Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
16/07/2020 às 00h42min - Atualizada em 16/07/2020 às 00h18min

A ligação entre Dark e Donnie Darko

Série traz elementos que fazem referência ao filme cult de Richard Kelly

Júlia Victória - Editado por Bárbara Miranda
Dark é uma produção alemã original da Netflix que se tornou uma das séries mais bem avaliadas da plataforma. Lançada em 2017, tem como pilar principal a ideia de viagem no tempo e, também, da existência de um universo paralelo. A direção e o roteiro são de Baran Bo Odar e Jantje Friese, respectivamente.
 
Donnie Darko é um filme de ficção cientifica e fantasia, dirigido por Richard Kelly. Estrelado por Jake Gyllenhaal, fala sobre um jovem chamado Donnie que sofre com problemas psicológicos e tem visões com um coelho sinistro chamado Frank.Certa noite, a turbina de um avião cai em cima do quarto de Donnie, inexplicavelmente. O acidente poderia ter sido fatal se antes Frank não tivesse “chamado” o garoto para fora. Ao amanhecer, ele acorda em um campo de golfe com uma escrita em seu braço: 28:6:42:12. O número indicava que faltavam 28 dias, 6 horas e 42 minutos e 12 segundos para o apocalipse. A partir desse momento, Donnie é frequentemente visitado pelo coelho, que o motiva a cometer uma sequência de delitos. E cada ato dele gera um efeito cascata na vida de outras pessoas.
 
Mas o que esse longa lançado em 2001 tem a ver com a série? O fato é que Dark, ao longo das suas três temporadas, apresentou algumas referências temáticas e estéticas de Donnie Darko
 
Donnie Darko (acima) x Dark (abaixo)  
 
Como os dois personagens sofrendo com transtornos psicológicos e estarem em lares “problemáticos”.
 
Ambos se passam nos anos 80. Donnie Darko é ambientado em outubro de 1988 e a maioria das fases de Dark também ocorre na mesma década.

Uma das principais cenas de Donnie Darko é a apresentação da escola. A filmagem mostra os alunos e as suas atividades pelo colégio, tudo em câmera lenta e ao som de Head Over Heels, da banda Tears for Fears. Já em um dos episódios da primeira temporada de Dark, há um panorama do colégio, em câmera lenta e ao som de Shout, que também é da banda Tears for Fears.

 
Nenhuma dessas referências foi confirmada pelos autores, mas é difícil não notar as semelhanças. Como em, por exemplo, em um dos momentos do filme, quando Donnie aprende sobre a palavra “cellar door” (porta de adega/porão, em português). Após isso, enquanto ia em direção à casa da Vovó Morte, ele encontra uma pequena porta e entra. Isso em um dia de Halloween.Dark também começa em um dia de Halloween e Mikkel também passa por uma cellar door: a porta localizada dentro da caverna escrito “Sic Mundus Creatus Est”.
 
E a maior coincidência sobre esse momento pode ser vista na imagem a seguir:
 
A ideia de viagem no tempo e a existência de uma realidade paralela onde os acontecimentos teriam efeito direto no mundo principal coexistem nas duas obras.Em ambas as narrativas, há a influência de livros sobre viagem no tempo, Em Donnie Darko, é “A Filosofia da Viagem no Tempo” da professora Roberta Sparrow, a Vovó Morte, e em Dark é “Eine Reise Durch Die Zeit: Uma Viagem No Tempo” de H.G. Tannhaus, o relojoeiro e o construtor da máquina do tempo.
 
O foco em uma figura responsável por evitar o desastre é perceptível. Outro ponto é a presença de mortes motivadoras e o sacrifício de personagens para que os outros sobrevivam. [SPOILER] No final de Donnie Darko, pessoas morreram, como a namorada Gretchen, a irmã e a mãe. Mas Donnie sobreviveu. Nos eventos posteriores, o filme retorna à noite onde a turbina caiu, mas dessa vez Donnie morre e as outras pessoas que haviam falecido antes, agora, estão vivas. Já em DarkMichael comete para dar sequência aos eventos, e para que Jonas possa existir. E, em ambos, os protagonistas perdem suas namoradas de forma violenta.
 
Donnie Darko (acima) x Dark (abaixo)  


 
A questão do apocalipse também é marcante nos dois. Donnie marca os 28 dias restantes em um calendário de parede. Na série, Hanna, começa marcar o tempo do desaparecimento de Jonas em um calendário, o que acaba se tornando uma contagem regressiva para o fim do mundo.
 
Donnie Darko (acima) x Dark (abaixo) 
 

 
 
Essas são algumas das semelhanças encontradas entre a série e o filme, pode-se citar ainda a presença de coelhos (em Dark aparecem como pequenos detalhes nas cenas e em Donnie Darko com Frank), a figura de gurus especialistas na televisão e a semelhança física entre Claudia e Vovó Morte.
 
Dark também já foi comparada com “De Volta Para o Futuro” e “Stranger Things”. Porém esses elementos não são oficiais, mas acredita-se eles serviram de inspiração para a criação da série.

REFERÊNCIAS

PIPOCANDO. Dark copiou Donnie Darko? Entenda! -referências / explicações. 2020. Disponível em:  <https://youtu.be/2RimnaHm2_c >. Acesso em 16 de julho de 2020.

Novo Nerd. As semelhanças entre Donnie Darko e DARK. Disponível em : <https://novonerd.com.br/as-semelhancas-entre-donnie-darko-e-dark/ >. Acesso em 16 de julho de 2020.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »