Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
07/05/2021 às 19h10min - Atualizada em 07/05/2021 às 18h49min

Big Mouth e sua relevância para os jovens e adultos

A série de animação da Netflix faz bastante sucesso em diversos públicos que desejam entender melhor o que se passa na mente de um jovem na puberdade

Ingrid Silva - editado por Larissa Nunes
Reprodução - Site Pausa Para um Café

Big Mouth é uma série de animação que estreou na Netflix em 2017 e ainda continua no ar. Em 4 de dezembro de 2020 estreou a quarta temporada e a mesma está confirmada ter pelo menos até a sexta temporada. A série conta a história de um grupo de amigos que estão passando pelos momentos da puberdade, que inclui conhecer o próprio corpo, lidar com as mudanças hormonais, família, vergonha, ansiedade e entre outros diversos momentos.

Confira o trailer da primeira temporada:

 

 

Essa produção americana foi escrita por Nick Kroll, Andrew Goldberg, Mark Levin e Jennifer Flackett, tendo uma evolução significativa no decorrer das temporadas, sempre tratando de assuntos delicados com ironia; o que é bastante utilizado nas produções cinematográficas de comédia, como por exemplo Modern Family ou até mesmo o Canal do Youtube Porta dos Fundos. Assuntos como racismo, sexualidade, gênero e depressão também são abordados, uns de formas diferentes de outros.

 


 

Mas será que por ser uma animação, o público alvo de telespectadores são crianças? Juliana acredita que a série foi pensada para o público de pré-adolescentes, adolescentes e também para os adultos. 

 

“Eu acho isso porque mostra o ponto de vista de um pré-adolescente nas situações da puberdade e isso faz com que o pré-adolescente tenha mais facilidade em se entender e entender melhor a educação sexual, porque ele vai está se vendo e assim vai se identificar mais com a série”, conta.

Em relação aos adultos, ela acredita que seria importante para eles entenderem e conseguirem lidar com esses momentos de puberdade dos seus filhos ou crianças com quem convivem e complementa que eles já passaram por isso mas nem todos sabem lidar com essa situação. 

A educação sexual ainda é um tabu para a maioria das pessoas, mas as séries e os filmes estão começando a modificar um pouco isso e assim, desconstruir esse pensamento. Séries como Big Mouth e Sex Education estão disponíveis na Netflix para tratar desses assuntos de uma forma delicada, mas também trazendo um humor para as telas, mostrando que nem tudo é tão pesado e difícil, principalmente quando tem algo para demonstrar isso. 

Essa produção para a Netflix tratou de um assunto muito importante para a maioria das pessoas (não só para os jovens), que é a ansiedade. Na animação, ela é representada por um mosquito (ou vários, dependendo da sua crise de ansiedade). 

Confira o trailer da quarta temporada:


 

É de uma forma tão sensível e sempre lembrando do humor em outros cenários para não ficar algo muito tenso.
 



Ainda teve a presença de uma nova personagem, a Natalie, garota transsexual que sofreu bastante ao retornar para o acampamento com seus antigos colegas. Na série mostra um pouco do que pessoas trans sofrem todos os dias, como por exemplo a transfobia pelo professor não aceitar que ela é uma menina e colocá-la no dormitório dos meninos. E claro, a transfobia pelos colegas ao não aceitá-la como é, sempre tratando-a pelo pronome masculino ou de um menino que a beijou e depois mentiu sobre, entre diversas outras questões consideravelmente preconceituosas. 
 

Tudo tem que ser completamente bem pensado e com cuidado para não exagerar ou errar em algo. Em relação a personagem Ali, que se entende como panssexual, tiveram algumas reclamações pela forma como foi explicado o que era panssexualidade na terceira temporada. Mas um dos criadores pediu desculpas sobre isso, percebendo que passaram do limite na definição, como vocês podem ver neste site. 
 

Acredito que toda produção está suscetível ao erro, mas eles tentam se renovar e se reinventar a cada dia, trazendo cada vez mais representatividade tanto para o público LGBTQ+ quanto para os jovens que assistem e querem tentar se entender melhor, seja em relação aos assuntos citados anteriormente ou até mesmo na visão adulta; como quando passa um pouco dos pais dos personagens ou até mesmo quando aparece uma personagem representando a menopausa para a mãe do Andrew. 

Deixo aqui uma das minhas músicas preferidas da série, mas tem muitas outras incríveis também. E vamos assistir essa animação incrível que trata de um assunto tão importante!

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »