Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
18/04/2019 às 11h55min - Atualizada em 18/04/2019 às 11h55min

Empreendimentos de moda gerenciados 100% por mulheres: Quanto tempo falta para as mulheres dominarem o mundo?

Haylane Santos
Site:http://andressarandofavorito.com/
Sabemos que grande parte do mercado da moda é dominado por mulheres, ainda bem que nesse segmento somos a maioria. Entretanto, nunca é demais exaltarmos e divulgarmos o trabalho de cada uma delas.
Sendo assim, trouxe 4 empreendimentos de diversos segmentos, totalmente gerenciado por mulheres, para servir de inspiração e mostrar um pouco desse universo cheio de possibilidades.
 

Moda de sucesso (Escola online)


A escola online Moda de sucesso é gerenciada por Andressa Rando Favorito, ela é consultora de negócios, palestrante e professora. Residente de Curitiba-PR, ela iniciou o seu empreendimento no início de 2018, um dos focos do seu curso é “ levar o conhecimento da gestão de marcas e lojas, baseado nas competências da administração de produtos, compras, estoques e construção de empresas desenvolvidas em grandes varejos de moda nacional que não tem acesso a essa percepção, no qual não é ensinado nos cursos de moda no brasil em nenhum nível(técnico, graduação ou pós-graduação) e que é tão fundamental.”
Perguntei a ela o que a inspirou, ou o porquê da escolha desse empreendimento:

 

”Minha escolha por empreender foi após ter tido minha filha e conhecer como o mundo corporativo da moda funcionava, o ritmo, as horas, e as demandas das empresas não comportavam as necessidades, flexibilidade e tempo que eu precisava para poder exercer a maternidade que eu gostaria ativa no dia- a- dia. Busquei uma forma de fazer o meu trabalho administrando as minhas horas, trabalhando dentro de casa para estar sempre próxima da minha filha enquanto ela dorme, brinca, e não perder o tempo precioso em trânsito. Assim desenvolvi o meu negócio online, mesmo trabalhando bastante e muitas horas por dia, tenho flexibilidade e proximidade com a minha família e posso morar na minha cidade com muito mais qualidade de vida, coisa que também era difícil visto que as grandes empresas estão em São Paulo.”

 
O trabalho de Andressa é incrível, e ela também é muito engajada na questão da sustentabilidade e do comércio ético.

SUSTENTABILIDADE - No evento Talks Internacional 
Reprodução/Instagram:@andressarandofavorito
 
Que conhecer mais sobre o trabalho de Andressa?
Instagram: @andressarandofavorito
Facebook e Youtube: andressarandofavorito
Site: http://andressarandofavorito.com/

COLLECTIV
O Collectiv é um marketplace de moda, fundado desde o final de agosto de 2018 com sede no Rio de Janeiro, porém o site abrange todo o território nacional. Gerenciado por Carol Esteve, a empresa tem como lema “Compre - Use – Renove”, o intuito da loja é revender peças através de pessoas/colaboradores, que se cadastram na plataforma e publicam seus produtos.
Ao perguntar se ela enfrentou alguma dificuldade ao querer montar seu negócio, e principalmente por ser mulher ela disse que:

” Dificuldades e desafios nós enfrentamos e vamos continuar a enfrentar todos os dias, mas não por ser mulher e sim como parte do processo de empreender. Montar um negócio do zero já é desafiador por si só e ao longo da jornada é natural e esperado que os planos não ocorram conforme havíamos planejados. Por isso o maior e melhor conselho de qualquer empreendedor para quem tem o sonho de ter o próprio negócio é ter resiliência e acreditar muito na sua ideia.”

 
A COLLECTIV é hoje o único marketplace de compra e venda exclusiva de moda no país. Eles oferecem a melhor taxa custo/benefício para os vendedores e uma ótima experiência de compra para o comprador por ter um site mais clean e anúncios padronizados, ou seja, mais fácil de encontrar o que está procurando. Além disso, é uma marca jovem e super antenada nas tendências. Na página do Instagram os posts são constantemente atualizados com dicas de moda e muitas outras matérias divertidas.


  Reprodução/ Instagram: @ collectivofficial
Quer conhecer mais a Collectiv?
Site: http://www.collectiv.com.br/
Instagram: @collectivofficial

 
Moda limpa

O curso Moda Limpa é projetado pela empreendedora Marina de Luca há quase 3 anos, o intuito desse curso é apresentar o caminho da moda com propósito, com impacto positivo e que ajude a construir e cuidar.
Ele abrange sobre o panorama da moda hoje, sobre os novos caminhos que ela está traçando e sobre como o profissional desse segmento pode ser um agente transformador do mundo, tudo isso através de um passo a passo para criar uma coleção, um serviço ou uma marca com objetivo sustentável.
Os cursos presenciais são oferecidos em São Paulo e Salvador, e também tem disponível online.
E como essa marca tem muito empoderamento, perguntei o que ela diria para uma mulher que quer começar a empreender:

“Acredite sempre em você.
Peça ajuda.
Se una a outras mulheres.
Ouça conselhos, mas ouça mais ainda sua intuição.
Se respeite, respeite suas dores, medos, sua tpm, sua menstruação, suas emoções, suas vontades.
Seja sincera com você mesma.
Não fique muito tempo no Instagram.
Não se compare (...)
Somos todas uma, um, use isso! Use o coletivo.” _Marina de Luca
 



Reprodução/Instagram: @modalimpa
 
Quer conhecer mais sobre o curso Moda limpa?
Site: modalimpa.com.br/
Instagram: @modalimpa
 
 
 
Modera Brechó
 
A Modera é um brechó, que fica localizado em Salvador - Ba e tem 1 ano e 2 meses que foi inaugurado. Ele é gerenciado por Amanda Dragone e Janaína Castro, que trazem como pilar o uso consciente.
 
Perguntado sobre qual era o diferencial do seu negócio, ela disse que:

 “São tantos! Apaixonada que somos pelo nosso negócio, eu poderia passar o dia contando cada detalhe (risos). Mais que vender roupas, usamos a moda como ferramenta para falar sobre consumo responsável e sobre o meio ambiente. Assuntos que estão presentes em tudo, desde a comunicação através do Instagram (@modera.co) até a estrutura do espaço, reutilizando materiais encontrados no lixo, como o banheiro químico que agora é provador e as latinhas de extrato de tomate que foram transformadas em luminárias! O preço das roupas vai de R$9 a R$99 e nós buscamos ter variedade de tamanho. Lavamos todas as peças antes delas irem para as araras, temos uma curadoria cuidadosa e o nosso atendimento é especial, tendo o sorriso como cartão de visita!”

 


Reprodução/Instagram: @modera.co
 

Tem cartão de visita mais lindo que esses sorrisos? Impossível!
Quem for de Salvador ou for turistar na capital, passem lá no Brechó Modera, além de venderem tendências ainda se preocupam com a forma de consumo que impacte positivamente nosso planeta!

Quer conhecer mais sobre a Modera?
Instagram: @modera.co
 
Go, Go, mulheres! Vamos dominar o mundo!
 
@focanajornalista


Editado por: Luana Bastos
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »