Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
01/06/2019 às 14h06min - Atualizada em 01/06/2019 às 14h06min

O amor como motivo para viver

A história de uma fibromiálgica que escolheu sonhar em meio a dor.

- Millena Brito
Reprodução: Pixebay
Era pra ser mais uma pauta para rádio, mas a curiosidade da produtora a fez questionar mais sobre a vida da personagem. A fonte foi diagnosticada com fibromialgia, uma doença autoimune, sem cura e que causa dores insuportáveis por todo o corpo, bem como o esquecimento momentâneo e uma série de  sintomas que faz a vida do fibromiálgico, um fardo. A produtora logo se tornou repórter e se aprofundou na história que agora você vai ler. 

A personagem para qual daremos o pseudônimo de Vivian,  tem 28 anos, é publicitária e também professora. Aos 26 anos, ela recebeu o diagnóstico de fibromialgia, após passar por vários médicos e de receber inúmeros possíveis diagnósticos. Para ela, isso trouxe um certo alívio de ao menos saber o que estava lhe causando tamanho sofrimento, mas em contrapartida, não havia cura, apenas o tratamento para dar uma  qualidade de vida ao paciente. 

Para Vivian, o tratamento com os remédios indicados trouxe mais transtornos, ela vivia dopada, por causa disso, resolveu deixá-los. As crises de dor intensa, que podem durar horas ou semanas, faz com que o corpo se adeque a essa dura realidade, no caso, ela teve de aprender a conviver com a dor e o seu corpo também, teve ainda de usar estratégias para driblar o esquecimento momentâneo.

Para se ter ideia, certa vez Vivian esqueceu o caminho de casa até o trabalho, em casa, ela tem o cuidado de deixar tudo no mesmo lugar, para não correr o risco de não lembrar aonde colocou. Até mesmo um simples toque, pode causar-lhe dor e isso faz com que a fibromialgia provoque um sentimento de  solidão, como a própria Vivian relatou: "é uma dor solitária e massacrante". 

Ela confessa que durante as crises, a sua vontade de viver se perde em meio a tanta dor. Mas, há um alguém que a faz continuar lutando, este é Bruno, seu noivo,  ele é jovem, assim como Vivian, quem os ver juntos admira a beleza do casal, ela, é uma bela jovem de cabelos loiros, e que possui um lindo sorriso, ele, assim como qualquer jovem, é cheio de sonhos, e em todos esses a inclui. 

Ao pedi-la em noivado, Bruno foi questionado por ela se era isso mesmo que ele queria já que não se achava capaz de fazer parte de seus sonhos ambiciosos. A fibromialgia, por um momento, tirou de Vivian os sonhos e a esperança, mas Bruno, como um vento impetuoso, trouxe tudo isso de volta. Ele passou a ser o motivo de sua esperança por um futuro melhor.

 Vivian escolheu não ter medo do futuro, mas sim, ter esperança de que irá melhorar, Bruno trouxe cor aos dias cinzas e ela constantemente está de olho em tudo que surge de novidade sobre a fibromialgia. Vivian relata que a incompreensão das pessoas é um dos fardos que a doença traz, o fato de não ser levada a sério, de não ser entendida nem por alguns profissionais da saúde, lhe causa tristeza.

As pessoas deveriam saber mais sobre o que é ser fibromiálgico, às vezes ela vive exausta, pois um dos sintomas é o sono não reparador, suas crises podem ser desencadeadas por emoções, sejam elas boas ou ruins e dependendo da sua intensidade. Há quem diga ser frescura, mas hoje sabemos que não é. Vivian segue sua vida planejando um futuro ao lado de Bruno, mostrando que há um lado bom da vida, mesmo na vida de uma fibromiálgica. 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »