Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
04/11/2023 às 16h22min - Atualizada em 04/11/2023 às 16h16min

Conheça os sinais de alerta para um transtorno alimentar

Um terço das meninas apresenta algum distúrbio alimentar, que afeta a saúde a longo prazo e pode levar à morte.

Ana Gabriela Freire - Editada Por Nick Santos
lookstudio

A matéria a seguir contém gatilhos sobre anorexia nervosa, bulimia nervosa e EDNOS

Os transtornos alimentares são doenças que afetam a visão de uma pessoa sobre o próprio corpo e a comida. Alguns dos principais são Anorexia Nervosa, Bulimia Nervosa e transtornos não especificados (conhecidos pela sigla em inglês EDNOS, Eating Disorder Otherwise Not Specified). Podem acarretar consequências físicas e psicológicas graves, como distúrbios metabólicos, problemas dentários e até mesmo a morte. Estar atento aos seus sinais de alerta é fundamental para evitar esses riscos. Para quem não é um veterano nos cantos escuros da internet, pode ser uma surpresa descobrir que existem comunidades online onde é possível encontrar pessoas que desabafam, tratam com normalidade ou até mesmo incentivam umas às outras a praticarem atos que indicam um transtorno alimentar. Além disso, muitas dietas propagadas na web ou por revistas escondem práticas não saudáveis em relação ao corpo e à comida. Esses atos podem passar despercebidos por familiares e amigos, ou até mesmo pela própria pessoa. Conhecer os sinais de alerta é fundamental.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), transtornos como a anorexia, bulimia e EDNOS tem alguns fatores de risco, que podem ser biológicos, psicológicos, ou relacionados ao meio social. Alguns deles são: deficiências nutricionais, baixa autoestima, ambiente familiar disfuncional, e profissões e carreira em meios que promovem a magreza, como o ballet e a modelagem. Os transtornos alimentares estão presentes desde antes da modernização da sociedade, com fenômenos como a anorexia mirabilis - quando uma jovem deixava de comer por motivos religiosos - existindo na Idade Média e tendo como representantes Santa Catarina de Siena e Santa Margarida de Cortona.

Em fevereiro de 2023, a revista científica Jama Pediatrics publicou um estudo onde os dados confirmaram que 1 em cada 5 crianças possui algum distúrbio alimentar. Em meninas a proporção chegou a 30%, enquanto que entre os meninos foi de 17%. O Instituto Baiano de Obesidade (IBO) listou 8 sinais de alerta para um possível transtorno alimentar:
 

1. Preocupação excessiva com o corpo

2. Isolamento social por se sentir acima do peso

3. Dieta constante

4. Sentimento de culpa após as refeições

5. Preocupação constante com tudo que irá comer

6. Exercícios ou vômito como forma de compensação

7. Procurar motivos para não se alimentar

8. Perda de peso rápida

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »