Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
29/08/2020 às 13h20min - Atualizada em 29/08/2020 às 13h17min

Microsoft deixará de dar suporte ao Internet Explorer

O anúncio foi publicado no site oficial da empresa, anexado ao documento de cronograma de “desligamento” dos apps e serviços até agosto 2021

Wanderson Luiz - Editado por Manoel Paulo
Desde a manhã de 17 de agosto após o comunicado da Microsoft, inúmeros  veículos de imprensa brasileira afirmaram o fim do Internet Explorer, que sua “extinção” foi anunciada pela fundada pelo bilionário Bill Gates. Na verdade o browser continuará funcionando e seguirá recebendo atualizações de segurança junto ao Windows durante os próximos anos.
 
Porém, a Microsoft comunica seus clientes que, "a partir de 30 de novembro de 2020, o aplicativo da web Microsoft Teams não oferecerá mais suporte ao IE 11. A partir de 17 de agosto de 2021, os aplicativos e serviços restantes do Microsoft 365 não serão mais compatíveis com o IE 11”. 
 
Isso significa que após as datas acima, os clientes terão uma experiência degradada ou não conseguirão se conectar aos aplicativos e serviços.
 
Em seu anúncio a empresa acredita que, “embora saibamos que essa mudança será difícil para alguns clientes, acreditamos que eles obterão o máximo do Microsoft 365 ao usar o novo Microsoft Edge. Estamos empenhados em ajudar a tornar essa transição o mais suave possível”. diz o comunicado. “Nossos clientes usam o IE desde 2013, um tempo no qual o ambiente online era bem menos sofisticado do que os que vivemos agora. Desde então, novos navegadores - como o Microsoft Edge - tem oferecido experiências melhores e mais inovadoras.”
 
Segundo matéria da Época Negócios os dados de julho da consultoria NetMarket Share, o Internet Explorer é o quarto navegador mais usado globalmente em computadores desktops e notebooks, com 4,23% do total. O Chrome, navegador do Google, é o líder com 71,11% do total, seguido pelo Microsoft Edge, com 8,09%. Nos anos 2000, o Internet Explorer chegou a estar presente em 90% dos computadores.
O Internet Explorer foi criado em 1995 quando quem dominava o mercado de navegadores era o Netscape com quase 100% do mercado, mas teve seu declínio quando a Microsoft incluiu o Internet Explorer junto com o Windows 95.
Com a queda do seu domínio, a Netscape foi aos tribunais acusando a Microsoft de práticas comerciais ilegais, neste momento também passou a oferecer seu software gratuitamente, mas já era tarde demais. No fim de 1998 a empresa AOL/Time Warner comprou a Netscape que optou por não dar continuidade ao desenvolvimento do software e em seguida declarou que usaria o Internet explorer.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »