Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
09/06/2021 às 12h53min - Atualizada em 08/06/2021 às 21h20min

O entretenimento e o conceito do "American Way of Life"

A projeção cultural do estilo de vida norte americano

Bruna Nunes - Revisado por Damáris Gonçalves
imagens: 1- universal pictures; 2 e 3- disney +/marvel e 4- paramount pictures.


Em pesquisa preliminar realizada pela equipe LabDicas Jornalismo, 62 pessoas foram questionadas sobre o consumo de produções norte-americanas. Oitenta e dois por cento responderam positivamente, pois de fato assistem a mais filmes do exterior. Já 51,6% relatam que consomem filmes e séries estrangeiros e idealizam morar nesses lugares e viver essas experiências. A partir disso, nasce o conceito do “American Way Of Life”

 

 

O que é American Way of Life?

 

O “American Way of Life” ou “Estilo de Vida Americano”, é uma referência de estilo de vida, como se o melhor padrão fosse o dos Estados Unidos. Essa ideia ganhou força justamente na guerra fria, quando o país queria consolidar sua imagem.
 

Em uma tese estreita por Paulo Roberto (2017), ele entende que as produções dos Estados Unidos fazem projeções culturais e cita

 

“Presentes na extensa produção cultural dos Estados Unidos através de filmes de cinema, programas de TV, literatura, jornais e revistas. Personificaram-se em artistas de diferentes áreas. Ultrapassaram as fronteiras daquele país e sinalizaram valores para outras culturas e povos. Tornaram-se ícones de um estilo de vida modelar”.
(CUNHA, 1950, p.46)  

Projeção cultural no cinema 


A série da Marvel/Disney+, “Wanda e Visão” mostra bem como o Estilo de vida Americano é vendido ao longo das décadas. Isto é exemplificado quando a protagonista monta um cenário da família perfeita em décadas diferentes, seguindo o padrão estadunidense de vida. A série mostra uma vida em harmonia, bairros organizados e famílias tradicionais, trazendo também para os telespectadores a ideia de que a melhor maneira de se viver está no jeito norte-americano.

 

Outro exemplo é quando o público assiste a filmes e séries adolescentes e desejam vivenciar o famoso ensino médio americano. Com o ônibus amarelo, líderes de torcida, armários, almoço no colégio e entre outros elementos. O fato é que alguns elementos romantizados nestas produções existem no Brasil, mas não recebem as mesmas glórias. 

Na pesquisa, 85,5% dos questionados determinaram que o estilo de vida apresentado nessas produções parece mais funcional, organizado, divertido e de fato, mais patriota. 
 

Uma Alternativa

 

Quando questionados sobre o porquê da vida estadunidense parecer mais interessante, os entrevistados argumentaram sobre a aparente “perfeição” ou “superioridade” que os estadunidenses dispõem. “Aqui no Brasil muitas coisas não funcionam e acabam desanimando a gente enquanto lá parece que tudo flui”. 

 

Ainda discutem a idealização de uma vida sem problemas que as produções externas trazem. “A idealização da da “vida perfeita” faz com que achemos que vivendo no país teríamos uma vida semelhante”. Isso evidencia a necessidade de uma reflexão no que consumimos. O "American Way of Life” é de fato perfeito para que eu queira consumi-lo e vivê-lo?

 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »