Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
19/05/2021 às 18h50min - Atualizada em 19/05/2021 às 18h44min

PSG derrota Mônaco e é campeão da Copa da França

A vitória por 2 a 0 garantiu o 6º título da competição nos últimos sete anos

Léo Abrantes - labdicasjornalismo.com
Jogadores erguem a taça de campeão (Foto: EFE)
As equipes de Paris Saint-Germain e Mônaco se enfrentaram nesta quarta-feira (19), em partida válida pela final da Copa da França, em Paris, no Stade de France. Os gols da partida foram marcados por Mauro Icardi, no primeiro tempo, e Kylian Mbappé, perto do fim da segunda etapa. Com a vitória, o time de Paris chega ao 14º título da competição e é o maior campeão do torneio.
 
PRIMEIRO TEMPO
 
No início de jogo, a equipe da cidade de Paris dominou a posse de bola e controlou as ações da partida. Além de muitos passes para buscar espaços na defesa adversária, a marcação por pressão do PSG também era eficaz para perturbar a saída de bola e recuperar a posse rapidamente. O Mônaco, por outro lado, se fechava completamente e explorava os contra-ataques.
 
Com o passar da etapa, os Les Monegasques começaram a avançar o seu bloco de marcação e pressionarem o portador da bola, algo que deixou a equipe com mais posse. Contudo, numa tentativa de sair jogando desde a defesa, o zagueiro Disasi dominou mal e viu Mbappé roubar a bola e avançar em direção ao gol. O francês tocou para Mauro Icardi, livre, que apenas empurrou para as redes aos 19 minutos.
 
Depois do tento, o cenário se alterou completamente. O Mônaco se mantinha em bloco alto e pressionava constantemente o adversário, sempre roubando a posse e chegando próximo à área. Já o Paris não conseguia progredir com facilidade no campo. Quando não perdia a posse, fazia ligações diretas para explorar a velocidade do Mbappé.
 
Apesar do maior volume de jogadas do Mônaco, a equipe não levava tanto perigo ao gol de Navas. Das quatro finalizações, apenas duas foram em direção a meta, além de muitas outras jogadas que faltaram criatividade para empatar a partida. Além disso, a postura mais contida dos parisienses contribuía para um jogo disputado no meio campo, com poucas criações para ambos.
 
SEGUNDO TEMPO
 
Nos minutos iniciais desta etapa, o cenário visto anteriormente havia mudado: o PSG marcava com mais intensidade e buscava se livrar da pressão dos adversários. Já o Mônaco manteve os princípios da primeira etapa, porém sofria mais com a aumento da intensidade do time de Paris. Com isso, o jogo ficou mais dinâmico e equilibrado.
 
Com o passar do tempo, os Les Monegasques foram crescendo mais na partida, buscando muitos lançamentos em profundidade e colocando mais jogadores a frente. Com a vantagem no placar, o Paris Saint-Germain não buscava mais marcar a saída de bola, nem trocar muitos passes, apenas se defender e, se possível, sair num contra-ataque.
 
Diferente da última etapa, o volume de jogo da equipe de Mônaco resultou em lances mais perigosos, mas nada que colocasse muito medo no placar construído pelo PSG. Muitas das jogadas criadas eram através de lançamentos, cruzamentos ou chutes mais distantes, algo que, na maioria das ocorrências, não era eficaz, e a bola sempre retornava para o time de Paris.
 
Um dos cenários mais comuns da partida era justamente como o PSG respondia aos ataques do Mônaco. Na maioria das vezes, não conseguia contra-atacar com força e perdia a posse novamente, o que explicava o maior domínio do adversário. Contudo, aos 36 minutos, o contra-ataque puxado por Di Maria terminou em assistência para Mbappé, que deu um leve toque de cobertura na saída do goleiro, ampliando a vantagem.
 
Após o gol, a partida ganhou um aspecto de finalizado, mesmo que o Mônaco ainda atacasse e buscasse o tento. O Paris, que já havia diminuído o ritmo, também puxava muitos contra-ataques, visto que os adversários se lançaram mais para frente. Porém, não teve tempo para mais nada e o jogo foi encerrado após os três minutos de acréscimos.
 
PRÓXIMOS CONFRONTOS
 
O campeão da Copa da França volta a jogar no domingo (23), fora de casa, contra o Stade Brestois, pela última rodada da Ligue 1, às 16h (horário de Brasília). O vice-campeão também jogará no mesmo dia, mesmo horário, fora de casa e pela Ligue 1, mas enfrentando o Lens.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »