Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
29/09/2020 às 14h58min - Atualizada em 29/09/2020 às 14h58min

Polícia investiga suposta manipulação de resultados em jogos da série A3 paulista

Indícios ganharam força após jogador do Paulista ter revelado conversa com suposto apostador

Paulo Octávio
Suposto apostador mostra para jogador do Paulista quanto teria ganho com apostas no jogo do Barretos. Foto: Reprodução/TV Globo
A Polícia Civil de São Paulo investiga dois jogos do campeonato paulista da série A3 por suspeita de manipulação de resultados. Segundo relatório de uma empresa contratada pela Federação Paulista, Barretos x Linense e Paulista x Olímpia tem fortes indícios de terem sido forjados.  De acordo com  a suspeita, apostadores de sites esportivos entram em contato com jogadores para combinar placar do jogo, número de cartões, escanteios e até resultado do primeiro e segundo tempo.

Delegado Cesar Saad, disse a reportagem da TV Globo, que profissionais envolvidos nas partidas serão ouvidos. E caso seja confirmada a manipulação, os responsáveis serão autuados no artigo 41-D e 41-E do Estatuto do Torcedor, que diz:

 
"Art. 41-D. Dar ou prometer vantagem patrimonial ou não patrimonial com o fim de alterar ou falsear o resultado de uma competição desportiva: Pena – reclusão de dois a seis anos e multa.
Art. 41-E. Fraudar, por qualquer meio, ou contribuir para que se fraude, de qualquer forma, o resultado de competição esportiva: Pena – reclusão de dois a seis anos e multa."

Informações dão conta de que havia aposta para derrota do clube barretense por quatro gols de diferença. A agremiação perdia por  3 x 0, aos 20 do segundo tempo, quando a zaga começou a falhar em lances próximos a área. E, aos 49, Roberth fez contra na cobrança de um escanteio.


Gols de Barretos x Linense. Canal: Paulistão Sicredi 2020

Já no dia seguinte, a aposta era que o Olímpia iria perder o primeiro tempo, mas venceria o jogo. O Paulista ganhou a primeira etapa. Começou em desvantagem, mas virou com gols de Leandro, de pênalti, e Jean Richard, após falha da zaga. Na segunda etapa, o Galo Azul revirou com Doriva, de pênalti, e Lucas, aos 48.



Gols de Paulista x Olímpia. Canal: Paulistão Sicredi 2020

O indício de manipulação ganhou força após um jogador do time de Jundiaí  (que teve identidade preservada) ter gravado a conversa com Willian Pereira Rogatto, suposto apostador. Rogatto entrou em contato com o atleta no Instagram e divulgou uma imagem sobre a aposta no jogo do Barretos, que aconteceu no dia anterior a partida do Paulista. Ele apostou 500 reais e ganhou 11 mil. E prometeu dinheiro caso o atleta entrasse no esquema. “A principio pago os cinco mil reais, irmão. Cinco mil por jogo. Então se a gente fizer dois jogos, não estou discriminando ninguém aí, mas dez conto tenho certeza que tem jogador que não ganha isso.”
No áudio, Rogatto pede que o atleta chame seis meninos de confiança para o acordo. “por que seis?  Com você sete. Porque com sete no esquema não tem como o time andar. E aí a gente faz o que? A gente fala: tem que tomar dois gols no primeiro tempo e dois gols no segundo”. “A principio pago os cinco mil reais, irmão. Cinco mil por jogo. Então se a gente fizer dois jogos, não estou discriminando ninguém aí, mas dez conto tenho certeza que tem jogador que não ganha isso.”

Ele ainda afirmou estar mais de cinco anos nesse negócio e que o melhor era não atuar em muitos jogos para não dar suspeita. “Você vai querer denunciar? Só é pego quem faz toda hora. Ninguém vai perceber nada. Mas infelizmente tem caras que são leigos e querem fazer várias vezes. Aí não tem jeito, vai cair.”

O diálogo está registrado em boletim de ocorrência e foi divulgado em matéria do Esporte Espetacular, da TV Globo. Procurado pelo Globo Esporte, Willian rebateu as acusações: “Certeza  [de que] ele mandou meu áudio, alterou minha voz e colocou igual a minha. Mas eu estou tranquilo.”

Apesar da suspeita, a Federação Paulista não se pronunciou oficialmente sobre o caso e não alterou o calendário da competição. A 14ª e penúltima rodada da primeira fase está marcada para sexta e sábado.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »