Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
14/05/2021 às 18h07min - Atualizada em 14/05/2021 às 17h53min

Do livro para as telas: As principais diferenças na nova adaptação da Netflix Sombras e Ossos

Nova série é baseada no universo Grisha de Leigh Bardugo

Amanda Canton - editado por Larissa Nunes
(Imagem Netflix/ Divulgação)

Baseado no universo literário Grisha de Leigh Bardugo, o mais novo sucesso da Netflix Sombras e Ossos já está se tornando um fenômeno no mundo todo, chegando a ficar mais de três semanas no topo dos conteúdos mais assistidos da plataforma. Com um enredo envolvente, misturando romance, ação e fantasia; a nova série promete ser um sucesso e vem agradando tanto aqueles que já conhecem a história como os novos fãs. Apesar disso, o enredo conta com diversas situações diferentes dos livros. Confira algumas das principais mudanças dos livros para a adaptação. 

 

As informações abaixo podem conter spoiler dos livros e da série. 

 

História: Livros x Série 

(Imagem Netflix/ Divulgação e Livro)

Diferente dos livros que são divididos em duas sequências sendo primeiramente uma trilogia que conta a história de Alina por meio dos livros Sombras e Ossos, Sol e Tormenta e Ruina e Ascensão, e uma duologia passada dois anos depois sendo eles: Sangue e Mentiras e Vingança e Redenção, a série junta a saga principal e o spin-off em uma única linha do tempo, tornando alguns acontecimentos do programa bem diferentes do livro.

 

A trilogia inicial trata de um mundo destruído pela guerra e pela dobra das sombras, uma poderosa “parede” de magia que separa os territórios. Em uma das expedições realizadas na dobra, a orfã de guerra Alina Starkov acaba descobrindo que tem poderes e faz parte dos grishas, pessoas que realizam a pequena ciência e são capazes de controlar elementos como água, fogo e ar. Alina descobre ser uma conjuradora do sol, um tipo único de poder que a torna uma espécie de “Santa”, sendo a única capaz de salvar todos da escuridão que cresce dentro da dobra. 

 

Já a duologia se passa um tempo depois dos três primeiros livros e conta a história dos corvos, um grupo de pessoas com diferentes tipos de habilidades que se juntam para realizar um grande roubo e evitar que uma terrível droga caia em mãos erradas. Os personagens principais  Kaz, Inej, Jesper, Nina, Matthias e Wylan precisam se aventurar em território inimigo para salvar a todos.

 

Ou seja, nos livros a personagem principal nunca chega a se encontrar com os corvos, mas na série as duas histórias são contadas paralelamente. Quem decidiu juntar os personagens e criar um novo enredo foi a própria escritora e o showrunner da série, Eric Heisserer.

 

“Eric Heisserer e eu nos sentamos no início e tivemos uma conversa muito aberta e honesta sobre o que queríamos mudar, o que sentíamos ser o cerne dessas histórias. E se essa conexão não tivesse parecido honesta e convincente, não acho que teríamos avançado”, disse Leigh Bardugo, sobre as mudanças realizadas para as adaptação televisiva. Por tanto, cenas como o sequestro da protagonista não está originalmente nos livros. 

 

Origem da protagonista Alina Starkov 

(Imagem: Netflix/ Reprodução)

Umas das principais diferenças entre os livros e a série, é a descendência da protagonista Alina Starkov, que no show tem ascendência Shu Han (chinesa). Essa mudança foi uma escolha feita pelos produtores para abordar mais as questões de preconceito tratadas dentro do universo.

 

Passado do Darkling 

(Imagem: Netflix/ Reprodução)

A história do general Darkling é mais aprofundada na série, dando mais contexto a trama e explicando melhor suas motivações. Na série é abordado o modo como os grishas eram caçados por conta de seus poderes e o que leva criar a dobra. 

 

Além disso, também apresentado um interesse amoroso, uma curandeira grisha chamada Luda, que é morta por soldados do rei. 

 

Novos personagens 

(Imagem: Netflix/ Reprodução)

Por conta da linha do tempo mesclada entre as duas histórias, novos personagens inventados foram postos na série para dar ligação, como o contrabandista Arken Visser e o general Zlatam. 

 

Segunda Temporada

 

Ainda sem uma data de início das gravações da nova temporada, os produtores já se mostram ansiosos. Em entrevista ao Collider, o showrunner Eric Heisserer, diz já ter planos e que pretende adicionar mais personagens e mais da trama da duologia da saga.

 

“Eu adoraria falar sobre o que poderemos ver de Six of Crows na segunda temporada. Posso adiantar que teremos 100% a mais de Wylan. Com certeza queremos apresentá-lo e gostaríamos de passar mais tempo em Ketterdan. Tivemos que desviar nossos corvos de lá na primeira temporada e colocá-los além da Dobra para executar seu roubo e eu acho que pelo menos parte da próxima temporada deve ser um ‘jogo em casa’ para o nosso time”, afirma ele. 





 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »