Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
05/03/2021 às 20h55min - Atualizada em 05/03/2021 às 20h13min

Erling Haaland é sondado por grandes clubes da Europa

Segundo revista alemã, Manchester City lidera corrida pelo jogador; Manchester United, Chelsea e Real Madrid também estariam de olho no camisa nove do Borussia Dortmund

Josimara Megiato Rodrigues - editado por Anna Voloch
Haaland é atualmente o artilheiro do Borussia Dortmund (Foto: Reprodução/Getty Images)

O centroavante que vem ganhando o mundo, o norueguês Erling Haaland, tem sido cada vez mais cobiçado pelos grandes clubes europeus. Seus números na Liga dos Campeões têm chamado a atenção de dirigentes de diversos clubes, como os ingleses Manchester City, Manchester United e Chelsea, além dos espanhóis do Real Madrid
 
O jogador, que para muitos é uma grande promessa do futebol, pode-se considerar já uma realidade: com apenas 20 anos, o camisa nove do Borussia Dortmund chegou aos 18 gols na Liga dos Campeões, em 13 jogos. Com isso, o norueguês já ultrapassou, por exemplo, Neymar e Mbappé, tornando-se artilheiro na competição continental.

Recentemente, o jornal inglês “Bild” publicou uma notícia a qual ressalta que o Manchester City lidera a corrida pelo jogador. De acordo com a matéria, o time de Pep Guardiola sairia à frente na disputa por Haaland pela capacidade de pagar altos salários. Além disso, o centroavante se tornaria o titular já na chegada ao clube, no lugar do argentino Sergio Agüero, que encerra seu contrato em breve. Ademais, o nome de Guardiola como possível técnico também pode pesar na hora da escolha.
 
O rival Manchester United, por sua vez, já teria tentado contratar o atleta em janeiro do ano passado, quando ele pertencia ao RB Salzburg, clube austríaco. Entretanto, o time anterior de Haaland deu preferência ao Borussia Dortmund, que então o contratou. Além disso, o atual técnico do United, o também norueguês Ole Gunnar Solskjaer, conhece o atacante, já que em 2017 ambos estiveram juntos no Molde FK, da Noruega.
 
Já o Dortmund, atual clube do jogador, quer contar com ele por pelo menos mais uma temporada. O contrato com o camisa nove vai até 2024 e a multa para tirá-lo do time é de 110 milhões de euros. No entanto, os Aurinegros poderão assinar uma cláusula de liberação em 2022. O diretor do Dortmund disse em entrevista à revista “Kicker” (principal revista de esportes da Alemanha), não acreditar na saída do norueguês, enfatizando a pouca idade e citando o exemplo do atual melhor do mundo, Robert Lewandowski. Ainda ressaltou que Haaland precisa de tempo para se consolidar e fazer sucesso no clube alemão, assim sentindo-se então pronto para alcançar voos mais altos em sua carreira. 
 
Apesar das grandes especulações, Mino Raiola, agente do jogador, comemora as inúmeras sondagens e cita a Premier League como um ótimo destino. Além do mais, ele ressalta que com a idade avançada dos grandes craques mundiais, Messi e Cristiano Ronaldo, a tendência é que os olhares do mundo do futebol se voltem para as jovens promessas. Em entrevista ao site "BBC", Raiola expressa sua satisfação com o futebol que Haaland vem apresentando e diz não acreditar que exista algum treinador ou diretor que não se interesse pelo centroavante.  
 
HISTÓRIA E CARREIRA DE HAALAND
 
Natural da cidade de Leeds, na Inglaterra, mudou-se para Noruega quando tinha apenas dois anos de idade e por lá começou sua carreira no futebol. Com isso, o jogador resolveu se naturalizar e defender a seleção da Noruega, tornando-se norueguês, assim como os pais.
 
Erling tem mais dois irmãos, mas o familiar que chama atenção é seu pai, Alf-Inge Haaland, que também foi jogador de futebol, chegando a atuar pelo Manchester City. Foi zagueiro e meio campista, além de ter desenvolvido uma grande rivalidade dentro do campo com o irlandês Roy Keane. O Haaland pai encerrou sua carreira em 2002, após complicações em seu joelho. 
 
Já o filho começou sua carreira no modesto Bryne, no time B. Foram 18 gols em 14 jogos. Este feito fez com que o menino de apenas 15 anos fosse promovido ao time principal. Em seguida, foi vendido para o Molde, da primeira divisão norueguesa. Por lá foram 50 partidas e 20 gols. No ano seguinte, em 2018, chegou ao RB Salzburg, da Áustria. No clube, o que mais chamou atenção foi sua estreia pela Liga dos Campeões, contra o Genk, numa vitória por 6 a 2. 

A partir daí o jovem norueguês começou a ser notado. Aos 18 anos, Haaland já começou batendo recordes. Tornou-se o segundo mais jovem da história da Liga dos Campeões a marcar em cada uma das três primeiras participações. Em 2019 então, o Borussia Dortmund anunciou a contratação do jogador. A estreia foi um tanto quanto luxuosa, isso porque o centroavante entrou no segundo tempo, num jogo válido pela Bundesliga contra o Augsburg, e marcou um hat-trick em apenas 20 minutos. 
 
Recentemente, em fevereiro, o jovem estreou na competição continental pelo Borussia, marcando dois gols contra um dos grandes times da Europa, o PSG. Além disso, Haaland já chegou aos 100 gols na carreira aos 20 anos e sete meses de idade, superando grandes nomes como Lionel Messi, Cristiano Ronaldo, Mbappé, Neymar, Lewandowski e Ibrahimovic.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »