Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
10/07/2020 às 14h07min - Atualizada em 10/07/2020 às 13h46min

Por que a sitcom “Os Simpsons” faz tanto sucesso?

Brida Helena - Editado por Fernanda Simplicio
A Sitcom animada americana criada por Matt Groening para a Fox Broadcasting Company “Os Simpsons” tornou-se um grande sucesso na América, desde o ano de criação em 1989, no primeiro episódio liberado e sucessivamente uma “febre” mundial. Afinal, os episódios são baseados em sátiras no estilo de vida das famílias americanas. A curiosidade da sitcom é ridicularizar nas histórias dos seus episódios um determinado tema e consequentemente isso se fez amplo. Sendo assim, grande influência para outras séries de televisão como The Samsonadzes, Malcolm in the Middle e The Office
 
Inesperadamente, “Os Simpsons” está sendo assunto nos trends por ter “previsto” os acontecimentos de 2020. Mas, evidentemente, apenas coincidiu e não foram de fato previsões reias como anunciado pelos fãs.
Ademais, alguns dos episódios foram tomando formas de situações parecida, sobretudo, foram vistas como “previsões” pelo público atual. 
Posteriormente, houve um episódio em qual o atual Presidente dos Estados Unidos: Trump; teria sido eleito desde o ano de 2000 pelo desenho animado. “Eles literalmente pensaram ‘Qual a ideia mais idiota, estúpida e ofensiva para um presidente que podemos pensar?’” Diz, Yeardley Smith em entrevista, Dubladora Americana da personagem Liza, uma das filhas do Pai da família amarela de Springfield, Homer. Sendo, considerada a mais inteligente dos filhos. Os Simpsons têm uma capacidade extraordinária de prever o futuro ou a gente pode pelo menos distorcer algumas piadas para fazer parecer que isso é verdade.

Onde ocorreu também outro episódio bastante falado conhecido como “previsão” do coronavírus. Bill Oakley escritor do episódio Marge in Chains, da 4ª temporada, expôs seus problemas em uma entrevista ao The Hollywood Reporter, dizendo: “Não gosto que seja usado para fins nefastos. A ideia de que alguém se apropria de forma inapropriada para fazer com que o Coronavírus pareça uma trama asiática é terrível. Em termos de tentar culpar a Ásia. Acho que isso é nojento. Eu acredito que o mais antecedente à (gripe de Osaka) foi a gripe de Hong Kong de 1968. Era para ser uma piada rápida sobre como a gripe chegou aqui. Era absurdo que alguém pudesse tossir na caixa e o vírus sobreviveria por seis a oito semanas na caixa.

É um desenho animado. Intencionalmente, tornamos o desenho animado porque queríamos que fosse bobo e não assustador, e não carregasse nenhuma dessas más associações, e é por isso que o próprio vírus estava agindo como uma personagem de desenho animado e se comportando de maneiras extremamente irrealistas”. Por vezes, assustado ao olhar atento do público.  
Entretanto, a sitcom é vista como o recorde de sucesso mundial, por suas críticas ácidas em 31 temporadas, conquistando o público de crianças e adultos. 

REFERÊNCIAS 
Lucas Teixeira. 12 razões que fazem de ‘Os Simpsons’ um sucesso 30 anos depois. Forbes, 26 de abr. de 2017.
Disponível em: https://www.google.com.br/amp/s/forbes.com.br/fotos/2017/04/12-numeros-da-historia-de-os-simpsons/amp/ > acesso: 9 jul. 2020. 

Rafael Maximino. Os Simpsons previram tudo de 2020. Tá começando, 10 jun. 2020. Disponível em: https://youtu.be/ONUNKdVmTVw > acesso: 10 jul. 2020

Os Simpsons previu Covid-19 e novas vespas assassinas que tomaram os EUA, admite roteirista. Rolling Stone, 8 mai. 2020. Disponível em: https://www.google.com.br/amp/s/rollingstone.uol.com.br/amp/noticia/os-simpsons-previu-covid-19-e-novas-vespas-assassinas-que-tomaram-os-eua-admite-roteirista/ > acesso: 10 jul. 2020.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »