Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
13/03/2021 às 11h24min - Atualizada em 13/03/2021 às 11h21min

3 autores para conhecer a literatura indígena

Além de aspectos culturais, a literatura nativa destaca a voz de diversas etnias indígenas brasileiras

Isabel Dourado - Editado por Roanna Nunes

A literatura indígena brasileira tem se tornado, ferramenta essencial para conhecermos a cultura indígena. Tópicos a respeito da identidade indígena, resgate da espiritualidade, tradições, invasões de terra e a história dos antepassados são alguns dos temas trabalhados nas obras. 

 

Eliane Potiguara tornou-se a primeira mulher indígena a publicar um livro de poesia: 'Metade cara, metade máscara', lançado em 2004. A escritora também quebrou outros padrões, pois trouxe elementos autobiográficos. No livro ela reconstrói a memória indígena da etnia potiguara, povos tradicionais do litoral brasileiro. 

 

A obra de Eliane Potiguara foi marcada também pela invasão de terras que os Potiguara sofreram e muitos migraram para outros estados brasileiros. “A gente encontrou uma forma de expressão através da literatura, da poesia, dos cânticos, dos cantos, das lendas e da própria criatividade, uma forma  de contar os processos de opressão pelo qual passamos e depois reforçar as nossas histórias” esclareceu a autora em entrevista à Globo News. 

 

Além de aspectos culturais, a literatura nativa destaca a voz de diversas etnias indígenas brasileiras. “Eu sempre fui uma pessoa muito observadora, então a minha forma de falar é através dos olhos”, disse Eliane Potiguara.

 

Daniel Mundukuru é escritor e professor paraense, é autor de 54 livros publicados por diversas editoras, a maioria voltados para o público infanto-juvenil. Já foi ganhador de vários prêmios literários e escreveu o livro 'O banquete dos deuses: conversa sobre a origem da cultura brasileira de 2000'.

 

Olívio Jekupé da etnia guarani escreveu livros que recontam a história do país para as crianças. Entre as obras do escritor e filósofo estão: 'O Saci verdadeiro' que foi publicado em 2000. O autor usa nos livros infantis as histórias que escutava quando era criança. 

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »