Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
28/05/2021 às 22h15min - Atualizada em 28/05/2021 às 19h17min

Manchester City: do fundo de uma igreja para se tornar um dos grandes do futebol mundial

A história do time inglês que fará sua primeira final de Liga dos Campeões neste sábado

Miguel Vicente - labdicasjornalismo.com
Guardiola e o sheik Mansour, grandes influenciadores para o crescimento do City Foto: Daily Express
Manchester City joga neste sábado (29) a sua primeira final de Liga dos Campeões contra o Chelsea. A final será disputada no tradicional Estádio do Dragão, em Portugal. Sendo assim, o clube, enfim poderá conquistar a tão sonhada Champions League.
 

A Inglaterra é o segundo país com mais títulos de Liga dos Campeões. Os ingleses têm 13 triunfos: Liverpool levantou seis vezes o troféu;  enquanto o Manchester United ganhou três; Nottingham Forest, dois, Aston Villa e Chelsea ,um cada. Com isso, o país britânico fica apenas à frente da Itália, com um a mais, mas ainda estão atrás da Espanha, que com 18 conquistas, lidera esse ranking.
 
O COMEÇO DE UMA DAS MAIORES POTÊNCIAS HOJE NO FUTEBOL
 
O início desse grande clube inglês acontece em 1880, em meio à revolução industrial na Paróquia St Marcus (São Marcos), em Gorton, no leste da zona industrial de Manchester. Sendo assim, uma mulher chamada Anna Connel criaria uma associação, com o intuito de motivar as pessoas mais jovens a se exercitar. Com isso inclusive, durante alguns anos essas áreas industriais tiveram um grande crescimento. Mais tarde, ela se juntou ao marido, Arthur Connel, para fundar uma equipe de cricket. Com o sucesso, em 1980 eles fundaram a equipe de futebol denominada St. Mark’s, que, em 1887, mudou o nome para Ardwick Association Football Club, e em 1894, para Manchester City.
 
Nas duas primeiras décadas da equipe foram disputas em competições regionais e divisões inferiores. O seu primeiro título foi na temporada 1898-1899 como vencedor da segunda divisão do Campeonato Inglês. Desta maneira, o City deu orgulho à sua cidade, pois com esse triunfo pela primeira vez um time iria competir na elite do principal campeonato da Inglaterra. No ano de 1903, o grande feito foi a conquista da Taça da Inglaterra, vencida por 1 a 0 diante do Bolton.

 

Time campeão da Taça da Inglaterra em, 1903. Foto: site/Wikipédia 

O novo ciclo de conquistas demorou alguns anos, somente na década de 30, embora algumas taças tivessem sido levantadas pela segunda divisão, na temporada,1909-10 e 1927-28. Sendo assim, a Copa da Inglaterra de 33-34 é do City. Na temporada 36-37, a incrível façanha do título do Campeonato Inglês e a Supercopa da Inglaterra. Mas por incrível que pareça, após anos de glória, a queda iniciou-se. A volta para segunda divisão foi a confirmação desse declínio.
 
A DÉCADA DO RESURGIMENTO
 
A volta do City para a elite aconteceu em 1956 com o título da Taça da Inglaterra. Entretanto, as grandes conquistas aconteceram no fim da década de 60 e início de 70 com o time comandado por Joe Mercer e Malcom Allison, e jogadores talentosos, Colin Bell, Mike Summerbee e Francis Lee, apelidado de trio mágico. Desta forma, o time obteve vários feitos: nos anos 1967-68 Campeonato Inglês, Copa da Inglaterra 1968-69, Supercopa da Inglaterra (1968), Copa da Liga em 1969-70 e da Taça Europeia dos Clubes Vencedores de Taças ou Recopa de 1969-70; além de ser a primeira equipe inglesa campeã nacional e europeia no mesmo ano. Nas temporadas seguintes, o time ficou no famoso “sobe e desce”, até chegar em um período complicado em sua história.
 
ANOS 80 e 90, UMA LONGA ESPERA POR DIAS MELHORES
 
No Campeonato Inglês de 1981-82 o Citizen inicia bem disputando as competições europeias, porém seu nível de competividade começa a ser insuficiente, com isso, no segundo turno acaba ficando em 10º lugar. Na temporada seguinte, vem o rebaixamento para a Segunda Divisão, em 1983 - 84, mas o clube volta à elite em 1985, com a última vaga e empatado em número de pontos com o Portsmouth. Neste ano, o time consegue manter-se na elite ficando em 15º, porém na temporada seguinte o City termina na vice lanterna e rebaixamento para a Segunda Divisão. Na trajetória de 87-88 o clube é bem irregular e amarga o 9º lugar, permanecendo mais um ano na segundona.
 
Os anos 90 não foram agradáveis para os torcedores do Manchester City. A década foi marcada pela criação da famosa competição: a Premier League. Os Citizens foram um dos fundadores dessa liga. No primeiro ano dela, em 1992, a equipe terminou em 9º lugar. Os anos seguintes mostram o time cada vez mais longe das expectativas e um novo rebaixamento acontece em 1996. A tragédia seria na temporada 97-98, na qual o rebaixamento dessa vez é para a terceira divisão, a primeira na sua história. A redenção é no ano de 1999 no jogo épico contra a equipe Gillingham.  Após começar perdendo por 2 a 0, o City empatou nos acréscimos e levou o jogo para a prorrogação, que acabou ficando sem gols. A partida foi para os pênaltis e a equipe de Manchester conseguiu esse grande feito voltando para Segunda Divisão. Esse jogo é considerado um marco na história do clube.


Os jogadores comemorando a disputa de pênaltis em,1999. Foto: site/Manchester City
 
ANOS 2000 E AS GRANDES CONQUISTAS
 
O City ainda demorou um pouco até começar a brilhar no cenário nacional e mundial. O marco para esses triunfos foi no ano de 2008, quando o clube é comprado pelo Grupo Abu Dhabi United Group para o Desenvolvimento e Investimento dos Emirados Árabes Unidos comprou o controle acionário do time. Naquela ocasião, o clube já tinha sido comprado pelo tailandês Thaksin Shinawatra, que tinha comprado o clube por 120 milhões de euros. Mas, o ex- Primeiro-Ministro tailandês estava sendo acusado de vários envolvimentos em corrupção no seu país. Sendo assim, o sheik assumiu o controle e deu o pontapé para grande virada na história do Manchester City.
 
A partir de 2011, com grandes jogadores e técnicos bem-conceituados, os citizens conquistam 15 títulos, sendo cinco vezes campeões da Premier League, além de seis Copas da Liga Inglesa, duas Copas da Inglaterra e duas Supercopas da Inglaterra e chegando à sua primeira final de Liga dos Campeões nesse ano de 2021.
 
Em fevereiro de 2016, chega o Pep Guardiola para potencializar ainda mais esse time. Sendo assim, as conquistas chegaram e o clube se torna umas das maiores potências mundiais.
 
UM INÍCIO DE INCERTEZAS ATÉ CHEGAR NA FINAL DA LIGA DOS CAMPEÕES: A TEMPORADA 2020/2021
 
O começo do City foi nada animador com vários resultados ruins e um sistema de jogo aquém do esperado. Na 14ª rodada, após um empate por 1 a 1 contra o West Bromwich, a equipe sustentava apenas o 7º lugar do campeonato. Um futebol cada vez mais preocupante. Mas, como no futebol tudo muda a cada rodada.  O time conseguiu se aliar ao seu treinador e começou uma sequência de vitórias, que o levaria a assumir a liderança na 19ª rodada, após golear o Crystal Palace por 4 a 0. E na rodada seguinte, outra goleada, 5 a 0 no West Bromwich. O jogo impecável foi diante do Liverpool: jogando fora de casa em Anfield, não teve conhecimento do seu rival e aplicou um 4 a 1, consolidando a sua busca pelo título.
 
De certa forma, a diretoria sabia da força do seu elenco. Por isso, o técnico Guardiola esteve sempre muito tranquilo no seu cargo. O time mostrou um futebol digno de grandes equipes: melhor ataque da Premier League com 83 gols.

O título com antecedência do Campeonato Inglês deixou bem claro que a equipe teve um amadurecimento importante ao logo desse ano, além da conquista da Copa da Liga Inglesa. Agora, para coroar essa brilhante temporada, o City se prepara para a grande decisão da sua história, a final da Liga dos Campeões.


Os jogadores comemorando o titulo da Premier League 2020/2021. Foto: Site/Manchester City
 

TRAJETÓRIA NA CHAMPIONS LEAGUE 2020-2021
 

O City chega para esta final contra o Chelsea invicto e com a melhor campanha da Liga dos Campeões. Na primeira fase, o time fez 16 pontos, foram cinco vitorias e um empate, com 13 gols marcados e sofreu apenas um gol, liderando sua chave. O seu grupo era formado por Porto (Portugal), Olympiacos (Grécia) e Olympique (França).

Na segunda fase do torneio, nas oitavas, os ingleses enfrentaram os alemães do Borussia Mönchengladbach, com duas vitórias dos britânicos pelo mesmo placar, de 2 a 0. Nos confrontos das quartas, novamente um time alemão, dessa vez o Borussia Dortmund nos dois jogos com os placares de 2 a 1 o City passou para a fase seguinte. Para a semifinal o City não tomou conhecimento dos PSG, e venceu na primeira partida na França, por 2 a 1 e jogando em sua casa decretou a eliminação dos franceses, 2 a 0 e vaga na final da maior competição de clubes na Europa.

A grande arma dessa equipe é o seu sistema defensivo com apenas quatro gols sofridos. O goleiro Ederson ficou 700 minutos sem levar gol e se tornou o 3º arqueiro a ficar mais minutos sem ser vazado na história da competição. Ficou atrás apenas de Lehman (853 minutos com o Arsenal em 2006) e Navas (737 minutos com o Real Madrid em 2016).
 
 O RETROSPECTO CONTRA O CHELSEA
 
Será a primeira vez que City e Chelsea decidem uma final de Liga dos Campeões e se enfrentam nessa competição. Em outros torneios já jogaram por diversas vezes. Sendo assim, o retrospecto do confronto dá "vantagem histórica" para o Chelsea, 70 vitórias e 234 gols, já a equipe do City obteve 58 triunfos e 217 gols marcados, 40 empates completam a lista de 168 jogos disputados entre eles.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »