Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
29/08/2020 às 18h52min - Atualizada em 29/08/2020 às 23h27min

O recente interesse do brasileiro pela política

Entenda o que aconteceu com o comportamento da população após as manifestações de 2013

Gabriela Pereira - Editado por Caroline Gonçalves
Após as manifestações de 2013, ficou evidente uma maior participação do brasileiro na política, uma pesquisa realizada pelo DataSenado registrou esse crescimento. Frases como “O gigante acordou” foram muito vistas em cartazes durante as manifestações que percorreram o país todo.  

É preciso ressaltar que esse interesse aumentou principalmente em cidadãos da classe média que demonstraram imensa insatisfação com o governo vigente na época.



APÓS AS MANIFESTAÇÕES

De acordo com a professora Suzane “Houve um período na transição entre os dois séculos em que a oposição se demonstrava apta a comandar e gerenciar todo esse cenário inserindo a Política, a Economia e o Social. No entanto, a humanidade pedia mudanças, transformações sociais emergentes, em todos os sentidos, e estas não vieram do modo que os homens esperavam. Então, vê-se o crescimento de um “regime” conservador ditado pela situação, “direita”, com um incentivo e direção de poderosos capitalistas empresários, banqueiros, influenciadores em que, as camadas média e média alta, se impunham sobre a crescente massificação. Constatam-se, também, as disparidades entre desigualdades sociais cada vez mais acirradas, em um poder das elites para as camadas menos privilegiadas”, relata.

Nesse contexto, após diversos erros de governos passados e a saturação da população em relação à política atual houve uma imensa polarização política que permanece até os dias atuais. A população começou a defender de maneira mais fundamentalista suas ideologias e não apenas isso, começou a atacar quem tem pensamentos diferentes.

UMA NOVA ERA 

Foi o começo de uma nova era na política brasileira, tudo mudou com o envolvimento da internet no cenário político. A comunicação via internet foi fundamental para organizar manifestações e juntar e conectar pessoas com o mesmo viés ideológico.

No entanto, ataques pelas redes sociais tomaram imensas proporções, a internet deu voz para que pessoas pudessem ser preconceituosas e liberdade para expressarem discursos de ódio pelas redes. Os termos “Militancia de internet” e “ texto de Facebook” foram amplamentes usados para menosprezar quem pensava de forma diferente.



 
ELEIÇOES DE 2018

O ápice da polarização política no Brasil foi observado nas eleições de 2018. Os candidatos fizeram grande uso das redes sociais como forma de estratégia e a população ficou mais atenta aos discursos presentes.

Uma pesquisa realizada pelo DataFolha revelou um interesse de 45% dos brasileiros nas eleições daquele ano. Apesar de não ser um número grande, o brasileiro tem pouquíssima participação política na história do país e esse crescimento deve ser considerado.






REFERENCIAS

Arruda.R < Gravidade da crise política reacende interesse por debates > Estadão. 24 de março de 2015. Disponivel em <https://politica.estadao.com.br/blogs/roldao-arruda/gravidade-da-crise-politica-reacende-interesse-por-debates/





 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »