Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
15/10/2020 às 14h14min - Atualizada em 15/10/2020 às 14h04min

Bahia: conheça a beleza de Taipus de Fora

Praia é considerada uma das mais belas do país

Lais Galdino - Alexandra Machado
Foto: Reprodução/Internet
Localizada na Península de Maraú, no estado da Bahia, com sete quilômetros de extensão compostos por grandes coqueiros, recifes de corais coloridos, areia branca e incríveis piscinas naturais que reúnem diversas espécies marinhas está Taipus de Fora. Relativamente deserta, possui poucas pousadas e restaurantes na região, com acesso apenas por barcos, lanchas ou jardineiras a partir do município de Camanu ou vila de Barra Grande.

Para curtir as piscinas naturais, lembre-se de levar snorkel e máscara de mergulho. Os corais oferecem maravilhosas formações e há diversos peixes coloridos nadando por lá. Mesmo fora da água, é possível observá-los, afinal, o mar é muito transparente nesse trecho da Península de Maraú. Quem quiser ir além do mergulho de superfície poderá investir em um passeio de stand up. O mais legal é que, na praia, é possível alugar todo o equipamento.



As piscinas naturais se formam apenas na maré baixa, especialmente nas luas cheia e nova, quando a variação do nível do mar é maior e a maré baixa com mais intensidade. Quanto menor a maré, melhor será a visualização das piscinas. Sendo assim, a visita à praia de Taipus de Fora para ver o fenômeno das piscinas deve acontecer nos horários e dias em que a maré esteja favorável. Diferente de outros destinos da Bahia e do Brasil onde há piscinas naturais, em Taipus de Fora, não é preciso pegar barco, lancha ou jangada para chegar às piscinas, bastando entrar no mar.

A praia está localizada entre a Praia da Bombaça e a Praia do Cassange. O acesso é possível pela faixa de areia a partir das duas praias vizinhas. Para quem vai de carro, a estrada que leva à Taipus de Fora é a BR-030, onde há diversas entradas que chegam à faixa de areia. A melhor delas é a pista que leva ao Buda Beach, ao Bar das Meninas e à Pousada Taipu de Fora, onde há bons locais para estacionar. A entrada não aparece no mapa do Google Maps, porém, ao passar na estrada, haverá placas indicativas.

O local também pode ser acessado de quadriciclo e com o transporte regular de táxi e jardineiras a partir do centro de Barra Grande. O custo varia de acordo com o horário e número de passageiros. O valor da jardineira, de Barra Grande a Taipus de Fora, é de R$50 para até quatro passageiros, entre às 6h e 22h; o valor sobe para R$ 68 das 22h às 6h.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »