Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
02/04/2021 às 11h36min - Atualizada em 02/04/2021 às 11h29min

Sistema desenvolvido pela USP São Carlos corrige redações automaticamente

Ferramenta já está disponível em aplicativo e site

Sttéfani Peres - Editado por: Celine Almeida

Criado pelo estudante de Ciências de Computação no ICMC Gabriel Nogueira e orientado pelo professor Osvaldo Novais de Oliveira Jr. do IFSC, o Corretor Inteligente de Redações Automático (CIRA) tem como objetivo auxiliar estudantes do ensino médio que estejam se preparando para prestar vestibular. 

Gabriel conta que o corretor foi desenvolvido a partir de 100 mil redações da empresa Letrus, que foram corrigidas e pontuadas por professores de acordo com os critérios de avaliação do Enem. Com isso, a inteligência artificial do aplicativo registrou quais aspectos precisam ser levados em conta em uma correção e como estabelecer uma nota, e possibilita identificar erros gramaticais, de pontuação, de digitação e de concordância. 

Para utilizar o CIRA, basta acessar o site ou baixar o aplicativo para celular, preencher o tema da redação e digitalizar o texto. Gabriel conta que “no futuro, pretendemos ter um sistema de leitura óptica de caracteres, de forma que o usuário poderá digitalizar sua redação de forma automática, bastando apontar a câmera do celular para o texto escrito no papel”. 

Após enviar a redação, o sistema irá apresentar uma tela de resultados, apontando os erros encontrados, estatísticas gerais sobre o texto, e é claro, a nota. Ao clicar nas sinalizações, são mostradas informações sobre o erro e sugestões para corrigi-lo. A seguir, Gabriel mostra em vídeo como o CIRA funciona na prática.

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »