18/04/2021 às 16h48min - Atualizada em 18/04/2021 às 16h28min

F1: Verstappen se destaca em meio ao caos e vence GP da Emilia-Romagna

Piloto da RBR larga bem e assume a ponta do começo ao fim; Hamilton falha, mas se recupera e termina em segundo

Vinícius Garone - Editado por Juan Camilo
Max Verstappen ultrapassou Lewis Hamilton na largada do GP da Emilia-Romagna - Foto:Twitter/F1
Max Verstappen venceu uma corrida doida por conta chuva neste domingo (18), em Imola, na Itália. O piloto da Red Bull Racing superou Lewis Hamilton, da Mercedes, logo na largada, quando saiu da terceira posição para a primeira e assegurou com muita qualidade seu primeiro triunfo na temporada, com 22 segundos de vantagem no Grande Prêmio da Emilia-Romagna de Fórmula 1. Lewis Hamilton foi o segundo colocado e o valente Lando Norris chegou em terceiro.
 
A chuva que caiu instantes antes de a corrida começar, deixou a pista escorregadia e foi marcada por escapadas e batidas de diversos pilotos — entre eles, Lewis Hamilton, que escapou da pista ao tentar ultrapassar o retardatário e chegou a bater no Guard rail, ficando na 8ª posição. Entretanto, o Heptacampeão além de colocar seu talento em prática, contou com uma dose de "sorte". Pois, logo em seguida vermelha foi acionada, em decorrência de um acidente envolvendo Bottas e Russel. Desta forma, o britânico fez uma corrida de recuperação e permaneceu na liderança do campeonato com 44 pontos, por ter feito volta mais rápida do dia. Verstappen segue na cola com 43 pontos.
 
"Foi muito desafiador, especialmente no início. Foi muito difícil permanecer na pista. Com pneus degradando no molhado, escolher o momento certo para usar slicks nunca é fácil. Eu tive um pequeno momento [escapada] com o meu reinício, mas tudo correu bem hoje. Trabalhamos muito para fazer isso melhor. Nestas condições difíceis, fizemos um excelente trabalho", comentou Verstappen logo após a vitória em Imola.
 

Largada a todo vapor
 
Verstappen foi o que se deu melhor na largada com a pista molhada. O piloto da Red Bull Racing ultrapassou seu companheiro de equipe Sergio Pérez e partiu para cima de Lewis Hamilton. E na primeira curva que teve, o holandês tocou as rodas com britânico e assumiu a ponta. Ainda na primeira volta, Leclerc da Ferrari conseguiu fazer a ultrapassagem em Pérez e subiu para P3, enquanto Daniel Ricciardo era o quinto com a McLaren, à frente de Pierre Gasly, Lance Stroll, Carlos Sainz, Lando Norris. Pouco depois, na segunda volta, o safety car entrou na pista depois que Nicholas Latifi bateu forte contra o muro de proteção.

Largada da F1 em Imola - Foto: Twitter/F1

 
Pista escorregadia complica pilotos
 
O circuito parcialmente molhado comprometeu a vida dos pilotos até mesmo antes da largada. Na volta de apresentação, Charles Leclerc, em quarto no grid, escapou do percurso e, por muito pouco, não ficou preso na caixa de brita. 
 
A dificuldade não mudou depois do início da prova. O primeiro que sofreu com condição da pista foi Nicholas Latifi, da Williams. O canadense bateu forte no muro e precisou abandonar a corrida. Quando o Safety car já estava na pista, foi a vez de Mick Schumacher, da Haas, rodou e se chocou contra o muro na reta principal. O alemão precisou ir para os boxes trocar a asa dianteira.
 
Até o líder Verstappen teve seu momento de dificuldade. O holandês segundos antes de reiniciar a corrida, escapou na curva e por pouco não perdeu posições.
 
George Russel e Valteri Bottas se envolvem em forte acidente
 
Em tentativa de ultrapassagem de Russel sobre Bottas, os dois pilotos se tocaram em alta velocidade e foram com tudo contra o muro. Os dois carros ficaram totalmente danificados e deixaram muitos destroços na pista, provocando a interrupção da prova por aproximadamente 25 minutos. Russel ficou bravo e foi tirar satisfação com Bottas.

Carros de Russel e Bottas destruídos - Foto: Twitter/F1

GP da Emilia-Romagna - Classificação final
 
Resultado final da corrida - Foto: Twitter/F1
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »