Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
14/08/2020 às 18h49min - Atualizada em 14/08/2020 às 18h41min

​Nova Zelândia completa 100 dias sem transmissão do novo coronavírus na mesma semana em que o brasil completa 100 mil mortes

Fernanda Silva - Editado por Camilla Soares
foto: reprodução/internet
Nova Zelândia completou nesse último domingo (9) a marca de 100 dias sem transmissão doméstica de covid-19. O país colhe resultados das medidas tomadas como o Lockdown e não cogita baixar a guarda.

Embora com a boa noticia o governo ainda pede aos neozelandeses que respeitem as medidas de proteção contra o novo coronavirus pois ainda há risco de ressurgimento de um novo surto da doença. O diretor de saúde do país Ashley Bloomfield disse em entrevista que "Conseguir 100 dias sem transmissão na população é um passo importante, contudo, como todos sabemos, não nos podemos nos dar ao luxo de qualquer negligência”.

Ele ainda acrescentou que o país não vai baixar a guarda “Temos visto no exterior quão rápido o vírus pode reaparecer e propagar-se em lugares onde anteriormente estava sob controle, e temos de estar preparados para rapidamente frear quaisquer novos casos no futuro na Nova Zelândia”. Sobretudo o governo ainda solicitou que a população guardasse kits de abastecimento emergenciais incluindo máscaras, caso tenha uma segunda onda no país.

O país comandado pela primeira ministra, Jacinta Ardern, é um dos países mais bem sucedidos em relação ao enfrentamento da pandemia, para a Organização mundial da saúde (OMS) a reação do país para eliminar com sucesso a transmissão do vírus na população foi classificada como exemplar. O governo da nova Zelândia implantou no país um bloqueio nacional e medidas muito restritivas quando havia somente 102 casos e nenhuma morte em decorrência da doença.

As medidas tomadas pelo governo neozelandês tem tido resultados desde muito tempo, a implementação do bloqueio total que envolveu fechamento de escolas, e trabalhos não essenciais, a proibição de reuniões sociais e severas restrições de viagens, não somente achatou a curva de morte e casos mas eliminou a transmissão da doença em longos 100 dias.

Hoje o país de 5 milhões de habitantes e exemplo no combate da pandemia acompanha os 23 casos de covid-19 de pessoas que vieram do exterior e foram diagnosticadas ao chegar no país.

No Brasil, nesta mesma semana atingimos a marca de 100 mil mortes por covid-19 no país, e ainda continuamos sem um titular frente ao ministério da saúde em meio a uma crise sanitária mundial, fica pra nós o questionamento do que podemos aprender com a Nova Zelândia para enfrentarmos o novo coronavírus e as consequências causado pelo mesmo.  
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »