Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
09/02/2021 às 15h50min - Atualizada em 09/02/2021 às 15h22min

Para FHC, derrota de Baleia não atrapalha 'Frente Ampla' em 22

Lucas Rodrigues - Editado por Camilla Soares

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse que, apesar da derrota do candidato à presidência da Câmara dos Deputados Baleia Rossi (MDB), em 2022 a frente ampla poderá acontecer. Em entrevista ao Poder em Foco, do SBT, no último domingo (07), FHC avaliou que a união desses partidos “dependerá de quem são os candidatos e se eles vão inspirar confiança ao povo”.

“É importante unir forças, mas tem que unir através de um sentimento do povo. Não adianta você reunir só as estruturas políticas partidárias, porque elas não têm essa força que aparentam ter”, ponderou.

No último dia primeiro, a Câmara dos Deputados elegeu o deputado Arthur Lira (Progressistas) para presidir pelos próximos dois anos. Ele foi apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Já o candidato Baleia teve como padrinho o então presidente da casa o deputado Rodrigo Maia (DEM). No bloco de Maia, que é contrário ao governo Bolsonaro, uniram-se partidos de diferentes espectros como: PSDB, PC do B e PT.

Fernando Henrique também comentou sobre o futuro político de seu partido. No seu entendimento, o PSDB “está um pouco sem rumo, sem saber bem o que fazer” e que está na hora de deixar claro sua oposição ao governo atual. “Essa posição de ficar nem lá nem cá é ruim do ponto de vista político e eleitoral”, comentou.

Indagado sobre a derrota em 2018, FHC avalia ter sido um erro a candidatura do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin. Para ele, o PSDB “não ganhou porque não escolheu um candidato capaz de dizer aquilo que o povo queria naquele momento”.

O ex-presidente não afirmou qual será o escolhido pelo partido em 2022, mas disse que o presidenciável deverá ter um projeto bastante claro e ser transparente com os eleitores sobre seus posicionamentos.
 
 “Quando o PSDB tiver um candidato, ele terá que abrir o jogo, falar ao país com franqueza sobre o que ele acredita, sobre o que irá fazer.”, concluiu.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »