Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
03/09/2020 às 17h40min - Atualizada em 03/09/2020 às 17h27min

Futebol de várzea continua revelando novas joias

Leandro Damião, David Luiz e Bruno Henrique já brilharam no futebol amador

Gustavo Cardozo Moraes
Patrick De Paula, joia do Palmeiras, é oriundo da várzea Foto: "Reprodução/Goal.com"
O meio campo do Palmeiras, Patrick De Paula, está chamando muita atenção nesta temporada. O jogador é o destaque da equipe alviverde e está cada vez mais nas graças da torcida. O que chama atenção é quem em 2017, o jovem ainda disputava torneios amadores. Foi na taça das favelas do mesmo ano que o time palestrino descobriu o jogador. Fato é que o futebol de várzea é um celeiro de craques e diversos jogadores profissionais são oriundos do esporte amador.

A várzea já revelou vários jogadores no cenário do futebol. Antigamente era mais comum jovens talentos sair do futebol amador e tornarem-se craques Brasil a fora. Por muitos times não terem categorias de base, esse tipo de formação de atleta era comum. Esse é o caso do lateral esquerdo, Nilton Santos, que foi descoberto por um oficial do Botafogo, aos 22 anos de idade. O lateral defendeu o clube carioca até o fim da sua carreira, hoje em homenagem ao atleta, o estádio do clube leva o nome do ex-jogador.

Outro jogador que ficou muito famoso por ter saído da várzea é o atacante, Leandro Damião. O centroavante disputou campeonatos amadores até 2007, o atleta defendia as equipes do Estrela da Saúde e Tupy City, equipes da zona sul de São Paulo. Após sua passagem nos campos dá várzea, o artilheiro foi reconhecido no Internacional quando ganhou a copa Libertadores da América e se tornou o decimo maior artilheiro da história. Damião chegou até a seleção brasileira em 2011, atualmente o jogador tem 31 anos e atua no Kawaski Frontale, do Japão.


Leandro Damião e companheiro de equipe comemorando título conquistado na várzea  Foto:"Reprodução/gauchazh.clicrbs.com.br"
 
Um dos maiores exemplos que a várzea é muito importante para o futebol brasileiro é o zagueiro David Luiz. O jogador é a prova de que o futebol amador pode chegar muito longe. O zagueiro começou sua carreira na várzea na equipe do Água Santa, em Diadema –SP. O jogador passou brevemente pelas categorias de base de São Paulo, mas, foi no Vitória que estreou profissionalmente. Entretanto o atleta ficou conhecido no Benfica de Portugal, onde apresentou um bom futebol. Em 2011 o zagueiro fechou contarto com o Chelsea. Com a camisa azul ganhou a Champions League, Premier League, entre outros tantos títulos. Assim com Damião, David Luiz também chegou a seleção brasileira. Em 2013 conquistou a Copa das Confederações. Foi emblématico o lance em que ele salva a bola em cima da linha contra a seleção espanhola e evita o empate quando estava um a zero para o Brasil. O zagueiro ainda foi titular na Copa de 2014. Desde de 2007 o jogador brasileiro atuou em grandes clubes europeus e atualmente ele tem 33 anos e joga no Arsenal, da Inglaterra

Além de jogadores que fazem sucesso no futebol internacional, a várzea contribui muito para o “consumo interno”. Um dos melhores jogadores da temporada passada (2019) veio do futebol amador. O atacante Bruno Henrique, do Flamengo, começou sua carreira no Inconfidência de Belo Horizonte, time de várzea de Minas Gerais. Ele esteve em competições amadoras até 2011, quando venceu a Copa Itatiaia. Após rodar por equipes de menor expressão, Bruno Henrique chamou atenção quando chegou ao Goiás, em 2015. Daí em diante a carreira do atleta só subiu com passagens em clubes como, Wolfsburg, da Alemanha, Santos e Flamengo. Foi no rubro-negro carioca, que o jogador chegou em seu auge. e ganhou a Libertadores e o Campeonato Brasileiro. E até chegou a seleção brasileira em duas oportunidades quando foi convocado pelo técnico Tite.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »