Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
02/04/2021 às 11h05min - Atualizada em 02/04/2021 às 10h51min

Jornalistas ganham espaço no Facebook

A rede social lançará uma ferramenta de newsletter para potencializar o mercado de notícias

Brenda Freire - Editado por Roanna Nunes
Fonte/Reprodução: Showmetech/ Olhar Digital

O que antes era enviado por impresso, hoje pode ser entregue por e-mail graças aos avanços tecnológicos. Conteúdos que antes chegariam periodicamente em forma física (no papel) para alcançar o público, são entregues em primeira mão, numa velocidade significativa para quem os produz e quem os consome, via internet. Assim, você que lê do outro lado da tela está acompanhando o jornalismo digital e nele, há diversos caminhos.

Aqui navegamos com as transmídias, onde, por exemplo, o mesmo assunto pode ser passado com outra estética, de outra forma e consegue atingir diversas pessoas que se interessem por alguma das estruturas que conte a mesma história com outra roupagem. É por isso que há um movimento nessa atualização de passagem de informações com conteúdos que eram naturalmente do jornal impresso. 
É daí que vem o newsletter, um boletim informativo que é enviado por e-mail aos assinantes que gostam de determinado nicho ou editoria.

Entretanto, nesse mundo cibernético a maioria dos conteúdos que são acessados, estão nas redes sociais. Isso não significa que a famosa 'caixa digital de mensagens' perdeu sua credibilidade e função, apenas reforça que as pessoas se interessam pelo que é atrativo e rápido. Por isso, é preciso entender como um conteúdo típico de e-mail pode e vai ser associado a mais popular rede social da web: o Facebook. 


O CEO, Mark Zuckerberg pretende manter o segmento de empresas semelhantes. A ideia é unir uma ferramenta do jornalismo à rede social e assim, dar espaço a esses profissionais da comunicação e também, a escritores e criadores de conteúdo.

Segundo o site Vida de Celular, a vice-presidente de parcerias de notícias globais do Facebook, Campbell Brown, afirma que as inovações da plataforma visam ajudar esses produtores com seus negócios online. Eles terão acesso a recursos que ajudarão a construir uma relação com os seguidores e serão financiados com seus newsletters.

Essa iniciativa dará mais credibilidade aos conteúdos jornalísticos, já que a ferramenta visa capacitar e investir mais em projetos locais de notícias associadas ao Facebook Journalism Project. Logo, teremos um novo meio de construção de relacionamento entre leitor e jornalista, com retorno financeiro para o produtor de conteúdo, com previsão de lançamento ainda neste ano de 2021.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »