Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
09/05/2021 às 00h00min - Atualizada em 09/05/2021 às 00h01min

Problemas por postura inadequada no 'home office' crescem durante a pandemia

procura pelo termo "dor nas costas" cresceu 38% só em março de 2020

Daiane Obolari - Editado por Júlio Sousa
Adene Sanchez/Getty Images

Após o início da pandemia do coronavírus, muitos brasileiros precisaram se adaptar ao home office, seja para o trabalho ou para os estudos. Entretanto, a má adequação, em relação à postura ao sentar-se por muito tempo em frente ao computador, pode trazer sérios prejuízos à saúde, como problemas na coluna, desconfortos e dores acentuadas, evoluindo para problemas que podem perdurar por toda a vida. De acordo com o Google trends, a procura pelo termo "dor nas costas", na plataforma, cresceu 38% em 6 dias (entre 22 e 28) de março de 2020.

 

O Dr. Victor Marchezi Cobe, ortopedia e traumatologista, explica que as posturas inadequadas geralmente podem agravar desvios de eixo na coluna vertebral, tendinopatias em articulações como ombros e punhos (problema nos tendões - os tendões são estruturas fibrosas que ligam os músculos aos ossos) e provocar contraturas musculares (o músculo faz a contração de maneira incorreta e não retorna ao seu estado normal de relaxamento) como na lombar e cervical.

 

A partir dessa má postura, o corpo começa a apresentar manifestações físicas indicando que a postura não está adequada. “O corpo reage geralmente com dor ou mesmo cansaço extenuante'', aponta o Dr. Victor, que lista as principais manifestações:

  • Algumas das dores mais frequentes são as cervicalgias (dor no pescoço), que podem irradiar para musculatura craniana e provocar cefaleia (dor de cabeça tensional, por exemplo);
  • Dor nos ombros, podendo haver dificuldade para levar as mãos para níveis acima da cabeça ou fraqueza para levantar os braços;
  • Tendinites nos punhos e mãos, com déficit para segurar objetos, teclar ou clicar utilizando computadores;
  • Lombalgia (dor na coluna lombar): uma das mais frequentes e mais importantes causas de absenteísmo (falta) no trabalho, podendo irradiar a dor para as coxas e pernas.
 

Para evitar que esses problemas aconteçam, ele mostra quais são as proporções ideais em distância de mesas, cadeiras, altura do computador, para evitar esses desconfortos. “A regra geral é:

  • Ajustar a altura da cadeira de maneira que os cotovelos fiquem na altura da mesa de trabalho;
  • Caso os pés não alcancem o solo, deve-se usar um degrau que permita que os joelhos fiquem em 90º com a cadeira;
  • A coluna deve estar ajustada ao encosto da cadeira;
  • O monitor do computador deve ficar alinhado com os olhos do trabalhador para que o mesmo não tenha que levantar, abaixar ou girar o pescoço e entre 50 e 70 centímetros de distância da face;
  • Os punhos/mãos não podem ficar muito dobrados ao digitar com o teclado e no mouse, portanto, o uso de ‘pads’ confortáveis auxilia para que os mesmos fiquem retos e evitando as tendinites dos flexores e extensores dos antebraços;
  • Idealmente, um assento confortável protege também as áreas de pressão pélvica como cóccix e isquiáticas (os "ossinhos das nádegas")”, orienta.
 

Caso a pessoa fique por muito tempo em posições inadequadas, podem ser geradas consequências graves a longo prazo, o doutor explica. Dores crônicas na cervical, lombar, ombros, punhos e quadril são as primeiras manifestações. Alterações posturais podem agravar problemas degenerativos que propiciam a artrose. Tendões sobrecarregados ficam inflamados e geram tendinopatias e tendinites. As famosas bursites (Inflamação das bolsas cheias de líquido (bursas) que protegem as articulações) dos ombros podem também surgir ou agravar em cenários de má postura no trabalho.

 

Como melhorar a postura no cotidiano
 

Existem atitudes possíveis de se introduzir no dia a dia para melhorar a postura e a qualidade de vida. O Dr. Victor explica que: “em jornadas longas de trabalho, permanecer por longos períodos na mesma posição, mesmo que com a postura adequada, pode fatigar a musculatura. Logo, é importante fazer pausas no trabalho para se levantar e realizar pequenos alongamentos musculares e mobilizar as articulações dos ombros, coluna lombar e cervical, joelhos e quadris. Assim, quebra-se um pouco a rigidez muscular provocada pela posição, distribui líquido sinovial em todas as faces articulares e torna o trabalho menos extenuante”, diz.

 

É extremamente importante ressaltar que a prática de atividade física regular deve ser incentivada, não existindo um esporte ideal, mas sim o que o indivíduo se sinta mais à vontade e proporcione prazer, lembrando sempre de ser supervisionado por um profissional de educação física habilitado. Com a musculatura bem desenvolvida, o trabalhador resiste melhor às posições inadequadas do trabalho e tem menores incidências de dores relacionadas às mesmas.

 

“O cuidado com a postura e ergonomia do trabalho auxilia incomensuravelmente a própria eficiência de produção do trabalhador e da empresa, visto que boa parte do absenteísmo no trabalho (faltas e emissões de atestados médicos) estão relacionados às queixas posturais. Há diminuição de estresse no ambiente laborativo, pode diminuir incidência de doenças do humor e, por fim, tornar o trabalhador mais feliz e dedicado ao seu trabalho”, finaliza.


REFERÊNCIAS

REDAÇÃO FOLHA VITÓRIA. Casos de dor nas costas aumentam durante a pandemia. FOLHA VITÓRIA. 21 de abr. de 2021. Disponível em: <https://www.folhavitoria.com.br/saude/noticia/04/2021/casos-de-dor-nas-costas-aumentam-durante-a-pandemia> Acesso em: 10 de mai. de 2021


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »