Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
09/04/2021 às 20h57min - Atualizada em 09/04/2021 às 19h49min

FTP: a conexão mais rápida e segura de todas

Criada há mais de 50 anos, facilita a transferência de arquivos de um computador para outro

Paulo Marques Pinto - Editado por Manoel Paulo
Informações da Hostinger.
Freepik

FTP é a sigla para File Transfer Protocol, que, em inglês, significa Protocolo de Transferência de Arquivos. Essa conexão permite enviar um arquivo para outro computador ou guardá-lo em um servidor, sendo mais útil para quem trabalha com redes de computadores ou hospedagem de sites.

 

O FTP surgiu na década de 1970, numa época em que apareciam as primeiras conexões entre computadores. Foi idealizado por Abraham Bhushan, estudante de engenharia elétrica do MIT - Instituto de Tecnologia de Massachussets, nos Estados Unidos. A princípio, seria um conexão segura dos computadores e dos servidores da ARPANET, precursora da Internet. Quando chegaram os computadores pessoais e a troca pela própria Internet, o FTP se tornou mais eficaz e popular.

 

Dois tipos de usuários são essenciais nesse processo: o cliente e o servidor. O cliente é o computador que pede para acessar os dados da Internet. O servidor funciona como uma máquina virutal, que recebe os pedidos dos clientes para a transferência dos arquivos nele hospedados. Assim, o cliente consegue o acesso solicitado e envia os arquivos do computador para o servidor, que permite a transferência desses arquivos. Para que a conexão corra bem, é solicitada autenticação, geralmente com login e senha.

 

Agora, as vantagens. O FTP permite transferir um grande volume de dados por uma só rede e enviar diversos diretórios ao mesmo tempo. Todo o processo de gerenciamento é facilitado e permanece salvo. Além disso, uma vez feita, a configuração inicial já está salva.

 

Com o FTP, é possível compartilhar códigos-fonte inteiros, textos longos, imagens de alta resolução e vídeos de longa duração.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »