Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
02/09/2020 às 17h56min - Atualizada em 02/09/2020 às 17h51min

Segunda edição da Liga das Nações da UEFA começará esta semana

Portugal é a atual campeã do torneio europeu

Lucas de Almeida Andrade - labdicasjornalismo.com
Elenco de Portugal campeão da primeira Liga das Nações Fonte:Getty Images
A Liga das Nações da UEFA estreia a sua segunda edição neste mês de setembro. A competição reúne todas as federações europeias terá as duas primeiras rodadas da fase de grupos entre os dias três e oito deste mês. Portugal é a atual campeã deste novo torneio, que teve sua primeira edição realizada entre os anos de 2018 e 2019.

Esta segunda edição ocorrerá nos anos 2020 e 2021. Até o final deste ano serão realizadas todas as rodadas da fase grupos. Em 2021 teremos a fase final que determinará o grande campeão. A Liga das Nações prevê acesso e rebaixamento de seleções da liga de acordo com o seu desempenho.

O campeonato consiste de 55 seleções divididas em quatro ligas (Ligas A, B, C e D) sendo que as três primeiras ligas contêm 16 equipes divididas em quatro grupos com quatro seleções. Já a Liga D possui sete seleções divididas em um grupo com quatro seleções e outra com apenas três. As partidas da fase grupos ocorrerão em jogos de ida e volta.

O sucesso da primeira edição da liga fez com que a UEFA mudasse o regulamento para este ano. A federação europeia aumentou o número de seleções nas Ligas A, B e C de 12 para 16 seleções. Esta mudança acabou causando certa polêmica, pois a Alemanha e a Croácia que haviam sido rebaixadas para Liga B permanecerão na primeira divisão do campeonato.


Divisão da ligas e grupos da Liga das Nações da UEFA Fonte: Twitter Oficial da UEFA

Por possuir as melhores seleções do ranking da UEFA, a Liga A é quem definirá o vencedor do torneio europeu. Apenas o campeão de cada grupo avança para as semifinais da competição. Os confrontos das semifinais serão decididos por sorteio, realizados em jogo único com sede ainda não definida. Os últimos colocados de cada grupo desta primeira divisão serão rebaixados para a Liga B. Subirão para a primeira divisão os campeões de cada grupo da Liga B. Desta mesma forma ocorrerá acesso e descenso para as demais ligas.

As duas primeiras rodadas da Liga A terão grandes confrontos entre seleções tradicionais. Pela primeira rodada destacam-se as partidas entre Alemanha x Espanha nesta quinta-feira (3), e o confronto entre Portugal x Croácia no sábado (5), que reunirá atual campeã da Liga das Nações e atual vice-campeã da Copa do Mundo. Pela segunda rodada da principal divisão chamam à atenção as partidas entre Itália x Holanda, na segunda-feira (7), além da reedição da final última Copa do Mundo entre França x Croácia na terça-feira (8).

Lembrando que os jogos desta nova competição europeia serão realizados no espaço das datas FIFA. A UEFA distribuirá prêmio em dinheiro no valor de 95 milhões de reais ao elenco campeão. Além disso, a competição irá propiciar as seleções não classificadas para a Eurocopa e para a Copa do Mundo de 2022, um sistema de playoffs que oferecerá vagas remanescentes nestas competições. Por enquanto os jogos ocorrerão com portões fechados devido à pandemia de covid-19. As partidas da Liga A terão transmissão para o Brasil através do canal Esporte Interativo.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »