Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
10/10/2023 às 12h28min - Atualizada em 10/10/2023 às 12h23min

Brasil é um dos países com a população mais sedentária da América latina

De acordo com dados do Serviço Social da Indústria mais de 50% dos brasileiros não praticam exercícios físicos

João Victor Rodrigues - Editada Por Nick Santos
Getty imagens

Uma pesquisa realizada pelo Serviço Social da Indústria (SESI) em junho deste ano, apontou que 52% da população brasileira não realiza nenhum tipo de atividade física. De acordo com os dados, 22% dos brasileiros se exercitam diariamente, 13% três vezes por semana, e 5% ao menos uma vez na semana

O Brasil ocupa a 4º posição de mais sedentários da América latina, ficando atrás de países como Argentina, Chile e Uruguai. O levantamento feito pelo SESI ainda mostrou que 45% dos sedentários são mulheres, enquanto os homens correspondem a 32%. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera sedentário pessoas entre 18 e 60 anos. A Organização ainda diz que deve-se praticar ao menos 30 minutos de atividade cinco vezes por semana. 


Sedentarismo:

O sedentarismo é o hábito de não realizar exercício físico regularmente causando problemas a vida do indivíduo.  Desse modo, devido a inatividade, o cidadão desenvolve o costume de ficar muito tempo sentado em frente a computadores e televisão não tendo movimentação do corpo em vigor no dia-a-dia, influenciado diretamente na saúde. O LAB conversou com  Gyan Sebastião, profissional da educação física, sobre algumas das consequências do sedentarismo. 

LAB: Quais São os riscos que uma pessoa sedentária pode ter com a saúde? 

GYAN: A pessoa sedentária estar em maior risco de desenvolver uma série de problemas, listei alguns dos principais riscos:

 

Obesidade: A inatividade leva ao acúmulo de gordura corporal, aumentando o risco de obesidade

Doenças Cardiovasculares: a falta de atividade física pode contribuir para o desenvolvimento de doenças cardíacas, aumentando os níveis de colesterol ruim (LDT), pressão arterial elevada e aterosclerose.

Diabetes Tipo 2: a inatividade está fortemente ligada ao desenvolvimento de resistência à insulina e ao diabetes tipo 2. A atividade física ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue.

Hipertensão Arterial: a falta de exercício pode levar a um aumento na pressão arterial, aumentado o risco de acidente vascular cerebral (AVC) e doença cardíacas.

Osteoporose: a inatividade pode resultar na perda de densidade óssea,tornando os ossos mais fracos suscetíveis a fraturas.

Problemas Musculares e Articulares: A falta de movimento pode levar à perda de força muscular, flexibilidade reduzida e aumento do risco de lesões musculares e articulares. 

Depressão e ansiedade: A atividade física libera endorfinas, que são neurotransmissores que promovem o bem-estar emocional. A falta de exercício pode aumentar o risco de depressão e ansiedade.

LAB: Quais benefícios quem faz uma caminhada, por exemplo, pode ter a saúde? 

GYAN: A caminhada ajuda a fortalecer o coração, melhorar a circulação sanguínea e reduzir o risco de doenças cardíacas. Ela também ajuda a controlar a pressão arterial e os níveis de colesterol. Além de ajudar em casos de ansiedade.

Segundo Gyan, é importante notar que o exercício por si só não é suficiente para tratar casos graves de ansiedade. Em algumas ocasiões, é necessário terapia com um médico psiquiatra, ou psicólogo para obter um plano de tratamento individualizado. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »