Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
02/07/2020 às 10h58min - Atualizada em 02/07/2020 às 10h19min

Arte Pajuçara e Santorégano levam cinema drive-in a Maceió

União entre cinema e pizzaria traz nova forma de entretenimento para a capital alagoana durante a pandemia.

Brenda Guerra - Revisado por Renata Rodrigues
Imagem de Markus Distelrath por Pixabay
A inesperada pandemia afetou diversas áreas comerciais e fez com que os empresários buscassem alternativas para não ficarem com as contas no vermelho. Na contramão da crise, o Cine Arte Pajuçara, em parceria com a Santorégano anunciou nesta quarta-feira, 25, a criação do "Cine Arte Drive-in": atração que funcionará no estacionamento da pizzaria localizada no bairro Riacho Doce.

Marcos Sampaio, Diretor Geral do cinema, conta que a última sessão aconteceu em 20 de março. Desde então, o estabelecimento teve suas atividades suspensas, o que trouxe um prejuízo financeiro. A crise, provocada pelo coronavírus, causou um grande impacto tanto para o Cine Arte quanto para a Santorégano, que está faturando apenas 35% da média mensal. De acordo com Almir Ribeiro, proprietário da pizzaria “a Santorégano, por determinação governamental, só pode fazer delivery e o chamado pegue e leve (ou drive-thru). Então, ao invés de receber os clientes do pegue e leve no balcão, passamos a atendê-los diretamente nos veículos estacionados, aproveitando o grande espaço do sítio. A partir daí, surgiu a ideia de criarmos algum entretenimento para os clientes que esperavam seu pedido chegar. Então, por que não um drive-in, já que a Santoregano é um sítio e as noites são lindas?”. E foi assim que surgiu a ideia.

SantOrégano Pizzas e Massas - Maceió/AL

SantOrégano Pizzas e Massas - Maceió/AL



Funcionamento do Drive-in
Serão feitas duas sessões por dia. De acordo com Ribeiro, a exibição e as obrigações de direitos autorais serão do Cine Arte, além da venda de ingressos antecipados. As sessões terão apenas vinte vagas de carro disponíveis e o ingresso custará doze reais por pessoa. Os filmes ficarão em cartaz por pelo menos uma semana, podendo ficar mais tempo devido à aceitação do público.

A escolha das produções cinematográficas seguirá o mesmo padrão do Centro Cultural Arte Pajuçara. “É uma programação que mantem a base daquilo que sempre foi o Arte Pajuçara, tanto é que não estamos construindo nem fazendo um drive-in numa área quilométrica que caiba centenas de carros, é uma área pequena, reduzida, visando justamente esse público que se interessa e que gosta do chamado cinema de arte”, explica Sampaio.

Pelo Cine Arte Drive-in acontecer no estacionamento de uma pizzaria, durante a exibição dos filmes os clientes serão atendidos dentro dos próprios veículos por garçons, que servirão os pedidos durante as sessões. Tudo respeitando o distanciamento social exigido pelo momento atual. A princípio, o Cine Arte Drive-in está previsto para funcionar apenas durante a pandemia, enquanto as salas de cinema estarão fechadas, mas a depender da resposta do público pode se tornar algo fixo, revela Marcos.
 
Imagem de Free-Photos por Pixabay

Imagem de Free-Photos por Pixabay


 
Para Letícia Soares, estudante de economia, o Cine Arte é a junção de uma ótima curadoria, com o charme dos cinemas de bairro. “Adorei a ideia do cinema drive-in, pro contexto atual me parece uma ótima saída. Acredito que ser em Riacho Doce não seja um ponto negativo, mas a depender da demanda, pode ser frustrante ter que dirigir até lá e se deparar com a capacidade máxima já atingida.”, diz a estudante.

Jéssica Viturino, acadêmica de jornalismo e moradora de Riacho Doce acha que a criação de um Drive-in no bairro será uma ótima forma de entretenimento, além de ser diferente e ter um preço acessível. “A pizzaria Santóregano é um lugar bucólico, aconchegante e romântico, acredito que as noites cinematográficas lá serão encantadoras”, afirma Jéssica.
 
Marcos acredita que o cinema vai se reinventar após a pandemia. “O cinema se reinventa, ele vai buscar algo que já existia, mas pra dar um formato e uma visibilidade nova nesse momento, chamar atenção do público pra sua existência, com isso o cinema se mantêm vivo, isso é muito importante que aconteça, e ao retornarmos da pandemia o cinema vai novamente se reinventar, buscar meios de atrair o público e se manter”.

A inauguração do Cine Arte Drive-in está programada para o dia 4 de julho. Por enquanto, os filmes não serão acompanhados da magia de uma sala de cinema, mas sim do encanto de uma noite estrelada.
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »