Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
23/04/2019 às 01h15min - Atualizada em 23/04/2019 às 01h15min

Conheça tudo sobre a plataforma Airbnb

Douglas Lima - Editado por
O Airbnb foi fundada em agosto de 2008 por Brian Chesky, Joe Gebbia e Nathan Blecharczyk em São Francisco, na Califórnia. É uma abreviatura que, em inglês, significa "air bed and breakfest". Traduzindo por português "cama de ar e café da manhã". 
 
No início, Airbnb era um site qual pessoas alugavam somente quartos em casas. No entanto, com o passar dos tempos a plataforma começou a ser usada para alugar apartamentos inteiros para terceiros. Se tornou um portal online para as pessoas anunciarem, descobrirem e reservarem acomodações, seja por um dia ou até meses.. Hoje o Airbnb está presente em mais de 65 mil cidades e 191 países. Conecta milhares de anfitriões com hóspedes do mundo inteiro. 
O principal ponto é o leque de opções, mesmo com pouca grana você pode arranjar um lugar para dormir. Você encontra aluguel de camas, sofás, colchões, quartos compartilhados, privados, lofts, kitnets, estúdios, apartamentos, coberturas, mansões, casas de campos, casas barcos, castelos e outros. Com direito a jardim, piscina, sauna e churrasqueira. Obviamente os preços aumentam conforme o conforto, destino e localização.   
 
Devido ser uma rede social, onde você encontra o perfil completo, é um site que possibilita a comunicação tanto do anfitrião quanto o do hóspede. E, dentro dos perfis tanto pessoais como dos imóveis é possível encontrar e fazer avaliações que vão construindo a reputação de cada um na plataforma. Desta forma, os residentes têm um motivo a mais para ofertar um serviço de qualidade. Por consequência, os hóspedes também será avaliado e isso pode intervir em futuras negociações. Logo, um incentivo extra para cuidar bem da casa emprestada. 
 
A busca na plataforma é simples e completa, você escolhe a cidade de destino, as datas de check-in e chekout, e ainda conta com inúmeros filtros, como filtrar por quantidades de quartos, pessoas, se deseja apartamento inteiro ou não, somente 2 quartos, ou apenas 1. Se precisa que aceite animais de estimação ou que seja acessível a pessoas com necessidades especiais, vaga na garagem, que tenha piscina, banheira, hidromassagem, entre outras coisas.  O pagamento é feito via PayPal ou usando seu cartão de crédito ou débito (Visa, MasterCard, Amex, Discover, JCB). Por via de regra, os proprietários aplicam uma taxa de limpeza. 
 
No entanto, mesmo com todas essas informações você ainda não se sente seguro, pois não sabe se está caindo em uma "furada" ao alugar um local em uma cidade que não conhecemos ? E se o lugar não for nada daquilo que mostrava o anúncio ? Na hipótese do proprietário não for uma pessoal confiável ?  Para te ajudar nessa missão, abaixo tem algumas dicas para você ficar de olho na hora de usar o Airbnb. 
 
Faça seu perfil 
 
O primeiro passo, comece já a fazer o seu perfil na plataforma. E, pesquisa pelo locais disponíveis para o seu destino, mesmo que ainda falte alguns meses. Quanto mais você pesquisar e se preparar, melhor para sua viagem. O sistema de reserva do Airbnb pode mais demorado, pelo fato de não ser um hotel, é necessário esperar aprovações, combinar sobre como pegar chaves e etc. Tenha um perfil completo,  com todas as confirmações possíveis, documentos oficiais, redes sociais, telefones, e-mail. Vale a pena investir em uma boa descrição sobre quem você é, o que faz e seus interesses. Posto isso, vai ajudar a convencer anfitriões a aceitá-lo. 
 
Aprenda a usar a ferramenta de pesquisa
 
O Airbnb tem uma ferramenta de pesquisa bastante detalhada, gaste um tempo brincando ela. Utilize os filtros a seguir datas, tipo de acomodação, faixa de preço, tamanho, opções diversas, guias de bairros e comodidades. E também o mapa na lateral direita para limitar a localização que procura. Se você sentiu que colocou muitas restrições nos filtros e que não aparece quase nenhuma opção de hospedagem, tire alguns filtros. 
 
Tenha calma na hora de escolher um local
 
Leia com atenção os anúncios, preste atenção em tudo que está incluso na estadia e ao que não está incluso.  Veja, as imagens, elas são claras, mostram bem o local. Preste atenção nos detalhes, tipo de chuveiro, tamanho da geladeira, utensílios da cozinha, ventilação, os móveis estão em bons estado. Leias as regras da casa e proponha-se a obedecê-las ou procure outro lugar para ficar. 
 
Leia os comentários dos hóspedes
 
Consulte todos os comentários sobre o local em que você está interessado em se hospedar. A caixa de avaliações é uma verdadeira mina de ouro para você confirmar as informações exposta no anúncio são verídica. Apenas as pessoas que realmente pagaram e se hospedaram ali podem comentar, logo, não tem falcatrua. Hóspedes anteriores poderão lhe dar detalhes sobre o local, o bairro e o anfitrião. Se valeu a pena, se recomenda, as fotos condizem com a realidade, se tiveram algum problema com a casa. Relatos positivos são a grande maioria, mas avalie com cuidado os comentários negativos, visto que muitas vezes os hóspedes tem expectativas irreais. O Airbnb aluga temporariamente um espaço. Não se trata de um serviço de hotel, onde você terá um atendente 24 horas disponível para você. 
 
Leia as respostas dos anfitriões 
 
Fique atento a reação do anfitrião em relação a essas avaliações: ele responde todas as avaliações ou somente as positivas, o que ele diz referente a reclamações, ele assume possíveis erros, auxiliar de alguma forma essas falhas.
 
Pesquise sobre a localização
 
Explora, saiba qual a distância da hospedagem até os pontos turísticos que você quer visitar na cidade pu bairro. Será que vale a pena ficar num local mais afastado, em razão disso, mais em conta, ou é melhor pagar mais por um lugar mais localizado. Use o Google Maps, pelo Street View, desse modo você familiariza com a vizinhança e faz um passeio virtual pelos arredores e já descobre opções de mercados, padarias, bares, farmácias, bancos ou qualquer outro estabelecimento do seu interesse que situe-se próximos. Lembre-se de avaliar as opções de transportes das redondezas, como pontos de ônibus ou metrô. 
 
Converse com seu anfitrião
 
Antes de finalizar a reserva, você pode usar a ferramenta de comunicação do próprio aplicativo para tirar dúvidas sobre o anúncio. É a oportunidade de fazer contato com um conterrâneo local no seu destino.  Converse com ele, depois de algumas conversas, só então faça a reserva. Tire dúvidas sobre questões que não ficaram claras para você. Inclusive é super recomendado que toda a sua conversa fique registrada lá, para casos em que ocorra algum contratempo precise ser mediado pela plataforma. 
 
Veja se o anfitrião tem todas as verificações de identidade
 
Em "informação verificada" é possível encontrar todas as informações referentes se o anfitrião enviou seu documento de identificação oficial, dados pessoais, sua foto, telefones, e-mails, dentre outros. 
 
O preço final é o que importa
 
Não fique abalado com o valor que aparece no mapa ou tela de pesquisa, pois isso é apenas uma referência de comparação. Para saber quanto vai pagar efetivamente, coloque na busca as datas de entrada e saída da sua viagem, quantas pessoas vão se hospedar com você. Além das diárias, não se esqueça que há uma taxa de limpeza e sempre é adicionada a comissão do Airbnb. Portanto, o que importa é a soma de tudo isso que será o valor final. Não proponha. nem aceite fazer o pagamento fora do site. Isso viola os termos de uso do Airbnb. A política de pagamento ao anfitrião depois de 24 horas do seu check-in, o que lhe dá tempo de fazer reclamações e pedir reembolso, caso ocorra algum tipo de inconveniente. Antes de fechar negócio, observe as condições de cancelamento definidas pelo anunciante. 
 
Finalmente reservando um Airbnb
 
Agora, que você se sente mais segura e já fez sua pesquisa,  leu om atenção os anúncios,  prestou atenção em tudo, nos detalhes, nas regras, o que está incluso na estadia e ao que não está incluso. Os comentários dos hóspedes,  as respostas dos anfitriões, pesquisou a localização e tirou possíveis dúvidas com o anfitrião.  Chegou a hora de fechar, pode reservar o seu Airbnb, os proprietários do local normalmente respondem na mesma hora, mas você pode esperar por pelo menos 24 horas. 
 
Se você ainda não se decidiu, vou ter dar um cupom para utilizar nas suas próximas viagens. Usando o meu link https://www.airbnb.com.br/c/douglaso1592?currency=USD Douglas, concedeu a você até $45 para a sua primeira viagem. Com acomodações e experiências únicas, o Airbnb é uma excelente maneira de viajar. Ao se cadastrar, você ganhará um desconto de $33 ma reserva de uma acomodação que custe $64 ou mais e $12 para reservar uma experiência que $42 ou mais. Os cupons expiram um ano após a data de cadastro. Preste atenção nos termos aplicáveis.  
 
Atenção! Não faça na casa dos outros o que não gostaria que fizessem na sua. Não fique buscando, procurando ou bagunçando as coisas do seu anfitrião, não viole as regras da casa, avise-se quebrar alguma coisa. Utilize a Central de Resoluções da Airbnb. Mantenha limpo tudo o que usar e devolva a residência como a encontrou. Não se esqueça que o proprietário vai avalia-lo depois da sua permanência. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »