Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
20/07/2020 às 18h42min - Atualizada em 20/07/2020 às 18h31min

Ead para todos

O impacto do Ead em alunos portadores de distúrbios de aprendizagem

Débora Roberta - Editado por Alinne Morais
Site Nova escola
O distanciamento social causado pela pandemia do novo corona vírus mudou a nossa maneira de ver e interagir com o mundo à nossa volta. E hábitos antigos, como ir à escola, agora fazem parte de uma realidade um pouco distante. 

Alunos de diferentes graus de escolaridade agora estudam diretamente de suas casas e com auxílio da tecnologia. Plataformas de web conferência conectam professores e alunos e tentam diminuir a distância do aprendizado e da educação. 

Mas, sabemos que mesmo com diferentes recursos e métodos educacionais os resultados não chegam para todos.

Além da dificuldade do acesso à internet ou da ausência de meios como computadores e celulares, a dificuldade para habituar-se com a nova realidade também tem sido um agravante para que alunos não participem das aulas.

Distrações, cobrança dos responsáveis, tentativas de conciliar as atividades acadêmicas com as atividades domésticas e até mesmo o simples fato de não estarem estudando dentro de um ambiente de sala de aula convencional, acaba interferindo no rendimento dos estudantes. 

Segundo um estudo da universidade College London, 10% da população tem algum distúrbio de aprendizagem e 33% da população mundial sofre com a ansiedade segundo a OMS. 

Os distúrbios de aprendizagem e a ansiedade tem sido uns dos grandes vilões na vida dos estudantes desde antes do isolamento social. Cerca de 33% a 45% das crianças apresentam mais de um distúrbio ao longo da sua vida acadêmica. 

Os mais comuns de serem encontrados são: a dislexia, a disgrafia e o déficit de atenção ( normalmente acompanhado da hiperatividade ).

Quando se está dentro de uma sala de aula e na presença de um professor, é possível acompanhar de perto os alunos nessas condições e oferecer-lhes a ajuda de uma maneira mais próxima e humanizada. 

Porém, diante dessa nova realidade, a participação dos pais é mais do que necessária na vida acadêmica de alunos nessas condições. Tanto no apoio nas tarefas indicadas pelos professores quanto na comunicação com a escola.

Quando essa comunicação é rompida, o trabalho dos professores acaba tornando-se muito mais difícil pois não se tem uma resposta concreta da maneira que esses alunos recebem suas aulas.

Além disso, torna-se mais fácil o diagnóstico de alunos que precisem de uma atenção especial na hora de estudar. Levando em consideração que a maioria deles não entram em sala de aula com um diagnóstico preciso de suas condições.

Alguns responsáveis acabam não tendo noção da seriedade desses problemas e não tomam as medidas necessárias para combatê-los. 

O sistema de ensino a distância tem sua capacidade funcional comprovada e pode ser um grande aliado na hora de estudar por conta da sua capacidade de flexibilização de horários e intensidade.

Basta somente aprendermos a lidar com essas mudanças de uma maneira humanizada e eficiente para todos. 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »