com essa camisa. Vamos buscar agora vencer o Brasil como fizemos contra todas as outras equipes. Queremos a pontuação perfeita", resumiu o jogador do Vélez Sarsfield-ARG.

Para conquistar a vaga na Olimpíada, a Argentina venceu Colômbia (2 x 1), Chile (2 x 0), Equador (1 x 0) e Venezuela (4 x 1) na primeira fase. No quadrangular, derrotou Uruguai (3 x 2) e novamente a Colômbia (2 x 1). Os anfitriões, inclusive, estarão em peso a favor da Argentina, já que dependem de um tropeço brasileiro para avançar.

Provável escalação da Argentina: Cambeses; La Fuente, Pérez, Medina, Bravo; Vera, Zaracho, Álvarez, Mac Allister, Belmonte (Togni); Castellanos (Bustos). Técnico: Fernando Batista

BRASIL

Após quatro vitórias na primeira fase, a Seleção Brasileira empatou os dois jogos do quadrangular e pode ficar de fora dos Jogos Olímpicos de Tóquio se não sair do Alfonso López com os três pontos. Por isso, o treinador André Jardine promoveu mudanças na equipe. O zagueiro Robson Bambu entrou na vaga de Nino, suspenso por dois cartões amarelos. Caio Henrique voltou para a lateral esquerda no lugar de Iago e Paulinho deu lugar a Reinier. Com isso, Pedrinho foi deslocado para a ponta direita, função que cumpre no Corinthians. Além do zagueiro Nino, o lateral-direito Dodô reclamou de dores no tornozelo direito e também não começará entre os 11 titulares. Em entrevista concedida no sábado (8), Jardine justificou as alterações:

“Sem dúvida que é um momento que a competição está exigindo da gente mostrar alguma coisa diferente. A gente espera ser o mais feliz possível na escolha, não só das peças, mas essencialmente da maneira de jogar, de apresentar alguma coisa diferente, pois a gente percebe que os adversários estão estudando a nossa maneira de atacar. Cabe a nós encontrar soluções, e a gente tem um elenco com muitas alternativas que nos permite essa situação”, comentou o treinador.

Nas seis partidas pelo torneio Pré-Olímpico, o Brasil ganhou quatro vezes na primeira fase: Peru (1 x 0), Uruguai (3 x 1), Bolívia (5 x 3) e Paraguai (2 x 1). Na fase final, empatou com Colômbia e Uruguai em 1 x 1. Enquanto o ataque corresponde, com Matheus Cunha e Pepê atrás de Mac Allister na artilharia, com três gols cada um, o setor defensivo preocupa, já que o time sofreu sete gols e só não foi vazado contra os peruanos. Jardine também falou sobre os problemas no setor defensivo:

“Quando a gente toma gol não é culpa só deles [zagueiros], mas de um sistema defensivo, de toda uma equipe, uma ideia. Eles acabam sofrendo mais porque são jogadores que acabam trabalhando mais perto do nosso gol e acabam tomando decisões no terço final. Chamamos para a gente toda essa responsabilidade, eu digo para a gente de todos, e é o momento sim de dar o maior apoio e se juntar força, ideia, entrar muito forte no jogo passando uma energia positiva de todos, não só da comissão, mas de jogador para jogador.”

Provável escalação do Brasil: Ivan; Guga, Robson Bambu, Bruno Fuchs e Caio Henrique; Bruno Guimarães, Matheus Henrique e Reinier; Pedrinho, Paulinho e Matheus Cunha. Técnico: André Jardine.

HISTÓRICO DE CONFRONTOS

Em 12 jogos oficiais entre Argentina x Brasil na categoria sub-23, São cinco vitórias e 17 gols marcados pelos hermanos contra quatro triunfos e 12 gols brasileiros, além de três empates. O mais importante entre eles tem gosto amargo para o Brasil: 3 x 0 para a Argentina na semifinal dos Jogos Olímpicos Pequim-2008. No último confronto entre eles, a Argentina também levou a melhor. Pelo Torneio de Tenerife, competição amistosa disputada na Espanha, o gol de Capaldo deu a vitória aos argentinos, em jogo marcado com princípio de tumulto por parte dos jogadores brasileiros, que cercaram o árbitro após o apito final. Alexis Herrera, da Venezuela, apita o jogo, auxiliado por Tulio Moreno e Lubin Torrealba, também venezuelanos.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »